Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL I

1. (Avança SP) Na atualidade, pode-se perceber que as expressões visuais se têm ampliado, realizando novos intercâmbios e criando novas modalidades, dentre as quais:
A) figurinos, fotografia e internet.
B) museu virtual, videoclipe, performance e multimídia.
C) cinema, teatro de sombras e exposição de telas.
D) exposição de telas, stand-up e grafite.
E) clipes musicais, curta metragem, espaços alternativos para exposições.
 
2. (IFPE) Os elementos sintáticos da linguagem visual são fundamentais para a construção dos significados das narrativas visuais, colaborando com os processos de percepção do espectador. Tendo em vista esse tema, relacione as colunas a seguir, marcando a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
1. Equilíbrio
2. Tensão
3. Nivelamento e aguçamento
4. Atração e agrupamento
5. Positivo e Negativo
( ) Relação entre dominância e passividade dos elementos de uma composição.
( ) Estratégia compositiva que provoca o espectador a completar conexões relacionando unidades semelhantes.
( ) Processos de estabilização entre os eixos verticais e horizontais de uma composição visual.
( ) Resultado da relação entre equilíbrio e harmonia.
( ) Estratégia utilizada para ressaltar um propósito e uma intenção. Normalmente se apresenta como um elemento que desestabiliza a harmonia de uma composição.
A) 1 - 2 - 3 - 4 - 5
B) 4 - 5 - 1 - 3 - 2
C) 5 - 4 - 3 - 2 - 1
D) 1 - 4 - 5 - 3 - 2
E) 5 - 4 - 1 - 3 – 2
 
3. (IFPE) Uma composição visual é composta a partir de uma lista básica de elementos, que também são conhecidos como estruturas morfológicas da linguagem visual. Analise as alternativas a seguir, assinalando a que traz informações CORRETAS sobre o assunto.
A) A forma é o resultado da ação das linhas. Nos estudos da linguagem visual, há representações básicas: quadrado, retângulo e triângulo.
B) O ponto é a unidade da composição visual mais complexa e é conhecido por sua forma arredondada.
C) A linha é o resultado da proximidade entre pontos. Ela é o elemento responsável pelo movimento de uma composição.
D) A cor é bastante utilizada em mensagens visuais, embora não estabeleça nenhuma relação com emoções humanas.
E) A textura é o resultado de variações mínimas na superfície de uma composição. Por estar relacionada ao tato, não é utilizada em desenhos e pinturas, apenas em esculturas.
 
4. (IFPE) “Diferente do projeto modernista, que na década de 1920 tinha como foco principal a construção da nação, interessando-lhe tudo o que dizia respeito à brasilidade e ao “abrasileiramento dos brasileiros”, como dizia Mario de Andrade, em 1950, o Concretismo renuncia à busca por um espírito nacional a caminho de si mesmo e, nos seus próprios contornos, tenta romper com o círculo de ferro imposto pela herança do programa das gerações anteriores para legitimar, no seu próprio tempo, concepções igualitárias, universalistas e progressistas.”
BÔAS, Glácia Kruse Villas. Concretismo. In: BARCINSKI, Fabiana Werneck. (org.) Sobre arte brasileira: da Pré-História aos anos 1960. Edições SESC São Paulo. Editora WMF Martins Fontes, 2015. p. 263 - 292.
Tendo em vista o contexto da produção de artes visuais no Brasil, na década de 1950, e as características estéticas das produções concretas, assinale a alternativa CORRETA.
A) O Concretismo renunciou às representações figurativas, demonstrando mais interesse pela forma, linha, cor e pelo plano, considerados elementos universais.
B) Embora os artistas concretistas não fossem figurativos, eles buscavam através da cor e da forma uma identidade brasileira, como faziam os artistas modernos.
C) Não interessa aos artistas concretos romper com a construção renascentista do espaço estruturada na perspectiva.
D) O Concretismo no Brasil foi contemporâneo à criação e ao desenvolvimento de muitos espaços expositivos. Contudo, seu espírito progressista não enxergava nesses espaços uma possibilidade de expor seus trabalhos.
E) O estilo de arte concreta se fortaleceu no Brasil a partir do pensamento homogêneo dos artistas que o integravam.
 
5. (UECE) Considerando que os códigos são elementos das estruturas das diversas linguagens artísticas e é através deles que produzimos e interpretamos processos de comunicação em arte, analise as seguintes afirmações sobre estética e códigos em artes visuais:
I. São estruturas morfológicas: ponto, linha, forma, plano, textura, cores (primária, secundária, complementar, quente, fria), entre outras.
II. As estruturas sintáticas são as seguintes: efeitos de movimento, ritmo, peso e direção visual, efeitos de volume, profundidade espacial, representação em perspectiva, entre outras.
III. Os fundamentos da linguagem visual formam o conteúdo do ensino de artes visuais dos currículos de ensino superior, com base nos quais são montados os de ensinos fundamental e médio.
Está correto o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I e II apenas.
C) I e III apenas.
D) II e III apenas.

GABARITO
1:B - 2:E - 3:C - 4:A - 5:A


 

Postar um comentário

1 Comentários