
1. (CEFETMINAS) Ana Mae Barbosa, ao tratar a Arte-Educação como uma experiência
programada, afirma que esta é um modo de organizar experiências cujo objetivo é
desenvolver os processos mentais.
Observando esse pensamento de Barbosa, a
afirmativa que NÃO corrobora esse programa é aquela que procura desenvolver e
encorajar.
A) o processo
criativo que permita novas respostas à realidade, mudando-a ou transformando-a.
B) o procedimento analítico e sintético para
a cristalização da realidade.
C) a percepção e
a imaginação capaz de captar a realidade circundante.
D) a capacidade
crítica para se analisar a realidade percebida.
2. (CEFETMINAS) A propósito das afirmações abaixo listadas, indique se é verdadeiro (V)
ou falso (F) o declarado sobre o método de ensino-aprendizagem, elaborado por
Ana Mae Barbosa.
( ) O
processo intelectual deve produzir a imagem artística.
( ) O
programa de Arte deve desenvolver o entendimento das relações entre forma e
conteúdo.
( ) A
imaginação procura manipular de maneira reduzida as diferentes definições do
objeto observado.
( ) O desenho de observação apresenta a
condição basilar para uma maior flexibilidade e complexidade da percepção.
( ) A
habilidade mental deve exercitar o pensamento visual no sentido de captar o
maior número de diferentes categorias de ação.
De acordo com as afirmações, a sequência
correta é
A) F, F, V, V,
F.
B) V, V, F, F,
V.
C) F, V, F, F, V.
D)V, F, V, V, F.
3. (CEFETMINAS) Pensando as tendências e as concepções do ensino de arte na Educação
Brasileira, Clarissa M. de Araújo e Everson M. A. Silva desenvolvem seu artigo,
destacando três movimentos ao longo do tempo do ensino da arte, quais sejam, o
Ensino de Arte Pré-Moderna; o Ensino de Arte Moderna, que se subdivide em duas
frentes, a tendência da Expressão e a da Atividade; e o Ensino de Arte
Pós-Moderna. Considerando esse panorama, associe corretamente a tendência à sua
caracterização.
TENDÊNCIA
(1) Ensino de Arte como Técnica
(2) Ensino de Arte como Expressão
(3) Ensino de Arte como Atividade
(4) Ensino de Arte como Conhecimento
CARACTERIZAÇÃO
( )
Cantar músicas da rotina escolar.
( )
Promover experiência terapêutica.
( )
Contribuir para o estudo da ciência.
( )
Representar o processo mental a partir do desenho infantil.
( )
Catequizar os povos da terra, utilizando como instrumento a arte.
( )
Compreender a arte como uma construção social, histórica e cultural.
( )
Preparar apresentações artísticas para a comemoração de datas festivas.
( )
Exercitar a forma na produção de figuras, do desenho do modelo vivo, do
retrato.
( )
Perceber o artístico ligado à cognição como um elemento de manifestação da
razão.
A sequência correta dessa associação é
A) 3, 2, 1, 2, 1, 4, 3, 1, 4.
B) 3, 3, 2, 4,
2, 1, 1, 4, 2.
C) 4, 1, 2, 1,
3, 4, 2, 4, 2.
D) 4, 2, 1, 1,
4, 2, 3, 3, 4.
4. No ensino de música para os anos iniciais na
Educação Básica, é utilizado com frequência o jogo infantil que tem como base
palavras cantadas ou ritmadas.
Este tipo de atividade lúdica sonora é
conhecido como:
A) Pesquisa
Sonora.
B) Cantiga de
Roda.
C) Improviso musical.
D) Encenação
Musical.
E) Brinquedo Cantado.
5. (FEPESE) Ivone Mendes Richter, ao abordar o Multiculturalismo e a Estética do cotidiano
em suas pesquisas, aponta que:
A) o ensino da arte deve se caracterizar por
uma educação predominantemente estética.
B) os padrões
culturais da comunidade e da família não devem ser inseridos na escola.
C) os padrões
estéticos das crianças são construídos a partir de padrões estéticos
masculinos.
D) a arte dita
erudita, ou importante na escola, envolve sempre questões de gênero e
manifestações artísticas populares.
E) a escola deve
construir a compreensão e imersão em outros códigos culturais, uma vez que a
maioria dos alunos não possui padrões estéticos familiares.
GABARITO
1:B - 2:C - 3:A - 4:E - 5:A
0 Comentários