
1. (FCC) Leia
atentamente as duas colunas e estabeleça uma associação entre elas:
I. Portfólio do
aluno.
II. Diário de
bordo do professor.
III. Expedição.
IV. Coleta
sensorial.
a. proporciona a
atitude investigativa com tarefas singulares para cada um dos que dela
participam, se diferenciando de passeio e entretenimento.
b. proporciona
evidências dos conhecimentos que foram sendo construídos, as estratégias
utilizadas para aprender e a disposição de quem o elabora para continuar
aprendendo.
c. convoca o
olhar silencioso que mergulha nas sensações que a imagem vai doando ao corpo do
leitor.
d. convoca um
estado reflexivo e inventivo, dando subsídios para uma avaliação constante que
provoca a encontrar caminhos cada vez mais instigantes para o aprender e o
ensinar.
A associação correta é
A) I-b; II-d; III-a; IV-c.
B) I-c; II-a;
III-b; IV-d.
C) I-a; II-b;
III-c; IV-d.
D) I-d; II-c;
III-b; IV-a.
E) I-c; II-a;
III-d; IV-b.
2.(FCC) Na
proposta curricular do Estado de São Paulo para a disciplina, a Arte é
estruturada como
A) mapa de
territórios da arte, criado pela artista Iole de Freitas, com conceitos e
conteúdos traçados por bimestre.
B) modelo
arborescente de ensino de arte, com ênfase na história da arte e nos movimentos
artísticos focalizando artistas, suas biografias e temáticas de suas obras de
arte.
C) proposta
triangular que permite uma interação dinâmica e multidimensional entre as
partes e o todo e vice-versa, do contexto do ensino da Arte.
D) pensamento
curricular que apresenta a arte como expressão, construção e representação de
mundo e que se liga mutuamente em um conjunto em que estão presentes
autor/artista, fruidor e a intermediação entre eles.
E) cartografia que traz um mapeamento de
territórios da arte, propondo a partir deles e em conexão entre eles, conceitos
e conteúdos geradores de processos educativos.
3.(FCC) No
texto A compreensão do desenvolvimento estético, Rossi em A educação do olhar
no ensino das artes (1999) nos diz que as habilidades de leitura crescem
cumulativamente. Inicialmente toda a leitura é feita a partir de um ponto de
vista egocêntrico e ingênuo, depois o leitor usa seu conhecimento mais geral e
finalmente interage com o conhecimento estético propriamente dito. Como
educadores de arte, é importante conhecer os estágios do desenvolvimento
estético dos alunos para a adequação das propostas pedagógicas aos interesses e
necessidades da turma. Segundo Abigail Hussein, os estágios de desenvolvimento
estético são:
A)
contextualizar, apreciar, fazer, argumentar e avaliar.
B) narrativo, construtivo, classificatório,
interpretativo e recriativo.
C) análise dos
elementos formais, interpretação pessoal e releitura da obra.
D) olhar,
sentir, perceber e contextualizar.
E) investigar,
julgar, justificar e produzir.
4.(FCC) Ao trabalhar
com a ampliação de repertório do grupo coral que rege, Vertamatti (2008)
justificou a escolha de duas obras do compositor francês Jean-Yves Bousseur - O
bicho alfabeto e Eu, ambas escritas para poemas de Paulo Leminski, dizendo que
A) ambas as
peças representavam um desafio porque exigiam o acompanhamento de flautas.
B) as duas obras são em forma de jogo e,
portanto, exigem dos cantores participação ativa e criativa para que o
resultado sonoro seja interessante.
C) as duas obras
são em forma de jogo, o que se torna uma competição interessante no coral.
D) as obras eram
em francês e o coro ainda não tinha cantado nesse idioma.
E) os
procedimentos musicais pedidos pelo autor ainda não tinham sido explorados pelo
grupo e a temática era interessante para o coral infantil.
5.(FCC) Em
Universos da Arte (2004), a autora afirma que no contexto da sociedade de
consumo ocorre um processo de dessensibilização das pessoas, alienando-as de
sua espontaneidade criativa e seu potencial sensível. Na tentativa de reverter
esse quadro, Fayga Ostrower valoriza em sua experiência pedagógica
A) a imposição
de valores socialistas através da persuasão cultural dos meios de comunicação.
B) as questões
políticas, filosóficas e técnicas da História da Arte apenas ocidental.
C) a sequência
cronológica das épocas históricas na arte.
D) as questões
relativas à arte como mercadoria de luxo e inacessível aos operários da
fábrica.
E) a arte com o objetivo de estimular a
crítica e participação na contemporaneidade.
GABARITO
1:A- 2:E - 3:B - 4:B - 5:E
0 Comentários