
1.
(FGV) Atribuir ao museu a função de agente educativo
ocasionou uma redefinição e um alargamento social de suas práticas, bem como
uma abertura para repensar o seu papel na sociedade contemporânea.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente
funções socioeducativas dos museus de arte na atualidade, à exceção de uma.
Assinale-a.
A) incentivar a percepção crítica da realidade cultural brasileira e servir
como espaço de fruição, pesquisa e reflexão.
B) conservar
as obras dos grandes artistas do Brasil para imortalizar seu valor histórico e
estético singular.
C) estimular a produção do conhecimento e, simultaneamente, fornecer
oportunidades de lazer.
D) criar programas para inserir o patrimônio cultural musealizado na vida
da sociedade.
E) disponibilizar acervos e exposições ao público para subsidiar o processo
de construção identitária.
2. (FGV) O trabalho de apreciação de arte, formulado por Thomas Munro, foi
realizado no Museu de Cleveland por três décadas, onde ele desenvolveu e
aplicou sua proposta de “morfologia estética”. Nesse programa, o aluno
observava atentamente as obras, percebia como eram constituídas, fazia um
esboço a ser desenvolvido no ateliê e conversava sobre as obras a partir de
formulações críticas.
Para Thomas Munro, o ensino de arte em museu é um
processo que
A) prioriza a História da Arte como disciplina auxiliar à interpretação de
cada obra.
B) submete os objetos expostos a um sistema formal de crítica e análise
estilística.
C) desenvolve um senso crítico em relação às concepções populares de arte e
de belo.
D)
parte da percepção sensorial das obras e de sua apreciação mediante
experiências ativas.
E) supõe o reconhecimento das técnicas artísticas e o posterior
aprimoramento de sua reprodução em ateliê.
3. (FUNDEP)
Definida a missão, ou seja, a vocação do museu /
equipamento cultural, as práticas educativas devem ser elementos cumpridores
desse propósito. É fundamental que as ações educativas sejam planejadas para os
diversos públicos visitantes.
São tarefas atribuídas ao educador responsável / analista
cultural, exceto:
A) gerenciar e contribuir com o trabalho dos expógrafos para a disposição
dos textos e objetos, a altura das legendas e vitrines e possíveis roteiros.
B) assegurar a acessibilidade aos grupos com necessidades especiais
C) planejar ações específicas para estudantes, considerando as diferentes
faixas etárias.
D)
delegar a outros o processo de construção das exposições, bem como o
conhecimento da pesquisa sobre os objetos / obras de arte.
4.
(FUNDEP) Formam o público espontâneo de um museu aqueles que
visitam as exposições sem agendamento. Para esse tipo de público, devem ser
planejadas ações que considerem o seu perfil diversificado e o desconhecimento
das motivações que os levam às exposições. Um espaço cultural deve dispor de
instrumentos que facilitem o atendimento e diálogo com essas pessoas.
Nesse contexto, assinale a alternativa que não
apresenta instrumento (s) adequado (s) a esse grupo de visitantes.
A) Textos de parede, catálogos e folders.
B)
Monitoria individualizada.
C) Visitas dramatizadas.
D) Programas para famílias.
5.
(FUNDEP) Barbosa (2005) afirma que, se o conceito de
educação de uma instituição for dar acesso às suas exposições, acervos e
eventos, não há dúvida de que as tecnologias contemporâneas têm papel
grandemente potencializador nessa questão.
Conforme essa afirmação da autora, assinale a
alternativa incorreta.
A) Os vídeos produzidos sobre artistas, exposições e coleções vieram
democratizar o acesso à obra de arte visual.
B) A
defasagem entre avanço tecnológico e qualidade conceitual não prejudica os
produtos de museus e centros culturais.
C) Antes de entender que as tecnologias contemporâneas ampliam o escopo da
educação em instituições culturais, deve-se considerar conceitos atualizados e
democráticos de educação.
D) As instituições culturais precisam se organizar para promover uma educação
continuada e questionadora.
GABARITO
1:B - 2:D - 3:D - 4:B - 5:B
0 Comentários