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QUESTÕES SOBRE DANÇAS V

 

1. (FCC) O corpo como suporte na comunicação da dança tem significados e funções que se definem por regiões, partes do corpo:
I. o torso é o centro expressivo da dança, com a respiração.
II. os braços e as pernas produzem um vocabulário de gestos.
III. as articulações permitem uma variedade de movimentos, elasticidade e força.
IV. a coluna vertebral dá a noção do eixo corporal.
Está correto o que se afirma em
A) I, II e IV, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.
 
2. (FCC) Considere:
Nome
I. Ivaldo Bertazzo
II. Kurt Jooss
III. Merce Cunningham
Obra
a. Brasileiro, autor da coreografia Milágrimas, dirige a Escola do Movimento.
b. Alemão, autor da coreografia A Mesa Verde, aluno de Rudolf Von Laban.
c. Francês, autor da coreografia A bela Adormecida, aluno de M.Petipá.
d. Norte-americano, aluno de Martha Graham, trabalhou com músicas de John Cage.
Assinale a associação correta entre Nome e Obra.
A) I-a, II-b, III-d.
B) I-a, II-b, III-d.
C) I-c, II-d, III-b.
D) I-d, II-c, III-a.
E) Id, II-c, III-b.
 
3. (FCC) Em História da Dança, publicado em Escola em Cena, no Programa Cultura é Currículo, a autora Rosana van Langendonck oferece características da dança contemporânea, tais como:
I. não impõe modelos rígidos; os corpos dos artistas não têm um padrão pré-estabelecido, bem com os tipos físicos, podendo ser gordos, magros, altos, baixos e de diferentes etnias.
II. rejeita as sapatilhas de ponta usadas no balé, símbolo sagrado da dança clássica; os bailarinos dançam exclusivamente com os pés descalços.
III. os trabalhos incorporam novos movimentos e não mais os movimentos convencionais do balé ou das técnicas de dança moderna.
IV. a narrativa é fragmentada; o público é convidado a colocar os pedaços juntos e extrair um significado para o trabalho de dança, por meio da fruição dos espetáculos.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) II, III e IV.
B) II e IV.
C) I e III.
D) I, III e IV.
E) I, II e III.
 
4. (AEDB) Valorizar as manifestações artísticas em dança é importante porque desenvolve competências para:
A) aperfeiçoar conhecimentos sobre dançarinos, coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuíram para história da dança nacional reconhecendo e contextualizando as diferentes opções;
B) utilizar diferentes fontes para improvisação em dança;
C) trabalhar com as transições possíveis da improvisação à composição coreográfica;
D) fruir diversas danças e saber perceber as relações entre as diferentes fontes utilizadas nas composições;
E) dançar de maneira mais aperfeiçoada.
 
5. (FCC) Para a educação do próprio professor de dança em seus aspectos pedagógicos, saber história da dança é importante para
A) organizar as aulas com práticas de dança clássica do passado para releitura no presente.
B) enfatizar nos conteúdos programáticos, selecionando e inserindo nas aulas um artista bailarino ou coreógrafo e sua metodologia de preparação corporal.
C) preparar uma sequência de aulas que leve os alunos a conhecer a dança de diferentes épocas e seu contexto étnico, social e cultural.
D) exercitar as coreografias de diferentes épocas e propostas de avaliação em dança.
E) fundamentar a prática docente, da montagem da "rede de saberes" às metodologias e propostas de avaliação em dança.
 
6. (FCC) Dentre os conteúdos específicos do ensino de dança, há dois processos que mais permitem aos alunos experimentar, sentir, articular e pensar a dança como criadores e sujeitos do mundo. São eles:
A) os saberes de anatomia e a dança criativa.
B) o movimento expressivo e a improvisação de danças populares.
C) a atividade corporal e a composição coreográfica.
D) improvisação e a composição coreográfica.
E) a preparação corporal e a expressão corporal.
 
7. A dança, só muito recentemente, foi inserida como conteúdo nos currículos escolares, como prática pedagógica sistematizada. As atividades de dança como manifestação da cultura corporal no currículo escolar se mostram diferentes daquelas que são propostas pela educação física, porque não se tratam de técnicas esportivas, nem têm caráter competitivo. Ao contrário, o corpo expressa suas emoções e estas podem ser compartilhadas. Alguns dos conteúdos específicos da dança são:
A) Coreologia, cenografia e técnicas de sapateado.
B) História, sociologia, fisiologia e anatomia.
C) Coreologia, consciência corporal e condicionamento físico.
D) História, antropologia e cinesiologia.


GABARITO
1:E - 2:A - 3:D - 4:A - 5:E - 6:D - 7:C


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