
1. (FEPESE)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a
escultura em diferentes contextos e momentos históricos.
(__) Antônio Francisco Lisboa, conhecido como
Aleijadinho, entalhou em madeira Ceia.
(__) A escultura de Auguste Rodin difere da
tradição clássica por apresentar a figura humana expressando tensões e emoções
passageiras.
(__) Julia Amaral discute situações-limite
criando pequenas esculturas, utilizando como molde besouros mortos para
produzir réplicas fundidos em prata e latão.
(__) Mestre Vitalino se notabiliza por suas
figuras cerâmicas com padrões indígenas.
(__) As esculturas de Romuald Hazoumè,
referência da arte africana contemporânea, são inspiradas nas máscaras
africanas usadas pelos iorubás em seus rituais.
Assinale a alternativa que indica a sequência
correta, de cima para baixo.
A) V - V - V - F - V
B) V - V - V - F
- F
C) V - F - V - V
- V
D) F - V - V - F
- V
E) F - V - F - V
- F
2. (CONSULPLAN) “A imagem mais famosa e mais marcante do filósofo está materializada na
obra em bronze intitulada ‘O Pensador’.” (1881) O autor desta escultura é o
artista francês
A) Auguste Rodin.
B) Aleijadinho.
C) Leonardo da
Vinci.
D) Michelangelo.
E) Victor
Brecheret.
3. (SOLER) Destacou-se como escultor. Entre as suas
esculturas evidenciam-se “Pietà” (1499) e “David” (1501-1504). Quando esculpiu
Pietà o artista tinha apenas 23 anos. Entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do
teto da Capela Sistina no Vaticano.
O texto se refere a:
A) Leonardo Da Vinci.
B) Rafael Sanzio.
C) Michelangelo.
D) Rodin.
4. (NUCEPE) A
escultura, grosso modo, é a arte de transformar matéria bruta (pedra, metal,
madeira etc.) em formas espaciais com significado. Quando dizemos “formas
espaciais", queremos dizer formas em terceira dimensão, isto é, com
volume, altura e profundidade. Através da maior parte da história, permaneceram
as esculturas dos artistas que se utilizaram dos materiais mais perenes e
duráveis ou que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres
possíveis (FARTHING, 2011).
Em relação à escultura, relacione as características
aos seus respectivos termos.
I. As esculturas
obedeciam a uma orientação predominantemente religiosa, a figura humana
obedecia à lei da frontalidade, ou seja, são esculpidas para serem vistas de
frente, a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil. A estatuária nesse
período é composta por enormes, solenes e também de pequenas estatuetas de
rosto expressivo e mais realista.
II. A escultura
desse período estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos
umbrais ou nos interiores das grandes igrejas. Enriqueciam as construções e
eram valorizados aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na
época.
III. Nesse período
o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram as proporções ideais para
o corpo humano belo. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes
últimos criados à sua imagem.
IV. Nesse período
nota-se a ausência da figura masculina. Predominam figuras as figuras
femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios
volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.
V. Nesse período
o traço marcante das esculturas são as formas abstratas e a integração entre
espaço, movimento, luz e até mesmo som.
(__) Escultura Moderna.
(__) Escultura Pré-histórica.
(__) Escultura Clássica.
(__) Escultura Gótica.
(__) Escultura Egípcia.
Marque a opção
que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A) V, IV, III, II, I.
B) I, II, III,
IV, V.
C) V, III, IV,
I, II.
D) III, IV, V, II, I.
E) IV, V, II, III, I.
GABARITO
1:A - 2:A - 3:C - 4:A
0 Comentários