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QUESTÕES SOBRE METODOLOGIA NO ENSINO DA ARTE II

1. (IDECAN) O drama como método de ensino, eixo curricular e/ou tema gerador constitui-se em uma subárea do fazer teatral e está baseado num processo contínuo de exploração de formas e conteúdos relacionados a um determinado foco de investigação, sugerido pelo professor ou aluno. Como processo, o drama articula uma série de acontecimentos, os quais são construídos e definidos com base em convenções teatrais criadas para possibilitar seu aprofundamento. Assinale corretamente a alternativa que indica três das principais características do drama como método de ensino.
A) circunstâncias de ficção – reprodutibilidade técnica – gestus
B) circunstâncias de ficção – episódios – peça didática
C) episódios – professor-personagem – circunstâncias de ficção
D) gestus – reprodutibilidade técnica – arquétipo
E) professor-personagem - peça didática – arquétipo
 
2. (Colégio Pedro II) “Como ensinar para que a criança se deixe afetar pela arte sem perder a experiência com a própria ação artística é hoje a chave do ensino na área nos paradigmas construtivistas. Essa prática de ensino mudou muitos referenciais a respeito do que é e de como a arte pode ser aprendida por crianças e jovens.”
IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2017, p. 120.
Com base nessa citação de Rosa Iavelberg, pode-se afirmar que o pensamento pós-moderno em Artes Visuais configura
A) um valor em si mesmo, em que a arte da criança ganha existência com leis próprias.
B) livre expressão, ou seja, a criança não pode sofrer interferência da arte adulta nem da de outra criança.
C) que a criança é autora de sua produção e dialoga com as obras e artistas, construindo seu caminho com a mediação do professor.
D) que a criança pequena deve ser mediada pelo professor, mas sem contato com a arte adulta, para que não sofra influência em seu repertório.
 
3. Considere as características abaixo.
I. Canções e jogos infantis cantados na língua materna.
II. Melodias folclóricas nacionais e acrescidas de melodias de outras nações.
III. Temas derivados do repertório ocidental.
Essas são características de uma proposta de educação musical essencialmente estruturada no uso da voz que foi utilizada pelo compositor e educador
A) Émile Jaques Dalcroze.
B) Carl Orff.
C) Zoltan Kodály.
D) Murray Shaffer.
 
4. A Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical, dos britânicos Keith Swanwick e June Tillman, propõe um processo de aprendizagem musical baseada em estágios, conhecida como modelo (C)LA(S)P ou (T)EC(L)A, que consiste no desenvolvimento de conteúdos de maneira vinculada, favorecendo o desenvolvimento cognitivo de maneira integral. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os parâmetros da educação musical utilizados pela metodologia apresentada:
A) Melodia, Harmonia, Timbre, Letra e Ritmo.
B) Composição, Harmonia, Execução, Apreciação e Técnica.
C) Composição, Literatura, Apreciação, Execução e Técnica.
D) Apreciação, Harmonia, Composição, Técnica e Ritmo.
E) Apreciação, Melodia, Harmonia, Ritmo e Composição.
 
5. (FCC) O professor contemporâneo é o professor pesquisador, aquele que aprende pesquisando. Em sua pesquisa, descrita no livro Arte, Educação e Cultura (In: Oliveira, 2007), Jociele Lampert afirma sua crença na educação que produza e construa conhecimento significativo, rejeitando a educação para a formação de indivíduos em fôrmas e formas idênticas. Para isso, sugere ao professor pesquisador
A) desenvolver conteúdos teóricos e reflexões unilaterais no processo educativo.
B) aprofundar-se nos estudos cronológicos da história da arte.
C) uma perspectiva cultural, que significa levar em conta o mundo pessoal de quem aprende, valorizando a capacidade de relacionar.
D) reproduzir de forma discordante os conhecimentos ensinados na graduação.
E) um olhar cultural de acordo com suas próprias ideologias, com recortes e colagens inéditos ao contexto dos alunos.


GABARITO
1:C - 2:C - 3:C - 4:C - 5:C 

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