Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE METODOLOGIA NO ENSINO DA ARTE V

 

1. (FUNCAB) “Penso que essa cobrança pela cópia pode afastar ainda mais as crianças de seus processos de criação”. Propor atividades NÃO inibidoras da criação infantil é um dos caminhos para a transformação dos setores educativos nos museus. Um exemplo dessas atividades está na construção de:
A) desenhos estereotipados.
B) representações visuais das obras.
C) mimese.
D) desenhos mimeografados.
E) trabalhos expressivos.
 
2. (FUNCAB) O movimento modernista brasileiro mudou o rumo da história do ensino da arte, em suas diferentes linguagens. Villa-Lobos, importante figura do movimento, contribuiu para que o ensino da música, fosse introduzido nas escolas. A música passa a fazer parte do currículo escolar como disciplina denominada:
A) canto orfeônico.
B) educação pelo ouvido.
C) educação musical.
D) canto popular.
E) educação artística em música.
 
3. (FUNCAB) Um Professor de Artes decide trabalhar, na escola, o tema transversal multiculturalismo/etnias brasileiras. Com base nesse tema, ele escolhe um artista e uma obra. Qual das opções abaixo seria mais interessante para essa proposta?
A) Claude Monet; Impressão, nascer do sol.
B) Alfredo Volpi; Bandeirinhas.
C) Vincent Van Gogh; A noite estrelada.
D) Hélio Oiticica; Metaesquemas.
E) Tarsila do Amaral; Operários.
 
4. (FUNCAB) Uma das formas mais expressivas da linguagem da infância é o desenho. Para estimular a criação, a sensibilidade e a expressão a partir de tal linguagem, deve-se:
A) sempre dirigir a proposta.
B) identificar com o aluno suas representações.
C) deixar a criança desenhar livremente.
D) teorizar antes da prática.
E) intervir, corrigindo logo os erros.


GABARITO
1:E - 2:A - 3:E - 4:C


Postar um comentário

0 Comentários