
1. (FCC)
Considere a situação abaixo.
Um grupo de alunos em deslocamento para uma
visita a um museu aborda o professor durante o percurso fazendo perguntas e
comentando sobre o percurso em que transitam.
Partindo dos conceitos de Fernando Hernández,
tal postura deve ser estimulada por
A) ocupar os
alunos durante o trajeto a fim de evitar atritos e situações que estimulem o
bulling. Favorecendo a possibilidade de novos laços afetivos e sociais.
B) reconhecer o
trajeto entre escola e museu possibilitando que o aluno consiga retornar de
maneira autônoma individualmente ou com seus familiares. Favorecendo a
construção da independência e maturidade.
C) buscar exemplos na cultura que nos cerca
tem a função de aprender a interpretá-los a partir de diferentes pontos de
vista e favorecer a tomada de consciência dos aluno sobre si mesmos e sobre o
mundo de que fazem parte.
D) buscar
exemplos na cultura que nos cerca fortalecendo um olhar crítico as diferentes
classes sociais que colaboram com a depreciação do patrimônio cultural.
Favorecendo, desta maneira, a tomada de consciência da necessidade de novos
projetos de trabalho.
E) reconhecer as
diferenças entre a cultura visual da escola, da rua e do museu com o objetivo
de impor uma mudança educativa na postura dos alunos em sala de aula para que
melhorem seus conceitos em projetos de trabalho.
2. (NC/FUNPAR/UFPR) Sobre os princípios metodológicos que fundamentam a Arte-educação,
Elliot Eisner destaca duas categorias de ensino da arte: a contextualista e a
essencialista. Sobre essas categorias é correto afirmar:
A) Questões
instrumentais da arte na educação são o foco principal da categoria essencialista.
B) Para o ensino
essencialista, deve-se levar em conta as necessidades psicológicas dos alunos.
C) A categoria
contextualista se tornou modelo inovador de ensino de arte no século XX.
D) A visão
contextualista se fundamenta em contextos específicos da histórica da arte.
E) Para a
categoria essencialista, o ensino da arte se justifica pela própria arte.
3. (UECE) O
ensino de Arte foi incluído no currículo escolar pela LDB de 1971, com o nome
de Educação Artística, ainda como “atividade educativa” e não como disciplina.
Em 1988, ano da nossa atual Constituição Federal, em meio a discussões sobre
educação, sofreu ainda riscos de ser excluída do currículo escolar, fato que
levou educadores da área a organizarem manifestações a fim de garantir a permanência
do estudo das artes nas escolas. Finalmente, com a atual Lei de Diretrizes e
Bases 9394/96, foram revogadas disposições anteriores e a matéria “Artes” foi
reconhecida como disciplina, tendo seu ensino se tornado obrigatório na
educação básica, conforme dispõe o parágrafo 2º do artigo 26: O ensino da arte
constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação
básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Considerando o texto acima, assinale a
afirmação verdadeira.
A) A matéria de
artes na LDB atual fica reconhecida como atividade educativa, tendo seu ensino
se tornado obrigatório na educação básica.
B) O ensino da arte constituirá componente
curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a
promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
C) O ensino da
arte constituirá componente curricular obrigatório, nos níveis do ensino
fundamental e médio, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
D) O ensino da
arte constituirá componente curricular obrigatório, somente nos níveis do
ensino fundamental, promovendo assim o desenvolvimento cultural dos alunos.
4. (FCC) O
professor contemporâneo é o professor pesquisador, aquele que aprende pesquisando.
Em sua pesquisa, descrita no livro Arte, Educação e Cultura (In: Oliveira,
2007), Jociele Lampert afirma sua crença na educação que produza e construa
conhecimento significativo, rejeitando a educação para a formação de indivíduos
em fôrmas e formas idênticas. Para isso, sugere ao professor pesquisador
A) desenvolver
conteúdos teóricos e reflexões unilaterais no processo educativo.
B) aprofundar-se
nos estudos cronológicos da história da arte.
C) uma perspectiva cultural, que significa
levar em conta o mundo pessoal de quem aprende, valorizando a capacidade de
relacionar.
D) reproduzir de
forma discordante os conhecimentos ensinados na graduação.
E) um olhar
cultural de acordo com suas próprias ideologias, com recortes e colagens
inéditos ao contexto dos alunos.
GABARITO
1:C - 2:E - 3:B - 4:C
0 Comentários