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QUESTÕES SOBRE MUSEUS II

 

1. (FGV) Atribuir ao museu a função de agente educativo ocasionou uma redefinição e um alargamento social de suas práticas, bem como uma abertura para repensar o seu papel na sociedade contemporânea.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente funções socioeducativas dos museus de arte na atualidade, à exceção de uma. Assinale-a.
A) incentivar a percepção crítica da realidade cultural brasileira e servir como espaço de fruição, pesquisa e reflexão.
B) conservar as obras dos grandes artistas do Brasil para imortalizar seu valor histórico e estético singular.
C) estimular a produção do conhecimento e, simultaneamente, fornecer oportunidades de lazer.
D) criar programas para inserir o patrimônio cultural musealizado na vida da sociedade.
E) disponibilizar acervos e exposições ao público para subsidiar o processo de construção identitária.
 
2. (FGV) O trabalho de apreciação de arte, formulado por Thomas Munro, foi realizado no Museu de Cleveland por três décadas, onde ele desenvolveu e aplicou sua proposta de “morfologia estética”. Nesse programa, o aluno observava atentamente as obras, percebia como eram constituídas, fazia um esboço a ser desenvolvido no ateliê e conversava sobre as obras a partir de formulações críticas.
Para Thomas Munro, o ensino de arte em museu é um processo que
A) prioriza a História da Arte como disciplina auxiliar à interpretação de cada obra.
B) submete os objetos expostos a um sistema formal de crítica e análise estilística.
C) desenvolve um senso crítico em relação às concepções populares de arte e de belo.
D) parte da percepção sensorial das obras e de sua apreciação mediante experiências ativas.
E) supõe o reconhecimento das técnicas artísticas e o posterior aprimoramento de sua reprodução em ateliê.
 
3. (FUNDEP) Definida a missão, ou seja, a vocação do museu / equipamento cultural, as práticas educativas devem ser elementos cumpridores desse propósito. É fundamental que as ações educativas sejam planejadas para os diversos públicos visitantes.
São tarefas atribuídas ao educador responsável / analista cultural, exceto:
A) gerenciar e contribuir com o trabalho dos expógrafos para a disposição dos textos e objetos, a altura das legendas e vitrines e possíveis roteiros.
B) assegurar a acessibilidade aos grupos com necessidades especiais
C) planejar ações específicas para estudantes, considerando as diferentes faixas etárias.
D) delegar a outros o processo de construção das exposições, bem como o conhecimento da pesquisa sobre os objetos / obras de arte.
 
4. (FUNDEP) Formam o público espontâneo de um museu aqueles que visitam as exposições sem agendamento. Para esse tipo de público, devem ser planejadas ações que considerem o seu perfil diversificado e o desconhecimento das motivações que os levam às exposições. Um espaço cultural deve dispor de instrumentos que facilitem o atendimento e diálogo com essas pessoas.
Nesse contexto, assinale a alternativa que não apresenta instrumento (s) adequado (s) a esse grupo de visitantes.
A) Textos de parede, catálogos e folders.
B) Monitoria individualizada.
C) Visitas dramatizadas.
D) Programas para famílias.
 
5. (FUNDEP) Barbosa (2005) afirma que, se o conceito de educação de uma instituição for dar acesso às suas exposições, acervos e eventos, não há dúvida de que as tecnologias contemporâneas têm papel grandemente potencializador nessa questão.
Conforme essa afirmação da autora, assinale a alternativa incorreta.
A) Os vídeos produzidos sobre artistas, exposições e coleções vieram democratizar o acesso à obra de arte visual.
B) A defasagem entre avanço tecnológico e qualidade conceitual não prejudica os produtos de museus e centros culturais.
C) Antes de entender que as tecnologias contemporâneas ampliam o escopo da educação em instituições culturais, deve-se considerar conceitos atualizados e democráticos de educação.
D) As instituições culturais precisam se organizar para promover uma educação continuada e questionadora.


 GABARITO
1:B - 2:D - 3:D - 4:B - 5:B





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