1. (IDECAN) O
drama como método de ensino, eixo curricular e/ou tema gerador constitui-se em
uma subárea do fazer teatral e está baseado num processo contínuo de exploração
de formas e conteúdos relacionados a um determinado foco de investigação,
sugerido pelo professor ou aluno. Como processo, o drama articula uma série de
acontecimentos, os quais são construídos e definidos com base em convenções
teatrais criadas para possibilitar seu aprofundamento. Assinale corretamente a
alternativa que indica três das principais características do drama como método
de ensino.
D) gestus –
reprodutibilidade técnica – arquétipo
2. (Colégio Pedro II) “Como ensinar para que a criança se deixe afetar pela arte sem perder a
experiência com a própria ação artística é hoje a chave do ensino na área nos
paradigmas construtivistas. Essa prática de ensino mudou muitos referenciais a
respeito do que é e de como a arte pode ser aprendida por crianças e jovens.”
Com base nessa citação de Rosa Iavelberg,
pode-se afirmar que o pensamento pós-moderno em Artes Visuais configura
A) um valor em
si mesmo, em que a arte da criança ganha existência com leis próprias.
D) que a criança
pequena deve ser mediada pelo professor, mas sem contato com a arte adulta,
para que não sofra influência em seu repertório.
3. Considere as
características abaixo.
A) Émile Jaques
Dalcroze.
D) Murray
Shaffer.
4. A Teoria
Espiral do Desenvolvimento Musical, dos britânicos Keith Swanwick e June
Tillman, propõe um processo de aprendizagem musical baseada em estágios,
conhecida como modelo (C)LA(S)P ou (T)EC(L)A, que consiste no desenvolvimento
de conteúdos de maneira vinculada, favorecendo o desenvolvimento cognitivo de
maneira integral. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta
CORRETAMENTE os parâmetros da educação musical utilizados pela metodologia
apresentada:
5. (FCC) O professor contemporâneo
é o professor pesquisador, aquele que aprende pesquisando. Em sua pesquisa,
descrita no livro Arte, Educação e Cultura (In: Oliveira, 2007), Jociele
Lampert afirma sua crença na educação que produza e construa conhecimento
significativo, rejeitando a educação para a formação de indivíduos em fôrmas e
formas idênticas. Para isso, sugere ao professor pesquisador
D) reproduzir de forma
discordante os conhecimentos ensinados na graduação.
0 Comentários