
1. (UFCE) É
comum o uso de imagens nos artefatos gráficos produzidos tanto para tiragens em
larga ou em baixa escala. Em relação ao tratamento e gestão da imagem digital
em softwares gráficos, é correto afirmar:
A) Arquivos do
tipo .AI são vetoriais. Por isso, não podem ser abertos em software de edição
de imagem, como o Adobe Photoshop.
B) A imagem
vetorial não pode ser estruturada por meio de camadas, já que imagens com
camadas são classificadas como bitmap.
C) Com características de software
“paginador”, o Adobe Indesign permite uma gestão das imagens por meio de
vínculos (links), o que permite uma melhor performance n a manipulação do
arquivo diagramado e diálogos de trabalho com outros softwares da suíte Adobe.
D) A
incompatibilidade de diálogo de trabalho entre os softwares Adobe Illustrator,
Adobe Indesign e Adobe Photoshop dificulta a variação de finalização entre
arquivos vetoriais e arquivos bitmaps, sendo possível abrir arquivos do tipo
bitmaps somente no Adobe Photoshop.
E) Em imagens do
tipo vetorial, o designer customiza a imagem, por meio de pontos. Assim,
consegue desenvolver imagens vetoriais com dimensão, escala e estrutura de
acordo com o objetivo da peça gráfica. Em ferramentas como Adobe Ilustrador, o
profissional de design consegue manipular o vetor, mas não exporta em bitmap.
2. (UFCE)
Ferramentas de redes sociais como Facebook e Twitter são cada vez mais comuns n
o cotidiano de produção de peças digitais. Entre essas composições, as chamadas
fanpages do Facebook, aceitam como formatos de arquivos de imagens em
movimento:
A) Arquivos no
formato TIFF e JPEG 2000 são utilizados como formatos de vídeos, por conta da
estrutura natural desses arquivos, os vetores.
B) Os arquivos no formato Graphics
Interchange Format podem ser finalizados no Photoshop, gerando assim, um
arquivo simples de animação amigável para estruturas digitais.
C) Arquivos no
formato Matroska (mkv) não são com patíveis com plataformas digitais, pois são
produzidos por softwares com tratamento de imagens em movimento.
D) Tipos de
arquivo gerados como Portable Document Format são ideais para imagem em
movimento, caso sejam produzidos em softwares gráficos amigáveis à s
plataformas digitais.
E) Arquivos no
formato dat (vídeo DVIX) são compatíveis com páginas eletrônicas como Facebook,
mas devem ser tratados em programas como After Afects, gerando assim, um
arquivo dat amigável com páginas eletrônicas.
3. (UFCE) Entre
os processos de impressão, a pré impressão depende do processo de finalização
do arquivo que deve ser reparado para a produção da prova. Em relação à
produção e aprovação dessa etapa, é correto afirmar:
A) Apesar de
funcionar como um protótipo de impressão, as provas gráficas nã o precisam
acompanhar os acabamentos propostos no projeto gráfico.
B) A prova de
chapa, também conhecida como sherpa, indica possíveis erros de impressão de
forma precisa, sem necessidade de verificação de impressão no papel.
C) Provas de impressão (ou de contrato) que
também são conhecidas como prova de máquinas são realizadas após a preparação
da impressora (tonalidade de cores, registro coincidente e etc.) e garante uma
alta fidelidade em relação as peças gráficas que serão entregues.
D) Provas de
impressão (ou de contrato) que também são conhecidas como prova de máquinas são
realizadas sem necessidade de acompanhamento pelo produtor gráfico, já que o
arquivo gerado, ao ser entregue à gráfica já deve ser codificado com o FDP
brasileiro de impressão.
E) Devido ao
alto custo, provas de impressão são evitadas na indústria gráfica, pois modelos
de impressão digital offset , por exemplo, garantem uma leitura dos dados
criptografados dos arquivos para impressão, sem riscos de erros na preparação
das impressoras. Neste sistema, não existe produção e utilização de uma matriz
de impressão.
4. (CONSULPLAN) Ponto, linha, forma, cor, luminosidade, espaço são elementos das artes
visuais. Através da exploração desses elementos articulados, assinale a
afirmativa correta.
A) O desenho é
um elemento tradicional ensinado nas escolas, sem apresentar muitas
possibilidades de aprendizado.
B) As imagens
formadas através dos elementos das artes visuais não apresentam possibilidades
de transmitirem movimento.
C) Relacionamos bidimensionalidade e
tridimensionalidade, criando texturas, tonalidades, variações entre luz e
sombras, valores cromáticos e movimentos.
D) Se propõe à
exploração de texturas, tonalidade, variações entre luz e sombras, valores
cromáticos e movimento somente em suportes bidimensionais.
5. (CONSULPLAN) Sobre a experiência estética é correto afirmar que
A) é vivenciada
somente nas artes visuais, música e teatro.
B) é importante
somente para aqueles que desejam se dedicar a profissões relacionadas à arte.
C) envolve a cognição, a emoção e a memória e
acontece quando estamos em estado de estesia.
D) acontece
igualmente, para qualquer pessoa, diante de uma obra de arte e somente a beleza
faz parte da mesma.
GABARITO
1:C - 2:B - 3:C - 4:C - 5:C
0 Comentários