Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE ENSINO DE ARTE II


 

1. (FEPESE) Na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a avaliação dos alunos, a ser realizada pelos professores de arte e pela escola, é vista como redimensionadora da ação pedagógica e deve assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica, com vistas a:
1. identificar potencialidades e dificuldades de aprendizagem e detectar problemas de ensino.
2. subsidiar decisões sobre a utilização de estratégias e abordagens de acordo com as necessidades dos alunos.
3. manter a família informada sobre o desempenho do aluno.
4. intervir a longo prazo para sanar dificuldades do aluno sem redirecionar o trabalho do professor.
5. reconhecer o direito da família e do aluno de contestar os resultados da avaliação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.
C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
E) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
 
2. (IBADE) A proposta triangular, procedimento amplamente sistematizado e difundido no ensino da arte na educação infantil, foi sistematizada a partir das condições estéticas e culturais do(a):
A) século XIX.
B) Pós-Modernidade.
C) Modernismo.
D) arte mexicana.
E) Escola de Bauhaus.
 
3. (IBADE) “O acesso a diferentes culturas se tornou um direito de todos sem distinção de classe, de sexo, de raça, de etnia, de dificuldades motoras ou mentais” (BARBOSA, Ana Mae. 2002, p. 19). A esse respeito, podemos inferir aspectos contemporâneos sobre:
A) arte e saúde.
B) arte e interculturalismo.
C) arte e modernismo.
D) arte e história.
E) arte e inclusão.
 
4. (NC/FUNPAR/UFPR) A abordagem triangular foi elaborada a partir de uma adaptação à realidade brasileira de propostas vanguardistas de ensino da Arte. Sobre essa abordagem, assinale a alternativa correta.
A) Compreende as formas pelas quais nos relacionamos com a arte: leitura de obras de arte, fazer arte e contextualizar arte.
B) Propõe estágios sequenciais pelos quais crianças e jovens devem se relacionar com a arte: observar, refletir e produzir.
C) É uma proposta que valoriza a integração das diferentes linguagens artísticas, em especial as artes visuais, a música e as artes cênicas.
D) Propõe a releitura de obra de arte como ponto culminante da proposta pedagógica, em que modelos de obras canônicas são reproduzidos com aprimoramento técnico.
E) Preconiza que a apreciação artística é uma ação que deve ocorrer de forma individual e silenciosa, substituindo a necessidade de verbalização da experiência estética.
 
5. (NC/FUNPAR/UFPR) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao Ensino Fundamental preconiza as orientações para a construção de currículos em todo o território nacional. Nesse documento, cada componente curricular é contemplado respeitando-se suas especificidades. No que se refere à BNCC Ensino Fundamental, considere as seguintes afirmativas:
1. As obras artísticas a serem apresentadas aos alunos devem valorizar, em especial, o rico acervo presente nas instituições culturais brasileiras, como museus e galerias.
2. A BNCC prevê a articulação de seis dimensões do conhecimento para a abordagem das linguagens artísticas.
3. Artes Plásticas, Música, Teatro e Artes Cênicas são as quatro linguagens abordadas na BNCC.
4. A aprendizagem de Arte deve proporcionar a experiência e a vivência artísticas como prática social.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
B) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
E) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.


GABARITO
1:E - 2:B - 3:E - 4:A - 5:C


Postar um comentário

0 Comentários