1. (FCC) Atualmente é possível acessar virtualmente museus, galerias de arte e sites de artistas e interagir com as obras nesses ambientes. Essa nova concepção da web indica que a internet é apropriada para elaborar projetos de arte e do ensino de Arte que não se definam numa imagem única e que estão abertos para a criação compartilhada. Segundo Tânia Callegaro, o ambiente da Internet pode promover um tipo de ensino de Arte mais próximo do movimento de hibridismo cultural, por meio de:
A) recursos como o chat, o e-mail, o fórum, as listas de discussão que possibilitam a aproximação e conexão com os artistas do presente e do passado.
B) projetos colaborativos em parceria, coletivos e interculturais e os trabalhos in progress em interação com a máquina.
C) sites com propostas interativas de práticas artísticas ligadas à estética formalista.
D) museus virtuais que são informativos e que permitem a pesquisa biográfica sobre a vida e obra dos artistas.
E) galerias virtuais que hospedam artistas brasileiros contemporâneos explorando a interatividade e a comparação de seus trabalhos com uma temática sugerida pelos organizadores.
 
2. (FUNCAB) Depois de uma visita mediada de uma escola a um museu de arte, foi proposta aos alunos a realização de um desenho como representação visual da memória imagética, que teria ficado retida depois da apreciação. Com base em propostas dessa natureza, a trajetória de crianças, como desenhistas e criadores, passa por um processo de:
A) ampliação.
B) importância.
C) esterilização.
D) reconhecimento.
E) criação.
 
3. (FUNCAB) Para que o trabalho do aluno apresente formas de criação expressivas, o professor deve possibilitar o fazer artístico como:
A) uma forma de representação.
B) apropriação de estilos.
C) imitação de técnicas.
D) marca e poética pessoal.
E) reprodutor de modelos.
 
4. (FUNCAB) Relacione abaixo metodologia ou abordagens e seus autores, das diferentes linguagens da arte.
I. proposta triangular
II. metodologia de jogos teatrais
III. dança educativa
IV. Rythmique
(  ) Dalcroze
(  ) Rudolf Laban
(  ) Viola Spolin
(  ) Ana Mae Barbosa
A sequência correta está em:
A) IV, III, II, I
B) IV, II, III, I
C) IV, I, II, III
D) III, I, II, IV
E) II, III, IV, I
 
5. (FUNCAB) Três campos conceituais são fundamentais para o ensino da arte. São eles:
A) produção, análise e contextualização.
B) conhecimento, contextualização e análise.
C) criação, produção e contextualização.
D) percepção, análise e conhecimento.
E) produção, percepção e análise. 

GABARITO
1:B - 2:C - 3:D - 4:A - 5:A