
1. (FUNCAB) Os
gostos e os repertórios artísticos e culturais que, presentes no cotidiano
educativo, dizem da sociedade e das culturas devem ser levados em conta na ação
pedagógica do professor, pois, é fato que:
A) é
imprescindível uma qualificação mais adequada e justa em arte.
B) atrás de um gosto há sempre um sujeito,
uma história e práticas culturais.
C) há aspectos
mobilizadores na formação estética e artística de crianças.
D) a preparação
do professor possibilitará maior envolvimento dos alunos.
E) são necessárias
as discussões periódicas a respeito dos saberes artísticos.
2. (FUNCAB) Os
resultados de um aprendizado multicultural, no ensino de arte, para os alunos,
agrupam-se em três áreas principais:
A) conhecimento específico do conteúdo em
artes, entendimento entre culturas e métodos de ensino aprendizagem em arte.
B) entendimento
de jeitos e técnicas, representações de suas emoções-ideias e trabalho
pedagógico do professor de arte.
C) absorção do
patrimônio cultural e arquitetônico, cópia do que é meramente apresentado e
descoberta de como perceber.
D) visualização
de diversos materiais e técnicas, atividades lúdico-terapêuticas e linguagem
acessível para o aprendizado.
E) imagens e
objetos selecionados a partir do cotidiano do aluno, mobilização da criança e
análise de ilustrações.
3. (CONSULPLAN) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) em relação
ao ensino da arte no currículo escolar nos anos 70 é correto afirmar, EXCETO:
A) A arte é incluída no currículo escolar com
o título de Educação Artística e considerada disciplina.
B) Privilegia-se
a execução de tarefas pré-fixadas e distribuídas em planejamentos desvinculados
na realidade da escola e do aluno.
C) Os
Professores passam a atuar em todas as linguagens artísticas independentemente
de sua formação e habilitação.
D) Em seu ensino
e aprendizagem, foram mantidas as decisões curriculares oriundas do ideário do
início a meados do século XX.
E) Conhecer mais
profundamente cada uma das modalidades artísticas, as articulações entre elas e
artistas, objetos artísticos e suas histórias não faziam parte de decisões
curriculares.
4. (NCE) Nos
"Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª série) - Volume 6:
Artes", uma vez que são sugeridos dois tempos semanais para cada
modalidade artística na grade curricular, a interdisciplinaridade é recomendada
como uma solução para:
A) a exclusão
dessas modalidades do currículo escolar;
B) a inclusão de
apenas uma destas modalidades no currículo escolar;
C) a inclusão de todas as linguagens artísticas
no currículo escolar;
D) que apenas a
Música integre o currículo escolar;
E) que apenas as
Artes Visuais integrem o currículo escolar.
5. (AEDB) O ensino da
arte através de projetos:
A) é a melhor
forma de aprofundar conhecimentos específicos;
B) é importante
apenas para se trabalhar datas cívicas;
C) deve ocupar apenas uma parte do
planejamento;
D) é uma maneira
inadequada de se trabalhar a interdisciplinaridade;
E) é a única
forma de trabalhar com arte na escola.
GABARITO
1:B - 2:A - 3:A - 4:C - 5:C
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