Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE MUSEUS I

 

1. (FUNCAB) “Aprender a entender as ideias e as aspirações de uma civilização e o reconhecimento das inúmeras ideias artísticas como das maiores contribuições para a sociedade requer uma ativa, e não passiva, atuação em relação à arte” (ott 1997, p 112. Um dos primeiros museus, que teve seu conceito reconstituído, intensificando sua relação com o público, encontra-se na:
A) França.
B) Itália
C) Inglaterra.
D) Espanha.
E) Rússia.
 
2. (FUNCAB) Na França, no século XX, o conceito de museu foi sendo transformado. Tentaram romper com a sua estrutura tradicional, intensificando:
A) as exposições itinerantes.
B) a participação da população.
C) a produção contemporânea.
D) o acesso restrito a eleitos.
E) a qualidade artística.
 
3. (FUNCAB) A mediação entre arte e público é uma tarefa muito importante e pouco valorizada nos museus. Essa mediação, quando criadora, possibilita ao fruidor:
A) repetir fatos.
B) o aprendizado instrumental.
C) ampliar o sentido da obra.
D) interpretação guiada
E) o fechamento de evocações imagéticas.
 
4. (FUNCAB) O projeto nomeado como “estética das massas”, desenvolvido pela arte educadora Ana Mae Barbosa no MAC/USP, consistia em trazer para o museu pelo menos uma exposição por ano sobre os códigos estéticos da minoria. Esse projeto tinha como intuito o aspecto:
A) racista.
B) multicultural.
C) nacionalista.
D) eliminatório.
E) preconceituoso.
 
5. (IBADE) Em 1989, o Museu de Arte Contemporânea da USP realizou uma importante exposição de desenho infantil organizada a partir do acervo de um (a) pioneiro (a) do Modernismo na arte/educação. O nome deste (a) importante intelectual é:
A) Anita Malfatti.
B) Mario Pedrosa.
C) Mario de Andrade.
D) Lasar Segall.
E) Alfredo Volpi.

 

GABARITO
1:A - 2:B - 3:C - 4:B - 5:C

Postar um comentário

0 Comentários