
1. (IFB) As
grandes indústrias de corantes e de iluminação produziram cada vez mais
possibilidades cromáticas. Todas as afirmativas relacionadas abaixo estão
corretas, EXCETO:
A) As mensagens
de todos os tipos, sempre mais coloridas, inauguram uma era cultural em que a
luz alucinante e psicodélica das grandes metrópoles contribui para a poluição
visual.
B) A
complementar do vermelho, em cor-luz, é o ciano e, em cor-pigmento, o verde.
C) O vermelho
foi a cor de Dionísio para os pagãos e a do amor divino para os cristãos.
D) Na experiência química, o azul surge do
escurecimento progressivo do branco.
E) Em cor-pigmento,
o amarelo exige como complementar o violeta.
2. (IFB) Para o
estudo da cor, a parte da psicologia que mais interessa é a experimental.
Diante disso, marque a alternativa INCORRETA.
A) Em toda sua
história, a comunicação sempre se valeu de símbolos. Os sinais (sonoros,
visuais ou gestuais) gerados de memorização das formas terminavam por
constituir códigos.
B) O princípio
fundamental comum a todas as correntes psicológicas gestaltistas é o
reconhecimento do valor científico, explicativo e heurístico da aplicação das
noções de estrutura, forma ou totalidade, ao estudo dos fenômenos psicológicos.
C) A corrente
gestaltista é a que exerce maior atração aos comunicadores atuais que utilizam
a forma e a cor como modo de expressão.
D) Para
representar ideias, situações e objetos cada vez mais complexos, os
comunicadores, procurando aperfeiçoar seus códigos, criaram símbolos tão
desenvolvidos que chegaram a rivalizar com a fotografia e com a descrição
analítica.
E) Antigamente, os símbolos empresariais na
sua maioria abstratos, dialogavam muito mais com a Gestalt, demonstrando a
força dessa corrente.
3. (IFB) Os
grandes coloristas de todos os tempos valeram-se da humanização dos cinza-
neutros e dos tons rompidos para elevar ao máximo a vibração de suas cores.
Diante disso, leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
A) Uma cor primária com sua complementar
contém, juntas, todos os elementos cromáticos da natureza, por isso, a mistura
de ambas em equilíbrio óptico produz cinza-neutro.
B) Os tons
rompidos mais comuns são os produzidos pela mistura do vermelho com o laranja,
mais a adição do branco.
C) Quando vários
cinza-neutros estão ao lado da cor violeta, influenciam-se mutuamente, fazendo
com que o cinza escuro pareça mais escuro.
D) Na presença
de um tom puro (no caso o branco), temos a formação do cinza colorido.
E) Quando bem
aplicado, o cinza-neutro provoca a sensação de veladura, da cor- luz em
potencial em ritmo de desenvolvimento
4. (FCC) A arte
enquanto linguagem é constituída por elementos compositivos e cada linguagem
artística possui seus próprios vocábulos. Nas artes visuais há cinco elementos
expressivos fundamentais, com os quais, segundo Fayga Ostrower em Universo da
arte, formulam-se todas as obras visuais nas suas mais diversas variedades de
correntes estilísticas. São eles:
A) linha,
texturas sensoriais, cor, luz e sombra e volumes bidimensionais e
tridimensionais.
B) movimento,
dimensão, temática, profundidade e composição.
C) emoção,
sensibilidade, temática, intenção e criação.
D) composição,
ritmo, estrutura espacial, materiais expressivos e linha.
E) linha, superfície, volume, luz e cor.
5. (CESPE/CEBRASPE) Considerando a mistura das cores, é correto afirmar que a soma das cores
primárias aditivas produz uma cor
A) azul.
B) magenta.
C) preta.
D) branca.
E) violeta.
GABARITO
1:D - 2:E - 3:A - 4:E - 5:D
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