Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE CURRÍCULO DE ARTE V

 

1. (FUNCAB) Os gostos e os repertórios artísticos e culturais que, presentes no cotidiano educativo, dizem da sociedade e das culturas devem ser levados em conta na ação pedagógica do professor, pois, é fato que:
A) é imprescindível uma qualificação mais adequada e justa em arte.
B) atrás de um gosto há sempre um sujeito, uma história e práticas culturais.
C) há aspectos mobilizadores na formação estética e artística de crianças.
D) a preparação do professor possibilitará maior envolvimento dos alunos.
E) são necessárias as discussões periódicas a respeito dos saberes artísticos.
 
2. (FUNCAB) Os resultados de um aprendizado multicultural, no ensino de arte, para os alunos, agrupam-se em três áreas principais:
A) conhecimento específico do conteúdo em artes, entendimento entre culturas e métodos de ensino aprendizagem em arte.
B) entendimento de jeitos e técnicas, representações de suas emoções-ideias e trabalho pedagógico do professor de arte.
C) absorção do patrimônio cultural e arquitetônico, cópia do que é meramente apresentado e descoberta de como perceber.
D) visualização de diversos materiais e técnicas, atividades lúdico-terapêuticas e linguagem acessível para o aprendizado.
E) imagens e objetos selecionados a partir do cotidiano do aluno, mobilização da criança e análise de ilustrações.
 
3. (CONSULPLAN) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) em relação ao ensino da arte no currículo escolar nos anos 70 é correto afirmar, EXCETO:
A) A arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística e considerada disciplina.
B) Privilegia-se a execução de tarefas pré-fixadas e distribuídas em planejamentos desvinculados na realidade da escola e do aluno.
C) Os Professores passam a atuar em todas as linguagens artísticas independentemente de sua formação e habilitação.
D) Em seu ensino e aprendizagem, foram mantidas as decisões curriculares oriundas do ideário do início a meados do século XX.
E) Conhecer mais profundamente cada uma das modalidades artísticas, as articulações entre elas e artistas, objetos artísticos e suas histórias não faziam parte de decisões curriculares.
 
4. (NCE) Nos "Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª série) - Volume 6: Artes", uma vez que são sugeridos dois tempos semanais para cada modalidade artística na grade curricular, a interdisciplinaridade é recomendada como uma solução para:
A) a exclusão dessas modalidades do currículo escolar;
B) a inclusão de apenas uma destas modalidades no currículo escolar;
C) a inclusão de todas as linguagens artísticas no currículo escolar;
D) que apenas a Música integre o currículo escolar;
E) que apenas as Artes Visuais integrem o currículo escolar.
 
5. (AEDB) O ensino da arte através de projetos:
A) é a melhor forma de aprofundar conhecimentos específicos;
B) é importante apenas para se trabalhar datas cívicas;
C) deve ocupar apenas uma parte do planejamento;
D) é uma maneira inadequada de se trabalhar a interdisciplinaridade;
E) é a única forma de trabalhar com arte na escola.


GABARITO
1:B - 2:A - 3:A - 4:C - 5:C



Postar um comentário

0 Comentários