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QUESTÕES SOBRE CURRÍCULO DE ARTE II

 

1. (FCC) Os territórios de arte e cultura não têm fronteiras rígidas. Como um outro modo de olhar para a arte como objeto de estudo no contexto escolar, cada território oferece um foco específico que se conecta com os demais:
I. Território dos Saberes Estéticos e Culturais o foco é ampliar o pensamento sobre a arte e seu sistema simbólico ou social, oferecendo outras referências para interpretação da cultura e da arte.
II. Território das Linguagens Artísticas o foco são as matérias e os elementos da visualidade que criam poéticas singulares.
III. Território da Materialidade o foco são as técnicas tradicionais e a experimentação de materiais e a leitura da forma.
IV. Território de Processos de Criação o foco é o próprio processo de criação, tanto do artista como do aprendiz.
V. Território de Forma-conteúdo o foco é aguçar o olhar sobre a forma conjugada com a matéria, na procura pela expressão ligada aos significados que imprime cada artista.
VI. Território de Patrimônio Cultural o foco é a ampliação do olhar acerca da cultura e das heranças culturais que marcam e dão referência sobre quem somos.
VII. Território de Mediação Cultural o foco é o estudo sobre a experiência estética e os modos de provocar essa experiência, tanto nas instituições culturais quanto no espaço da escola.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I, III, V, VI, VII.
B) I, II, IV, VI, VII.
C) I, II, III, VI, VII.
D) I, III, IV, VI, VII.
E) I, IV, V, VI, VII.
 
2.(CONCEPÇÃO Consultoria Técnica Especializada) Se nós pretendemos contribuir para a formação de cidadãos conhecedores da arte e para a melhoria da qualidade da educação escolar artística e estética, é preciso que nós organizemos nossas propostas de tal modo que a arte esteja presente nas aulas de arte e se mostre significativa na vida das crianças e jovens. (Texto adaptado) (FUSARI, M.F.R.; FERRAZ, M. H. C. T. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Editora Cortez, 2ª. ed.)
Analise as proposições seguintes:
I. “Ensino de artes” deve ser discutido e trabalhado em sala de aula, como parte integrante do currículo escolar.
II. “Ensino de artes” é de fundamental importância para desenvolver habilidades no aluno, portanto, o professor precisa definir claramente os instrumentos metodológicos adequados no processo de ensino.
III. “Ensinar artes” torna-se prescindível para que outras linguagens sejam criadas e recriadas na vida dos indivíduos que estão em formação.
Está(ão) correta(s):
A) I apenas.
B) II apenas.
C) I e II apenas.
D) II e III apenas.
E) I, II e III.
 
3. (CETRO) Os três eixos norteadores da aprendizagem, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte no Ensino Fundamental, são
A) fruição, leitura e contextualização.
B) produção, estética e cultura.
C) fruição, contextualização e estética.
D) produção, fruição e contextualização.
 
4. (FUNCAB) De acordo com a legislação educacional em vigor, o Professor de Arte é um professor polivalente, pois sua formação deve abranger as quatro linguagens. São elas:
A) desenho, artes visuais, artes cênicas e dança.
B) artes visuais, teatro, dança e música.
C) artes cênicas, teatro, dança e música.
D) educação musical, desenho, fotografia e dança.
E) canto, artes plásticas, escultura e dança.
 
5. (FUNCAB) Fornecer acesso à aprendizagem das diversas linguagens da arte, desde a Educação Infantil, é lutar por uma formação estética, que possibilite à criança:
A) conhecer obras de pintores famosos.
B) escolher os conhecimentos que serão adquiridos.
C) ampliar seu universo cultural.
D) usar variadas técnicas no ato da criação.
E) definir qual linguagem artística seguirá.


GABARITO
1:E - 2:C - 3:D - 4:B - 5:C


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