Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE DANÇA – ARTES II

 

1. (FEPESE) A Base Nacional Comum Curricular apresenta diferentes objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades em cada unidade temática. Nesse sentido, relacione as colunas abaixo, tendo como referência o ensino de Dança nos anos finais.
Coluna 1 Objetos de Conhecimento
1. Contextos e práticas
2. Elementos da linguagem
3. Processos de criação
Coluna 2 Habilidades
( ) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.
(  ) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
(  ) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A) 1 - 2 - 3
B) 1 - 3 - 2
C) 2 - 1 - 3
D) 3 - 1 - 2
E) 3 - 2 - 1
 
2. (FEPESE) A dança improvisação é considerada pelos estudiosos desta área como uma manifestação da dança contemporânea que perpassa pelas motivações:
A) Espetáculo, reflexão e avaliação.
B) Expressão, recreação e espetáculo.
C) Criatividade, aprendizado e apresentação.
D) Reprodução, ludicidade e autonomia.
E) Recreação, adaptação e ruptura.
 
3. (FEPESE) As danças afro-brasileiras possuem muitas variantes, entre elas está a Dança de Roda, ocorrente na ilha de Marajó e litoral atlântico do Pará, que se estende ao Amapá e Maranhão.
Esta Dança é conduzida principalmente ao som de tambores conhecidos como curimbós, caracaxás, reco-recos, às vezes acrescida de outros instrumentos, com canto solista e coro, tendo como coreografia a base em movimentos giratórios do corpo, como bamboleios e umbigadas.
A) Calango
B) Bate-baú
C) Caxambu
D) Bambelô
E) Carimbó
 
4. (FEPESE) No Brasil, as Congadas podem ser descritas como:
A) Bailado guerreiro de origem africana, dançado com bastões, típico do Recôncavo Baiano.
B) Danças dramáticas dos africanos Bantos, desenvolvidas a partir de episódios históricos, em várias partes do Brasil.
C) Folguedos Bantos desenvolvidos no Nordeste, a partir do Recife, com base nos cortejos de coroação de reis e rainhas africanos, sob a proteção da Igreja Católica, à época da escravidão.
D) Bailado guerreiro do Sudeste brasileiro, desenvolvido especialmente em comunidades negras de Minas Gerais.
E) Forma de expressão cultural que mistura dança, luta, música, jogo. Nela são encenados golpes e movimentos acompanhados por músicas e palmas no ritmo do berimbau.
 
5. (FEPESE) Segundo os estudos contemporâneos no ensino de Dança, a relação da Dança com a deficiência é um extraordinário campo, por meio do qual podem ser exploradas as construções sobrepostas de:
A) Instrumento de criação coletiva e subjetividade.
B) Produto cultural, leitura estética e limite espacial.
C) Objeto cênico de expressão e comunicação humana.
D) Manifestação individual e elemento de intervenção plástica.
E) Habilidade física do corpo, subjetividade e visibilidade cultural.


GABARITO
1:E - 2:B - 3:E - 4:B - 5:E


Postar um comentário

0 Comentários