
1. (FCC) O corpo
como suporte na comunicação da dança tem significados e funções que se definem
por regiões, partes do corpo:
I. o torso é o
centro expressivo da dança, com a respiração.
II. os braços e
as pernas produzem um vocabulário de gestos.
III. as articulações
permitem uma variedade de movimentos, elasticidade e força.
IV. a coluna
vertebral dá a noção do eixo corporal.
Está correto o que se afirma em
A) I, II e IV,
apenas.
B) I e III,
apenas.
C) II e IV,
apenas.
D) I, II e III,
apenas.
E) I, II, III e IV.
2. (FCC)
Considere:
Nome
I. Ivaldo
Bertazzo
II. Kurt Jooss
III. Merce
Cunningham
Obra
a. Brasileiro,
autor da coreografia Milágrimas, dirige a Escola do Movimento.
b. Alemão, autor
da coreografia A Mesa Verde, aluno de Rudolf Von Laban.
c. Francês,
autor da coreografia A bela Adormecida, aluno de M.Petipá.
d.
Norte-americano, aluno de Martha Graham, trabalhou com músicas de John Cage.
Assinale a associação correta entre Nome e
Obra.
A) I-a, II-b, III-d.
B) I-a, II-b,
III-d.
C) I-c, II-d,
III-b.
D) I-d, II-c, III-a.
E) Id, II-c,
III-b.
3. (FCC) Em
História da Dança, publicado em Escola em Cena, no Programa Cultura é
Currículo, a autora Rosana van Langendonck oferece características da dança
contemporânea, tais como:
I. não impõe
modelos rígidos; os corpos dos artistas não têm um padrão pré-estabelecido, bem
com os tipos físicos, podendo ser gordos, magros, altos, baixos e de diferentes
etnias.
II. rejeita as
sapatilhas de ponta usadas no balé, símbolo sagrado da dança clássica; os
bailarinos dançam exclusivamente com os pés descalços.
III. os trabalhos
incorporam novos movimentos e não mais os movimentos convencionais do balé ou
das técnicas de dança moderna.
IV. a narrativa é
fragmentada; o público é convidado a colocar os pedaços juntos e extrair um
significado para o trabalho de dança, por meio da fruição dos espetáculos.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) II, III e IV.
B) II e IV.
C) I e III.
D) I, III e IV.
E) I, II e III.
4. (AEDB)
Valorizar as manifestações artísticas em dança é importante porque desenvolve
competências para:
A) aperfeiçoar conhecimentos sobre
dançarinos, coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que
contribuíram para história da dança nacional reconhecendo e contextualizando as
diferentes opções;
B) utilizar
diferentes fontes para improvisação em dança;
C) trabalhar com
as transições possíveis da improvisação à composição coreográfica;
D) fruir
diversas danças e saber perceber as relações entre as diferentes fontes
utilizadas nas composições;
E) dançar de
maneira mais aperfeiçoada.
5. (FCC) Para a
educação do próprio professor de dança em seus aspectos pedagógicos, saber
história da dança é importante para
A) organizar as
aulas com práticas de dança clássica do passado para releitura no presente.
B) enfatizar nos
conteúdos programáticos, selecionando e inserindo nas aulas um artista
bailarino ou coreógrafo e sua metodologia de preparação corporal.
C) preparar uma sequência
de aulas que leve os alunos a conhecer a dança de diferentes épocas e seu
contexto étnico, social e cultural.
D) exercitar as
coreografias de diferentes épocas e propostas de avaliação em dança.
E) fundamentar a prática docente, da montagem
da "rede de saberes" às metodologias e propostas de avaliação em
dança.
6. (FCC) Dentre
os conteúdos específicos do ensino de dança, há dois processos que mais
permitem aos alunos experimentar, sentir, articular e pensar a dança como
criadores e sujeitos do mundo. São eles:
A) os saberes de
anatomia e a dança criativa.
B) o movimento
expressivo e a improvisação de danças populares.
C) a atividade
corporal e a composição coreográfica.
D) improvisação e a composição coreográfica.
E) a preparação
corporal e a expressão corporal.
7. A dança, só
muito recentemente, foi inserida como conteúdo nos currículos escolares, como
prática pedagógica sistematizada. As atividades de dança como manifestação da
cultura corporal no currículo escolar se mostram diferentes daquelas que são
propostas pela educação física, porque não se tratam de técnicas esportivas,
nem têm caráter competitivo. Ao contrário, o corpo expressa suas emoções e
estas podem ser compartilhadas. Alguns dos conteúdos específicos da dança são:
A) Coreologia,
cenografia e técnicas de sapateado.
B) História,
sociologia, fisiologia e anatomia.
C) Coreologia, consciência corporal e
condicionamento físico.
D) História,
antropologia e cinesiologia.
GABARITO
1:E - 2:A - 3:D - 4:A - 5:E - 6:D - 7:C
0 Comentários