
1. (FCC) Em um
de seus textos, Murray Schafer (2003) aponta a necessidade de se criar um novo
tipo de professor, que possa dar conta das grandes mudanças sociais ocorridas
no mundo: diminuição da taxa de nascimento, aumento da média de idade da
população, aposentadoria precoce, o que leva os adultos novamente para a
escola, para desenvolver novos ofícios e vocações. Diante da situação, o
educador afirma que
A) é necessário um novo tipo de professor,
que possa animar a comunidade, e novas estratégias pedagógicas que deem conta
de animar (dar vida) a nova população.
B) são
necessárias políticas públicas eficientes para poder reverter a situação e
estimular o aumento da taxa de nascimento, caso contrário as escolas fecharão.
C) é necessário
um novo tipo de professor que possa atender os pais e avós em horários
extracurriculares.
D) há
necessidade de que os cursos de Licenciatura modifiquem seus currículos do
curso de Bacharelado apenas.
E) há necessidade
de desenvolver pesquisas específicas em asilos e entidades que se dedicam ao
atendimento de idosos.
2. (USCS) Segundo
Fuzari e Ferraz, “habitualmente, o processo de ensino-aprendizagem de Arte
centra-se nos aspectos de uma educação do fazer-artístico”. Entretanto,
acrescentam, não se pode esquecer que existem outras concepções de natureza
sensível-cognitiva que influenciam no ato criador. Isto significa articular
este fazer com a educação estética, ressaltando a importância do como e o que é
definido ao longo das aulas de Arte. Desse modo, as autoras estão definindo o
que se entende como:
A) concepção
tecnicista da educação.
B) educação
artística.
C) educação da práxis artística.
D) Escola Nova.
3. (FCC) No artigo
Tecnologias Contemporâneas e o ensino da arte, Lucia Gouvêa Pimentel diz:
Imaginar as possibilidades artísticas via tecnologias contemporâneas é, também,
estar presente no próprio tempo em que vivemos (in Barbosa, Ana Mae, org.,
2002). Nesse sentido, é importante que o aluno tenha experiências com materiais
diversos: câmera fotográfica digital; vídeo; scanner; computador; fotocópia;
para que, conhecendo-os, possa pensar a Arte de forma mais abrangente. Na
proposta curricular do Estado de São Paulo, as proposições pedagógicas que
ofereçam a experimentação e a exploração de possibilidades com esses meios
tecnológicos, podem ser pensadas como estudo no território de
A) materialidade.
B)
forma-conteúdo.
C) patrimônio
cultural.
D) saberes
estéticos e culturais.
E)
fazer-artístico.
4. (FCC) O uso de
tecnologias contemporâneas possibilita a professores e alunos desenvolverem sua
capacidade de pensar, fazer e ensinar arte em uma via contemporânea. Desse
modo, pode-se afirmar que
I. o ensino de
arte, nos dias de hoje, não pode abster-se do uso de tecnologias contemporâneas
quer seja na produção artística, quer seja nos estudos de arte.
II. a
padronização de materiais e atitudes qualifica o professor de arte interessado
em estudar, criticar e tomar decisões de comandos nas aulas.
III. o uso de
novas tecnologias na escola deve ser restrito às aulas de informática.
IV. a arte enquanto
área de conhecimento é também uma construção humana que envolve relações com os
contextos cultural, socioeconômico, histórico e político.
V. o professor
de arte, em qualquer nível de ensino, deve ser, primeiramente, pessoa inserida
no contexto artístico para se nutrir de experiências estéticas em sua vida
cotidiana.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I, II e V.
B) I, IV e V.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III, IV e V.
5. (FCC) No texto
Leitura e releitura, Analice Dutra Pillar (In: Pillar, 1999) faz uma reflexão
sobre o ensino de arte e as relações com a imagem. Uma leitura se torna
significativa quando estabelecemos relações entre o objeto de leitura e nossas
experiências de leitor. No contexto da sala de aula, a leitura se transforma em
produção. Segundo a autora,
I. a cópia diz
respeito ao aprimoramento técnico.
II. na releitura
há transformação, interpretação e criação com base num referencial.
III. as citações
são jogos intertextuais.
IV. a releitura
pressupõe a seleção de uma obra consagrada para ensinar o modo como o artista
organiza a composição.
V. a cópia
garante o encantamento dos alunos tanto pela obra quanto ao artista.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I, II e III.
B) I e II.
C) IV e V.
D) III e V.
E) II, III, IV e
V.
GABARITO
1:A - 2:C - 3:A - 4:B - 5:A
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