Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE ENSINO DE ARTE V


 

1. (FCC) Leia atentamente as duas colunas e estabeleça uma associação entre elas:
I. Portfólio do aluno.
II. Diário de bordo do professor.
III. Expedição.
IV. Coleta sensorial.
a. proporciona a atitude investigativa com tarefas singulares para cada um dos que dela participam, se diferenciando de passeio e entretenimento.
b. proporciona evidências dos conhecimentos que foram sendo construídos, as estratégias utilizadas para aprender e a disposição de quem o elabora para continuar aprendendo.
c. convoca o olhar silencioso que mergulha nas sensações que a imagem vai doando ao corpo do leitor.
d. convoca um estado reflexivo e inventivo, dando subsídios para uma avaliação constante que provoca a encontrar caminhos cada vez mais instigantes para o aprender e o ensinar.
A associação correta é
 
A) I-b; II-d; III-a; IV-c.
B) I-c; II-a; III-b; IV-d.
C) I-a; II-b; III-c; IV-d.
D) I-d; II-c; III-b; IV-a.
E) I-c; II-a; III-d; IV-b.
 
2.(FCC) Na proposta curricular do Estado de São Paulo para a disciplina, a Arte é estruturada como
A) mapa de territórios da arte, criado pela artista Iole de Freitas, com conceitos e conteúdos traçados por bimestre.
B) modelo arborescente de ensino de arte, com ênfase na história da arte e nos movimentos artísticos focalizando artistas, suas biografias e temáticas de suas obras de arte.
C) proposta triangular que permite uma interação dinâmica e multidimensional entre as partes e o todo e vice-versa, do contexto do ensino da Arte.
D) pensamento curricular que apresenta a arte como expressão, construção e representação de mundo e que se liga mutuamente em um conjunto em que estão presentes autor/artista, fruidor e a intermediação entre eles.
E) cartografia que traz um mapeamento de territórios da arte, propondo a partir deles e em conexão entre eles, conceitos e conteúdos geradores de processos educativos.
 
3.(FCC) No texto A compreensão do desenvolvimento estético, Rossi em A educação do olhar no ensino das artes (1999) nos diz que as habilidades de leitura crescem cumulativamente. Inicialmente toda a leitura é feita a partir de um ponto de vista egocêntrico e ingênuo, depois o leitor usa seu conhecimento mais geral e finalmente interage com o conhecimento estético propriamente dito. Como educadores de arte, é importante conhecer os estágios do desenvolvimento estético dos alunos para a adequação das propostas pedagógicas aos interesses e necessidades da turma. Segundo Abigail Hussein, os estágios de desenvolvimento estético são:
A) contextualizar, apreciar, fazer, argumentar e avaliar.
B) narrativo, construtivo, classificatório, interpretativo e recriativo.
C) análise dos elementos formais, interpretação pessoal e releitura da obra.
D) olhar, sentir, perceber e contextualizar.
E) investigar, julgar, justificar e produzir.
 
4.(FCC) Ao trabalhar com a ampliação de repertório do grupo coral que rege, Vertamatti (2008) justificou a escolha de duas obras do compositor francês Jean-Yves Bousseur - O bicho alfabeto e Eu, ambas escritas para poemas de Paulo Leminski, dizendo que
A) ambas as peças representavam um desafio porque exigiam o acompanhamento de flautas.
B) as duas obras são em forma de jogo e, portanto, exigem dos cantores participação ativa e criativa para que o resultado sonoro seja interessante.
C) as duas obras são em forma de jogo, o que se torna uma competição interessante no coral.
D) as obras eram em francês e o coro ainda não tinha cantado nesse idioma.
E) os procedimentos musicais pedidos pelo autor ainda não tinham sido explorados pelo grupo e a temática era interessante para o coral infantil.
 
5.(FCC) Em Universos da Arte (2004), a autora afirma que no contexto da sociedade de consumo ocorre um processo de dessensibilização das pessoas, alienando-as de sua espontaneidade criativa e seu potencial sensível. Na tentativa de reverter esse quadro, Fayga Ostrower valoriza em sua experiência pedagógica
A) a imposição de valores socialistas através da persuasão cultural dos meios de comunicação.
B) as questões políticas, filosóficas e técnicas da História da Arte apenas ocidental.
C) a sequência cronológica das épocas históricas na arte.
D) as questões relativas à arte como mercadoria de luxo e inacessível aos operários da fábrica.
E) a arte com o objetivo de estimular a crítica e participação na contemporaneidade.


GABARITO
1:A- 2:E - 3:B - 4:B - 5:E

Postar um comentário

0 Comentários