
1. (FCC) Os
territórios de arte e cultura não têm fronteiras rígidas. Como um outro modo de
olhar para a arte como objeto de estudo no contexto escolar, cada território
oferece um foco específico que se conecta com os demais:
I. Território
dos Saberes Estéticos e Culturais o foco é ampliar o pensamento sobre a arte e
seu sistema simbólico ou social, oferecendo outras referências para
interpretação da cultura e da arte.
II. Território
das Linguagens Artísticas o foco são as matérias e os elementos da visualidade
que criam poéticas singulares.
III. Território da
Materialidade o foco são as técnicas tradicionais e a experimentação de
materiais e a leitura da forma.
IV. Território de
Processos de Criação o foco é o próprio processo de criação, tanto do artista
como do aprendiz.
V. Território de
Forma-conteúdo o foco é aguçar o olhar sobre a forma conjugada com a matéria,
na procura pela expressão ligada aos significados que imprime cada artista.
VI. Território de
Patrimônio Cultural o foco é a ampliação do olhar acerca da cultura e das
heranças culturais que marcam e dão referência sobre quem somos.
VII. Território de
Mediação Cultural o foco é o estudo sobre a experiência estética e os modos de
provocar essa experiência, tanto nas instituições culturais quanto no espaço da
escola.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I, III, V,
VI, VII.
B) I, II, IV,
VI, VII.
C) I, II, III,
VI, VII.
D) I, III, IV,
VI, VII.
E) I, IV, V, VI, VII.
2.(CONCEPÇÃO Consultoria Técnica
Especializada) Se nós pretendemos contribuir para a formação
de cidadãos conhecedores da arte e para a melhoria da qualidade da educação
escolar artística e estética, é preciso que nós organizemos nossas propostas de
tal modo que a arte esteja presente nas aulas de arte e se mostre significativa
na vida das crianças e jovens. (Texto adaptado) (FUSARI, M.F.R.; FERRAZ, M. H.
C. T. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Editora Cortez, 2ª. ed.)
Analise as proposições seguintes:
I. “Ensino de
artes” deve ser discutido e trabalhado em sala de aula, como parte integrante
do currículo escolar.
II. “Ensino de
artes” é de fundamental importância para desenvolver habilidades no aluno,
portanto, o professor precisa definir claramente os instrumentos metodológicos
adequados no processo de ensino.
III. “Ensinar artes”
torna-se prescindível para que outras linguagens sejam criadas e recriadas na
vida dos indivíduos que estão em formação.
Está(ão) correta(s):
A) I apenas.
B) II apenas.
C) I e II apenas.
D) II e III
apenas.
E) I, II e III.
3. (CETRO) Os
três eixos norteadores da aprendizagem, de acordo com os Parâmetros
Curriculares Nacionais de Arte no Ensino Fundamental, são
A) fruição,
leitura e contextualização.
B) produção,
estética e cultura.
C) fruição,
contextualização e estética.
D) produção, fruição e contextualização.
4. (FUNCAB) De
acordo com a legislação educacional em vigor, o Professor de Arte é um
professor polivalente, pois sua formação deve abranger as quatro linguagens.
São elas:
A) desenho,
artes visuais, artes cênicas e dança.
B) artes visuais, teatro, dança e música.
C) artes
cênicas, teatro, dança e música.
D) educação
musical, desenho, fotografia e dança.
E) canto, artes
plásticas, escultura e dança.
5. (FUNCAB)
Fornecer acesso à aprendizagem das diversas linguagens da arte, desde a
Educação Infantil, é lutar por uma formação estética, que possibilite à
criança:
A) conhecer
obras de pintores famosos.
B) escolher os conhecimentos
que serão adquiridos.
C) ampliar seu universo cultural.
D) usar variadas
técnicas no ato da criação.
E) definir qual
linguagem artística seguirá.
GABARITO
1:E - 2:C - 3:D - 4:B - 5:C
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