
1. (FUNCAB) “Penso
que essa cobrança pela cópia pode afastar ainda mais as crianças de seus
processos de criação”. Propor atividades NÃO inibidoras da criação infantil é
um dos caminhos para a transformação dos setores educativos nos museus. Um
exemplo dessas atividades está na construção de:
A) desenhos
estereotipados.
B)
representações visuais das obras.
C) mimese.
D) desenhos
mimeografados.
E) trabalhos expressivos.
2. (FUNCAB) O movimento modernista brasileiro mudou o rumo da história do ensino da
arte, em suas diferentes linguagens. Villa-Lobos, importante figura do
movimento, contribuiu para que o ensino da música, fosse introduzido nas
escolas. A música passa a fazer parte do currículo escolar como disciplina
denominada:
A) canto orfeônico.
B) educação pelo
ouvido.
C) educação
musical.
D) canto
popular.
E) educação
artística em música.
3. (FUNCAB) Um
Professor de Artes decide trabalhar, na escola, o tema transversal multiculturalismo/etnias
brasileiras. Com base nesse tema, ele escolhe um artista e uma obra. Qual das
opções abaixo seria mais interessante para essa proposta?
A) Claude Monet;
Impressão, nascer do sol.
B) Alfredo
Volpi; Bandeirinhas.
C) Vincent Van
Gogh; A noite estrelada.
D) Hélio
Oiticica; Metaesquemas.
E) Tarsila do Amaral; Operários.
4. (FUNCAB) Uma
das formas mais expressivas da linguagem da infância é o desenho. Para
estimular a criação, a sensibilidade e a expressão a partir de tal linguagem,
deve-se:
A) sempre
dirigir a proposta.
B) identificar
com o aluno suas representações.
C) deixar a criança desenhar livremente.
D) teorizar
antes da prática.
E) intervir,
corrigindo logo os erros.
GABARITO
1:E - 2:A - 3:E - 4:C
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