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QUESTÕES SOBRE ENSINO DE ARTE III

 

1. (NUCEPE/UESPI) O livro Arte, Educação e Inclusão: 10 anos de Cordão Grupo de Dança (2018) apresenta uma concepção e um contexto de arte que se comunica com o pensamento de Edgar Morin, quando este afirma que “a educação tem de deixar de ser apenas uma função, uma especialização, uma profissão e voltar a se tornar uma tarefa política por excelência, uma missão de transmissão de estratégias para a vida.” (MORIN, 2003 apud FREITAS; BREBIS, 2018). Correlacionando o citado pensamento de Morin com experimentações em arte, a relação que se configura é uma concepção de arte como:
A) dinâmica de utilização dos diversos espaços de produção, circulação e consumo.
B) possibilidade de mediação cultural na relação entre artistas e público.
C) mediação cultural na experimentação de técnicas específicas.
D) estratégia para a vida por meio de criações colaborativas.
E) vivência que dialoga com a realidade social de forma crítica e reflexiva.
 
2. (IBADE) Quando se trabalha com a ideia de que os alunos possam ter a oportunidade de reconstruir, de refletir sobre o processo vivido , e de divulgar os aspectos de sua aprendizagem que consideram mais relevantes, um projeto de trabalho em Arte se apresenta , assim, como uma transição da informação e das experiências de aprendizagem ao conhecimento sobre o mundo e sobre cada um. Essa trajetória, depois que se inicia, se estende para além da escola, transformando-se em maneiras de ser e de estar no mundo. Uma trajetória na qual a Arte ocupa um lugar relevante, como:
A) dificuldade econômica para a cultura nacional e visão crítica dos padrões técnicos da contemporaneidade
B) referência de estudo técnico-profissional, sintonia com o mercado de trabalho e comercialização dos produtos artísticos.
C) movimento político e comunitário de referência à criação e delimitação dos trabalhos poéticos.
D) objeto de conhecimento, oportunidade de estabelecimento de relações e de desvelamento de posições críticas
E) expressão resultante das atividades humanas com fins de investimento e lucros em instituições financeiras.
 
3. “[...] o trabalho de Murray Schafer seria mais bem classificado como educação sonora do que propriamente educação musical, termo, em certa medida, comprometido com procedimentos, escolas e métodos de ensino. O que ele propõe deveria anteceder e permear o ensino de música, por promover um despertar para o universo sonoro, por meios de ações muito simples, capazes de modificar substancialmente a relação ser humano/ambiente sonoro” (FONTERRADA, Marisa Trench de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008. p. 196). O compositor canadense Murray Schafer é representante da educação musical contemporânea, criador da expressão “paisagem sonora”, que significa:
A) o conjunto das músicas produzidas em um determinado período histórico.
B) os sons provenientes da natureza ou de elementos naturais (água, vento, chuva etc.).
C) o conjunto de diferentes sons que compõem um ambiente, sejam eles de origem natural, humana, industrial ou tecnológica.
D) a invocação mental de paisagens visuais por meio dos sons.
E) o conjunto de ruídos industriais e tecnológicos, típicos dos grandes centros urbanos.
 
4. O pensamento de Murray Schafer é caracterizado por três eixos que podem ser encontrados em sua produção, de forma explícita ou velada. São eles:
I) A relação música/movimento.
II) A relação som/ambiente.
III) A confluência das artes.
IV) A relação da arte com o sagrado.
V) A relação da arte com a natureza.
Dentre as opções apresentadas, estão CORRETAS as alternativas:
A) I e IV
B) III, I e II
C) II, III e IV
D) II, III e V
E) II e V

5. (IBADE) A exploração de recursos tecnológicos na educação musical, mais especificamente falando, das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TIC), caminha com o desenvolvimento de tecnologias computacionais aplicadas à música. O que tem colaborado no fazer musical de forma decisiva. Estes recursos vêm sendo incorporados à educação musical, possibilitando, assim:
A) práticas inovadoras de educação musical, como também, a democratização da tecnologia digital.
B) preocupação maior com o mecanismo da técnica do que com a filosofia e a teoria musical.
C) ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência da utilização dos instrumentos musicais
D) recompensa pelo esforço demonstrado que envolve fazer as atividades de modo mais inteligente.
E) manifestações ritmadas do corpo ao som da música, envolvendo a expressão de sentimentos potenciados por ela.

GABARITO
1:E - 2:D - 3:C - 4:C - 5:A




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