
1.
(FUNCAB) “Aprender a entender as ideias e as aspirações de
uma civilização e o reconhecimento das inúmeras ideias artísticas como das
maiores contribuições para a sociedade requer uma ativa, e não passiva, atuação
em relação à arte” (ott 1997, p 112. Um dos primeiros museus, que teve seu
conceito reconstituído, intensificando sua relação com o público, encontra-se
na:
A)
França.
B) Itália
C) Inglaterra.
D) Espanha.
E) Rússia.
2.
(FUNCAB) Na França, no século XX, o conceito de museu foi
sendo transformado. Tentaram romper com a sua estrutura tradicional,
intensificando:
A) as exposições itinerantes.
B) a
participação da população.
C) a produção contemporânea.
D) o acesso restrito a eleitos.
E) a qualidade artística.
3.
(FUNCAB) A mediação entre arte e público é uma tarefa muito
importante e pouco valorizada nos museus. Essa mediação, quando criadora,
possibilita ao fruidor:
A) repetir fatos.
B) o aprendizado instrumental.
C)
ampliar o sentido da obra.
D) interpretação guiada
E) o fechamento de evocações imagéticas.
4. (FUNCAB) O projeto nomeado
como “estética das massas”, desenvolvido pela arte educadora Ana Mae Barbosa no
MAC/USP, consistia em trazer para o museu pelo menos uma exposição por ano
sobre os códigos estéticos da minoria. Esse projeto tinha como intuito o
aspecto:
A) racista.
B)
multicultural.
C) nacionalista.
D) eliminatório.
E) preconceituoso.
5.
(IBADE) Em 1989, o Museu de Arte Contemporânea da USP
realizou uma importante exposição de desenho infantil organizada a partir do
acervo de um (a) pioneiro (a) do Modernismo na arte/educação. O nome deste (a)
importante intelectual é:
A) Anita Malfatti.
B) Mario Pedrosa.
C)
Mario de Andrade.
D) Lasar Segall.
E) Alfredo Volpi.
GABARITO
1:A - 2:B - 3:C - 4:B - 5:C
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