Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE ESCULTURA

 

1. (FEPESE) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a escultura em diferentes contextos e momentos históricos.
(__) Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, entalhou em madeira Ceia.
(__) A escultura de Auguste Rodin difere da tradição clássica por apresentar a figura humana expressando tensões e emoções passageiras.
(__) Julia Amaral discute situações-limite criando pequenas esculturas, utilizando como molde besouros mortos para produzir réplicas fundidos em prata e latão.
(__) Mestre Vitalino se notabiliza por suas figuras cerâmicas com padrões indígenas.
(__) As esculturas de Romuald Hazoumè, referência da arte africana contemporânea, são inspiradas nas máscaras africanas usadas pelos iorubás em seus rituais.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A) V - V - V - F - V
B) V - V - V - F - F
C) V - F - V - V - V
D) F - V - V - F - V
E) F - V - F - V - F
 
2. (CONSULPLAN) “A imagem mais famosa e mais marcante do filósofo está materializada na obra em bronze intitulada ‘O Pensador’.” (1881) O autor desta escultura é o artista francês
A) Auguste Rodin.
B) Aleijadinho.
C) Leonardo da Vinci.
D) Michelangelo.
E) Victor Brecheret.
 
3. (SOLER) Destacou-se como escultor. Entre as suas esculturas evidenciam-se “Pietà” (1499) e “David” (1501-1504). Quando esculpiu Pietà o artista tinha apenas 23 anos. Entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina no Vaticano.
O texto se refere a:
A) Leonardo Da Vinci.
B) Rafael Sanzio.
C) Michelangelo.
D) Rodin.
 
4. (NUCEPE) A escultura, grosso modo, é a arte de transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com significado. Quando dizemos “formas espaciais", queremos dizer formas em terceira dimensão, isto é, com volume, altura e profundidade. Através da maior parte da história, permaneceram as esculturas dos artistas que se utilizaram dos materiais mais perenes e duráveis ou que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis (FARTHING, 2011).
Em relação à escultura, relacione as características aos seus respectivos termos.
I. As esculturas obedeciam a uma orientação predominantemente religiosa, a figura humana obedecia à lei da frontalidade, ou seja, são esculpidas para serem vistas de frente, a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil. A estatuária nesse período é composta por enormes, solenes e também de pequenas estatuetas de rosto expressivo e mais realista.
II. A escultura desse período estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou nos interiores das grandes igrejas. Enriqueciam as construções e eram valorizados aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época.
III. Nesse período o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram as proporções ideais para o corpo humano belo. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem.
IV. Nesse período nota-se a ausência da figura masculina. Predominam figuras as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.
V. Nesse período o traço marcante das esculturas são as formas abstratas e a integração entre espaço, movimento, luz e até mesmo som.
(__) Escultura Moderna.
(__) Escultura Pré-histórica.
(__) Escultura Clássica.
(__) Escultura Gótica.
(__) Escultura Egípcia.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A) V, IV, III, II, I.
B) I, II, III, IV, V.
C) V, III, IV, I, II.
D)  III, IV, V, II, I.
E)  IV, V, II, III, I.

GABARITO
1:A - 2:A - 3:C - 4:A


Postar um comentário

0 Comentários