
1. (NUCEPE/UESPI) O livro Arte, Educação e Inclusão: 10 anos de Cordão Grupo de Dança
(2018) apresenta uma concepção e um contexto de arte que se comunica com o
pensamento de Edgar Morin, quando este afirma que “a educação tem de deixar de
ser apenas uma função, uma especialização, uma profissão e voltar a se tornar
uma tarefa política por excelência, uma missão de transmissão de estratégias
para a vida.” (MORIN, 2003 apud FREITAS; BREBIS, 2018). Correlacionando o
citado pensamento de Morin com experimentações em arte, a relação que se
configura é uma concepção de arte como:
A) dinâmica de
utilização dos diversos espaços de produção, circulação e consumo.
B) possibilidade
de mediação cultural na relação entre artistas e público.
C) mediação
cultural na experimentação de técnicas específicas.
D) estratégia
para a vida por meio de criações colaborativas.
E) vivência que dialoga com a realidade
social de forma crítica e reflexiva.
2. (IBADE) Quando
se trabalha com a ideia de que os alunos possam ter a oportunidade de reconstruir,
de refletir sobre o processo vivido , e de divulgar os aspectos de sua
aprendizagem que consideram mais relevantes, um projeto de trabalho em Arte se
apresenta , assim, como uma transição da informação e das experiências de
aprendizagem ao conhecimento sobre o mundo e sobre cada um. Essa trajetória,
depois que se inicia, se estende para além da escola, transformando-se em
maneiras de ser e de estar no mundo. Uma trajetória na qual a Arte ocupa um
lugar relevante, como:
A) dificuldade
econômica para a cultura nacional e visão crítica dos padrões técnicos da
contemporaneidade
B) referência de
estudo técnico-profissional, sintonia com o mercado de trabalho e
comercialização dos produtos artísticos.
C) movimento
político e comunitário de referência à criação e delimitação dos trabalhos
poéticos.
D) objeto de conhecimento, oportunidade de
estabelecimento de relações e de desvelamento de posições críticas
E) expressão
resultante das atividades humanas com fins de investimento e lucros em
instituições financeiras.
3. “[...] o trabalho de Murray Schafer seria
mais bem classificado como educação sonora do que propriamente educação
musical, termo, em certa medida, comprometido com procedimentos, escolas e
métodos de ensino. O que ele propõe deveria anteceder e permear o ensino de
música, por promover um despertar para o universo sonoro, por meios de ações
muito simples, capazes de modificar substancialmente a relação ser
humano/ambiente sonoro” (FONTERRADA, Marisa Trench de O. De tramas e fios: um
ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de
Janeiro: Funarte, 2008. p. 196). O compositor canadense Murray Schafer é
representante da educação musical contemporânea, criador da expressão “paisagem
sonora”, que significa:
A) o conjunto
das músicas produzidas em um determinado período histórico.
B) os sons
provenientes da natureza ou de elementos naturais (água, vento, chuva etc.).
C) o conjunto de diferentes sons que compõem
um ambiente, sejam eles de origem natural, humana, industrial ou tecnológica.
D) a invocação
mental de paisagens visuais por meio dos sons.
E) o conjunto de
ruídos industriais e tecnológicos, típicos dos grandes centros urbanos.
4. O pensamento de Murray Schafer é
caracterizado por três eixos que podem ser encontrados em sua produção, de
forma explícita ou velada. São eles:
I) A relação
música/movimento.
II) A relação
som/ambiente.
III) A confluência
das artes.
IV) A relação da
arte com o sagrado.
V) A relação da
arte com a natureza.
Dentre as opções apresentadas, estão CORRETAS
as alternativas:
A) I e IV
B) III, I e II
C) II, III e IV
D) II, III e V
E) II e V
5. (IBADE) A
exploração de recursos tecnológicos na educação musical, mais especificamente falando,
das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TIC), caminha com o
desenvolvimento de tecnologias computacionais aplicadas à música. O que tem
colaborado no fazer musical de forma decisiva. Estes recursos vêm sendo
incorporados à educação musical, possibilitando, assim:
A) práticas inovadoras de educação musical,
como também, a democratização da tecnologia digital.
B) preocupação
maior com o mecanismo da técnica do que com a filosofia e a teoria musical.
C) ênfase nas
tarefas, objetivando o aumento da eficiência da utilização dos instrumentos
musicais
D) recompensa
pelo esforço demonstrado que envolve fazer as atividades de modo mais
inteligente.
E) manifestações
ritmadas do corpo ao som da música, envolvendo a expressão de sentimentos
potenciados por ela.
GABARITO
1:E - 2:D - 3:C - 4:C - 5:A
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