Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE ENSINO DE ARTE IV


 

1. (FCC) Em um de seus textos, Murray Schafer (2003) aponta a necessidade de se criar um novo tipo de professor, que possa dar conta das grandes mudanças sociais ocorridas no mundo: diminuição da taxa de nascimento, aumento da média de idade da população, aposentadoria precoce, o que leva os adultos novamente para a escola, para desenvolver novos ofícios e vocações. Diante da situação, o educador afirma que
A) é necessário um novo tipo de professor, que possa animar a comunidade, e novas estratégias pedagógicas que deem conta de animar (dar vida) a nova população.
B) são necessárias políticas públicas eficientes para poder reverter a situação e estimular o aumento da taxa de nascimento, caso contrário as escolas fecharão.
C) é necessário um novo tipo de professor que possa atender os pais e avós em horários extracurriculares.
D) há necessidade de que os cursos de Licenciatura modifiquem seus currículos do curso de Bacharelado apenas.
E) há necessidade de desenvolver pesquisas específicas em asilos e entidades que se dedicam ao atendimento de idosos.
 
2. (USCS) Segundo Fuzari e Ferraz, “habitualmente, o processo de ensino-aprendizagem de Arte centra-se nos aspectos de uma educação do fazer-artístico”. Entretanto, acrescentam, não se pode esquecer que existem outras concepções de natureza sensível-cognitiva que influenciam no ato criador. Isto significa articular este fazer com a educação estética, ressaltando a importância do como e o que é definido ao longo das aulas de Arte. Desse modo, as autoras estão definindo o que se entende como:
A) concepção tecnicista da educação.
B) educação artística.
C) educação da práxis artística.
D) Escola Nova.
 
3. (FCC) No artigo Tecnologias Contemporâneas e o ensino da arte, Lucia Gouvêa Pimentel diz: Imaginar as possibilidades artísticas via tecnologias contemporâneas é, também, estar presente no próprio tempo em que vivemos (in Barbosa, Ana Mae, org., 2002). Nesse sentido, é importante que o aluno tenha experiências com materiais diversos: câmera fotográfica digital; vídeo; scanner; computador; fotocópia; para que, conhecendo-os, possa pensar a Arte de forma mais abrangente. Na proposta curricular do Estado de São Paulo, as proposições pedagógicas que ofereçam a experimentação e a exploração de possibilidades com esses meios tecnológicos, podem ser pensadas como estudo no território de
A) materialidade.
B) forma-conteúdo.
C) patrimônio cultural.
D) saberes estéticos e culturais.
E) fazer-artístico.
 
4. (FCC) O uso de tecnologias contemporâneas possibilita a professores e alunos desenvolverem sua capacidade de pensar, fazer e ensinar arte em uma via contemporânea. Desse modo, pode-se afirmar que
I. o ensino de arte, nos dias de hoje, não pode abster-se do uso de tecnologias contemporâneas quer seja na produção artística, quer seja nos estudos de arte.
II. a padronização de materiais e atitudes qualifica o professor de arte interessado em estudar, criticar e tomar decisões de comandos nas aulas.
III. o uso de novas tecnologias na escola deve ser restrito às aulas de informática.
IV. a arte enquanto área de conhecimento é também uma construção humana que envolve relações com os contextos cultural, socioeconômico, histórico e político.
V. o professor de arte, em qualquer nível de ensino, deve ser, primeiramente, pessoa inserida no contexto artístico para se nutrir de experiências estéticas em sua vida cotidiana.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I, II e V.
B) I, IV e V.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III, IV e V.
 
5. (FCC) No texto Leitura e releitura, Analice Dutra Pillar (In: Pillar, 1999) faz uma reflexão sobre o ensino de arte e as relações com a imagem. Uma leitura se torna significativa quando estabelecemos relações entre o objeto de leitura e nossas experiências de leitor. No contexto da sala de aula, a leitura se transforma em produção. Segundo a autora,
I. a cópia diz respeito ao aprimoramento técnico.
II. na releitura há transformação, interpretação e criação com base num referencial.
III. as citações são jogos intertextuais.
IV. a releitura pressupõe a seleção de uma obra consagrada para ensinar o modo como o artista organiza a composição.
V. a cópia garante o encantamento dos alunos tanto pela obra quanto ao artista.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I, II e III.
B) I e II.
C) IV e V.
D) III e V.
E) II, III, IV e V.

GABARITO
1:A - 2:C - 3:A - 4:B - 5:A

Postar um comentário

0 Comentários