Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE METODOLOGIA NO ENSINO DA ARTE I


 

1. (FCC) Considere a situação abaixo.
Um grupo de alunos em deslocamento para uma visita a um museu aborda o professor durante o percurso fazendo perguntas e comentando sobre o percurso em que transitam.
Partindo dos conceitos de Fernando Hernández, tal postura deve ser estimulada por
A) ocupar os alunos durante o trajeto a fim de evitar atritos e situações que estimulem o bulling. Favorecendo a possibilidade de novos laços afetivos e sociais.
B) reconhecer o trajeto entre escola e museu possibilitando que o aluno consiga retornar de maneira autônoma individualmente ou com seus familiares. Favorecendo a construção da independência e maturidade.
C) buscar exemplos na cultura que nos cerca tem a função de aprender a interpretá-los a partir de diferentes pontos de vista e favorecer a tomada de consciência dos aluno sobre si mesmos e sobre o mundo de que fazem parte.
D) buscar exemplos na cultura que nos cerca fortalecendo um olhar crítico as diferentes classes sociais que colaboram com a depreciação do patrimônio cultural. Favorecendo, desta maneira, a tomada de consciência da necessidade de novos projetos de trabalho.
E) reconhecer as diferenças entre a cultura visual da escola, da rua e do museu com o objetivo de impor uma mudança educativa na postura dos alunos em sala de aula para que melhorem seus conceitos em projetos de trabalho.
 
2. (NC/FUNPAR/UFPR) Sobre os princípios metodológicos que fundamentam a Arte-educação, Elliot Eisner destaca duas categorias de ensino da arte: a contextualista e a essencialista. Sobre essas categorias é correto afirmar:
A) Questões instrumentais da arte na educação são o foco principal da categoria essencialista.
B) Para o ensino essencialista, deve-se levar em conta as necessidades psicológicas dos alunos.
C) A categoria contextualista se tornou modelo inovador de ensino de arte no século XX.
D) A visão contextualista se fundamenta em contextos específicos da histórica da arte.
E) Para a categoria essencialista, o ensino da arte se justifica pela própria arte.
 
3. (UECE) O ensino de Arte foi incluído no currículo escolar pela LDB de 1971, com o nome de Educação Artística, ainda como “atividade educativa” e não como disciplina. Em 1988, ano da nossa atual Constituição Federal, em meio a discussões sobre educação, sofreu ainda riscos de ser excluída do currículo escolar, fato que levou educadores da área a organizarem manifestações a fim de garantir a permanência do estudo das artes nas escolas. Finalmente, com a atual Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, foram revogadas disposições anteriores e a matéria “Artes” foi reconhecida como disciplina, tendo seu ensino se tornado obrigatório na educação básica, conforme dispõe o parágrafo 2º do artigo 26: O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Considerando o texto acima, assinale a afirmação verdadeira.
A) A matéria de artes na LDB atual fica reconhecida como atividade educativa, tendo seu ensino se tornado obrigatório na educação básica.
B) O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
C) O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos níveis do ensino fundamental e médio, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
D) O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, somente nos níveis do ensino fundamental, promovendo assim o desenvolvimento cultural dos alunos.
 
4. (FCC) O professor contemporâneo é o professor pesquisador, aquele que aprende pesquisando. Em sua pesquisa, descrita no livro Arte, Educação e Cultura (In: Oliveira, 2007), Jociele Lampert afirma sua crença na educação que produza e construa conhecimento significativo, rejeitando a educação para a formação de indivíduos em fôrmas e formas idênticas. Para isso, sugere ao professor pesquisador
A) desenvolver conteúdos teóricos e reflexões unilaterais no processo educativo.
B) aprofundar-se nos estudos cronológicos da história da arte.
C) uma perspectiva cultural, que significa levar em conta o mundo pessoal de quem aprende, valorizando a capacidade de relacionar.
D) reproduzir de forma discordante os conhecimentos ensinados na graduação.
E) um olhar cultural de acordo com suas próprias ideologias, com recortes e colagens inéditos ao contexto dos alunos.


GABARITO
1:C - 2:E - 3:B - 4:C

Postar um comentário

0 Comentários