
1. (FEPESE) Na
Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a
avaliação dos alunos, a ser realizada pelos professores de arte e pela escola,
é vista como redimensionadora da ação pedagógica e deve assumir um caráter
processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica,
com vistas a:
1. identificar
potencialidades e dificuldades de aprendizagem e detectar problemas de ensino.
2. subsidiar
decisões sobre a utilização de estratégias e abordagens de acordo com as
necessidades dos alunos.
3. manter a
família informada sobre o desempenho do aluno.
4. intervir a
longo prazo para sanar dificuldades do aluno sem redirecionar o trabalho do professor.
5. reconhecer o
direito da família e do aluno de contestar os resultados da avaliação.
Assinale a alternativa que indica todas as
afirmativas corretas.
A) São corretas
apenas as afirmativas 1 e 5.
B) São corretas
apenas as afirmativas 2 e 5.
C) São corretas
apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
D) São corretas
apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
E) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3
e 5.
2. (IBADE) A
proposta triangular, procedimento amplamente sistematizado e difundido no
ensino da arte na educação infantil, foi sistematizada a partir das condições
estéticas e culturais do(a):
A) século XIX.
B) Pós-Modernidade.
C) Modernismo.
D) arte
mexicana.
E) Escola de
Bauhaus.
3. (IBADE) “O acesso a diferentes culturas se tornou um direito de todos sem
distinção de classe, de sexo, de raça, de etnia, de dificuldades motoras ou
mentais” (BARBOSA, Ana Mae. 2002, p. 19). A esse respeito, podemos inferir
aspectos contemporâneos sobre:
A) arte e saúde.
B) arte e
interculturalismo.
C) arte e
modernismo.
D) arte e
história.
E) arte e inclusão.
4. (NC/FUNPAR/UFPR) A abordagem triangular foi elaborada a partir de uma adaptação à
realidade brasileira de propostas vanguardistas de ensino da Arte. Sobre essa
abordagem, assinale a alternativa correta.
A) Compreende as formas pelas quais nos
relacionamos com a arte: leitura de obras de arte, fazer arte e contextualizar
arte.
B) Propõe
estágios sequenciais pelos quais crianças e jovens devem se relacionar com a
arte: observar, refletir e produzir.
C) É uma proposta
que valoriza a integração das diferentes linguagens artísticas, em especial as
artes visuais, a música e as artes cênicas.
D) Propõe a
releitura de obra de arte como ponto culminante da proposta pedagógica, em que
modelos de obras canônicas são reproduzidos com aprimoramento técnico.
E) Preconiza que
a apreciação artística é uma ação que deve ocorrer de forma individual e
silenciosa, substituindo a necessidade de verbalização da experiência estética.
5. (NC/FUNPAR/UFPR) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao Ensino Fundamental
preconiza as orientações para a construção de currículos em todo o território
nacional. Nesse documento, cada componente curricular é contemplado
respeitando-se suas especificidades. No que se refere à BNCC Ensino Fundamental,
considere as seguintes afirmativas:
1. As obras
artísticas a serem apresentadas aos alunos devem valorizar, em especial, o rico
acervo presente nas instituições culturais brasileiras, como museus e galerias.
2. A BNCC prevê
a articulação de seis dimensões do conhecimento para a abordagem das linguagens
artísticas.
3. Artes
Plásticas, Música, Teatro e Artes Cênicas são as quatro linguagens abordadas na
BNCC.
4. A
aprendizagem de Arte deve proporcionar a experiência e a vivência artísticas
como prática social.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente a
afirmativa 2 é verdadeira.
B) Somente as
afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 2 e 4 são
verdadeiras.
D) Somente as
afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
E) As afirmativas
1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
GABARITO
1:E - 2:B - 3:E - 4:A - 5:C
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