Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE CURRÍCULO DE ARTE III

 

1. (FUNCAB) Para que a arte seja entendida como um importante processo no aprendizado infantil, ela precisa ser (re)significada como a manifestação da:
A) lógica e raciocínio.
B) dialética e inteligência.
C) linguagem e repetição.
D) cultura e lógica.
E) expressão e linguagem.
 
2. (FUNCAB) Para que a criança seja sujeito ativo no seu processo de criação e autoria, o professor deve:
A) desenvolver habilidades.
B) diferenciar os alunos com dons.
C) valorizar o produto final.
D) privilegiar o processo de criação.
E) estabelecer técnicas dirigidas.
 
3. (FUNCAB) O tema pluralidade cultural é proposto pela atual legislação como um tema transversal no ensino da arte. Essa proposta tem como principal intenção:
A) estudar as linguagens artísticas de outros países.
B) cultivar na escola temas referentes ao Brasil.
C) estudar as diferentes manifestações artísticas.
D) fazer com que os alunos troquem conhecimentos.
E) conhecer o folclore de outros países.
 
4. (FUNCAB) A formação do professor de arte deve ser ampla, pois envolve não só conhecer a criança e seu desenvolvimento, como também:
A) registros fotográficos de trabalhos em educação infantil com ênfase nas qualidades técnicas das atividades artísticas praticadas pelas crianças.
B) metodologias que conscientizem o valor da arte acadêmica e componentes técnicos que possam contribuir para o trabalho artístico dos alunos
C) roteiros flexíveis de curso e de aulas de arte junto aos alunos e programas que apareçam de forma dosada os conceitos estéticos e culturais.
D) teorias que dão suporte à prática de ensino e aprendizagem e de didáticas específicas, conexões entre si e conexões com uma didática geral.
E) a articulação de tópicos de conteúdos em arte com atividades lúdicas e instigantes que favoreçam a capacidade de cópia de obras consagradas.
 
5. (FUNCAB) A criança ao entrar em contato com os objetos, rapidamente começa a interagir com o mundo sonoro, que é o embrião da música, e, nessa medida, qualquer objeto que produz ruído torna-se para ela:
A) um instrumento musical capaz de prender sua atenção.
B) uma nutrição estética capaz de total concentração.
C) uma leitura de seus próprios dilemas mentais.
D) um olhar crítico diante de toda a produção realizada.
E) um aprendizado diante da aceitação da sociedade.

 GABARITO
1:E - 2:D - 3:C - 4:D - 5:A


Postar um comentário

0 Comentários