Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE ENSINO DE ARTE I


 

1. (CEFETMINAS) Ana Mae Barbosa, ao tratar a Arte-Educação como uma experiência programada, afirma que esta é um modo de organizar experiências cujo objetivo é desenvolver os processos mentais.
Observando esse pensamento de Barbosa, a afirmativa que NÃO corrobora esse programa é aquela que procura desenvolver e encorajar.
A) o processo criativo que permita novas respostas à realidade, mudando-a ou transformando-a.
B) o procedimento analítico e sintético para a cristalização da realidade.
C) a percepção e a imaginação capaz de captar a realidade circundante.
D) a capacidade crítica para se analisar a realidade percebida.
 
2. (CEFETMINAS) A propósito das afirmações abaixo listadas, indique se é verdadeiro (V) ou falso (F) o declarado sobre o método de ensino-aprendizagem, elaborado por Ana Mae Barbosa.
(  ) O processo intelectual deve produzir a imagem artística.
(  ) O programa de Arte deve desenvolver o entendimento das relações entre forma e conteúdo.
(   ) A imaginação procura manipular de maneira reduzida as diferentes definições do objeto observado.
( ) O desenho de observação apresenta a condição basilar para uma maior flexibilidade e complexidade da percepção.
(  ) A habilidade mental deve exercitar o pensamento visual no sentido de captar o maior número de diferentes categorias de ação.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
A) F, F, V, V, F.
B) V, V, F, F, V.
C) F, V, F, F, V.
D)V, F, V, V, F.
 
3. (CEFETMINAS) Pensando as tendências e as concepções do ensino de arte na Educação Brasileira, Clarissa M. de Araújo e Everson M. A. Silva desenvolvem seu artigo, destacando três movimentos ao longo do tempo do ensino da arte, quais sejam, o Ensino de Arte Pré-Moderna; o Ensino de Arte Moderna, que se subdivide em duas frentes, a tendência da Expressão e a da Atividade; e o Ensino de Arte Pós-Moderna. Considerando esse panorama, associe corretamente a tendência à sua caracterização.
TENDÊNCIA
(1) Ensino de Arte como Técnica
(2) Ensino de Arte como Expressão
(3) Ensino de Arte como Atividade
(4) Ensino de Arte como Conhecimento
CARACTERIZAÇÃO
(  ) Cantar músicas da rotina escolar.
(  ) Promover experiência terapêutica.
(  ) Contribuir para o estudo da ciência.
(  ) Representar o processo mental a partir do desenho infantil.
(  ) Catequizar os povos da terra, utilizando como instrumento a arte.
(  ) Compreender a arte como uma construção social, histórica e cultural.
(  ) Preparar apresentações artísticas para a comemoração de datas festivas.
(  ) Exercitar a forma na produção de figuras, do desenho do modelo vivo, do retrato.
(  ) Perceber o artístico ligado à cognição como um elemento de manifestação da razão.
A sequência correta dessa associação é
A) 3, 2, 1, 2, 1, 4, 3, 1, 4.
B) 3, 3, 2, 4, 2, 1, 1, 4, 2.
C) 4, 1, 2, 1, 3, 4, 2, 4, 2.
D) 4, 2, 1, 1, 4, 2, 3, 3, 4.
 
4. No ensino de música para os anos iniciais na Educação Básica, é utilizado com frequência o jogo infantil que tem como base palavras cantadas ou ritmadas.
Este tipo de atividade lúdica sonora é conhecido como:
A) Pesquisa Sonora.
B) Cantiga de Roda.
C) Improviso musical.
D) Encenação Musical.
E) Brinquedo Cantado.
 
5. (FEPESE) Ivone Mendes Richter, ao abordar o Multiculturalismo e a Estética do cotidiano em suas pesquisas, aponta que:
A) o ensino da arte deve se caracterizar por uma educação predominantemente estética.
B) os padrões culturais da comunidade e da família não devem ser inseridos na escola.
C) os padrões estéticos das crianças são construídos a partir de padrões estéticos masculinos.
D) a arte dita erudita, ou importante na escola, envolve sempre questões de gênero e manifestações artísticas populares.
E) a escola deve construir a compreensão e imersão em outros códigos culturais, uma vez que a maioria dos alunos não possui padrões estéticos familiares.


GABARITO
1:B - 2:C - 3:A - 4:E - 5:A



Postar um comentário

0 Comentários