1. (Avança SP) Na atualidade, pode-se perceber que as expressões visuais se têm
ampliado, realizando novos intercâmbios e criando novas modalidades, dentre as
quais:
A) figurinos,
fotografia e internet.
B) museu virtual, videoclipe, performance e
multimídia.
C) cinema,
teatro de sombras e exposição de telas.
D) exposição de
telas, stand-up e grafite.
E) clipes
musicais, curta metragem, espaços alternativos para exposições.
2. (IFPE) Os
elementos sintáticos da linguagem visual são fundamentais para a construção dos
significados das narrativas visuais, colaborando com os processos de percepção
do espectador. Tendo em vista esse tema, relacione as colunas a seguir,
marcando a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
1. Equilíbrio
2. Tensão
3. Nivelamento e
aguçamento
4. Atração e
agrupamento
5. Positivo e
Negativo
( ) Relação entre dominância e passividade
dos elementos de uma composição.
( ) Estratégia compositiva que provoca o
espectador a completar conexões relacionando unidades semelhantes.
( ) Processos de estabilização entre os eixos
verticais e horizontais de uma composição visual.
( ) Resultado da relação entre equilíbrio e
harmonia.
( ) Estratégia utilizada para ressaltar um
propósito e uma intenção. Normalmente se apresenta como um elemento que
desestabiliza a harmonia de uma composição.
A) 1 - 2 - 3 - 4
- 5
B) 4 - 5 - 1 - 3
- 2
C) 5 - 4 - 3 - 2
- 1
D) 1 - 4 - 5 - 3
- 2
E) 5 - 4 - 1 - 3 – 2
3. (IFPE) Uma
composição visual é composta a partir de uma lista básica de elementos, que
também são conhecidos como estruturas morfológicas da linguagem visual. Analise
as alternativas a seguir, assinalando a que traz informações CORRETAS sobre o
assunto.
A) A forma é o
resultado da ação das linhas. Nos estudos da linguagem visual, há
representações básicas: quadrado, retângulo e triângulo.
B) O ponto é a
unidade da composição visual mais complexa e é conhecido por sua forma
arredondada.
C) A linha é o resultado da proximidade entre
pontos. Ela é o elemento responsável pelo movimento de uma composição.
D) A cor é
bastante utilizada em mensagens visuais, embora não estabeleça nenhuma relação
com emoções humanas.
E) A textura é o
resultado de variações mínimas na superfície de uma composição. Por estar
relacionada ao tato, não é utilizada em desenhos e pinturas, apenas em
esculturas.
4. (IFPE)
“Diferente do projeto modernista, que na década de 1920 tinha como foco
principal a construção da nação, interessando-lhe tudo o que dizia respeito à
brasilidade e ao “abrasileiramento dos brasileiros”, como dizia Mario de
Andrade, em 1950, o Concretismo renuncia à busca por um espírito nacional a
caminho de si mesmo e, nos seus próprios contornos, tenta romper com o círculo
de ferro imposto pela herança do programa das gerações anteriores para
legitimar, no seu próprio tempo, concepções igualitárias, universalistas e
progressistas.”
BÔAS, Glácia Kruse Villas. Concretismo. In:
BARCINSKI, Fabiana Werneck. (org.) Sobre arte brasileira: da Pré-História aos
anos 1960. Edições SESC São Paulo. Editora WMF Martins Fontes, 2015. p. 263 -
292.
Tendo em vista o contexto da produção de
artes visuais no Brasil, na década de 1950, e as características estéticas das
produções concretas, assinale a alternativa CORRETA.
A) O Concretismo renunciou às representações
figurativas, demonstrando mais interesse pela forma, linha, cor e pelo plano,
considerados elementos universais.
B) Embora os
artistas concretistas não fossem figurativos, eles buscavam através da cor e da
forma uma identidade brasileira, como faziam os artistas modernos.
C) Não interessa
aos artistas concretos romper com a construção renascentista do espaço
estruturada na perspectiva.
D) O Concretismo
no Brasil foi contemporâneo à criação e ao desenvolvimento de muitos espaços
expositivos. Contudo, seu espírito progressista não enxergava nesses espaços
uma possibilidade de expor seus trabalhos.
E) O estilo de
arte concreta se fortaleceu no Brasil a partir do pensamento homogêneo dos
artistas que o integravam.
5. (UECE)
Considerando que os códigos são elementos das estruturas das diversas
linguagens artísticas e é através deles que produzimos e interpretamos
processos de comunicação em arte, analise as seguintes afirmações sobre
estética e códigos em artes visuais:
I. São
estruturas morfológicas: ponto, linha, forma, plano, textura, cores (primária,
secundária, complementar, quente, fria), entre outras.
II. As estruturas
sintáticas são as seguintes: efeitos de movimento, ritmo, peso e direção
visual, efeitos de volume, profundidade espacial, representação em perspectiva,
entre outras.
III. Os
fundamentos da linguagem visual formam o conteúdo do ensino de artes visuais
dos currículos de ensino superior, com base nos quais são montados os de
ensinos fundamental e médio.
Está correto o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I e II
apenas.
C) I e III
apenas.
D) II e III
apenas.
GABARITO
1:B - 2:E - 3:C - 4:A - 5:A
1 Comentários
Muito bem
ResponderExcluir