
1. (FEPESE) A Base Nacional Comum Curricular apresenta
diferentes objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades em cada
unidade temática. Nesse sentido, relacione as colunas abaixo, tendo como
referência o ensino de Dança nos anos finais.
Coluna 1 Objetos de Conhecimento
1. Contextos e práticas
2. Elementos da linguagem
3. Processos de criação
Coluna 2 Habilidades
( ) Discutir as
experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros
contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.
( ) Explorar elementos constitutivos do
movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o
desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e
contemporânea.
( ) Pesquisar e analisar diferentes formas de
expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando
composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas.
Assinale a alternativa
que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A) 1 - 2 - 3
B) 1 - 3 - 2
C) 2 - 1 - 3
D) 3 - 1 - 2
E) 3 - 2 - 1
2. (FEPESE) A dança improvisação é considerada pelos estudiosos
desta área como uma manifestação da dança contemporânea que perpassa pelas
motivações:
A) Espetáculo, reflexão e avaliação.
B) Expressão, recreação e espetáculo.
C) Criatividade, aprendizado e apresentação.
D) Reprodução, ludicidade e autonomia.
E) Recreação, adaptação e ruptura.
3. (FEPESE) As danças afro-brasileiras possuem muitas
variantes, entre elas está a Dança de Roda, ocorrente na ilha de Marajó e
litoral atlântico do Pará, que se estende ao Amapá e Maranhão.
Esta Dança é
conduzida principalmente ao som de tambores conhecidos como curimbós,
caracaxás, reco-recos, às vezes acrescida de outros instrumentos, com canto
solista e coro, tendo como coreografia a base em movimentos giratórios do
corpo, como bamboleios e umbigadas.
A) Calango
B) Bate-baú
C) Caxambu
D) Bambelô
E) Carimbó
4. (FEPESE) No Brasil, as Congadas podem ser descritas como:
A) Bailado guerreiro de origem africana, dançado com bastões, típico do
Recôncavo Baiano.
B) Danças dramáticas dos africanos Bantos,
desenvolvidas a partir de episódios históricos, em várias partes do Brasil.
C) Folguedos Bantos desenvolvidos no Nordeste, a partir do Recife, com base
nos cortejos de coroação de reis e rainhas africanos, sob a proteção da Igreja
Católica, à época da escravidão.
D) Bailado guerreiro do Sudeste brasileiro, desenvolvido especialmente em
comunidades negras de Minas Gerais.
E) Forma de expressão cultural que mistura dança, luta, música, jogo. Nela
são encenados golpes e movimentos acompanhados por músicas e palmas no ritmo do
berimbau.
5. (FEPESE) Segundo os estudos contemporâneos no ensino de
Dança, a relação da Dança com a deficiência é um extraordinário campo, por meio
do qual podem ser exploradas as construções sobrepostas de:
A) Instrumento de criação coletiva e subjetividade.
B) Produto cultural, leitura estética e limite espacial.
C) Objeto cênico de expressão e comunicação humana.
D) Manifestação individual e elemento de intervenção plástica.
E) Habilidade física do corpo, subjetividade
e visibilidade cultural.
GABARITO
1:E - 2:B - 3:E - 4:B - 5:E
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