
1. (IBADE) A construção
do visual nas artes, na mídia e na vida cotidiana centrada em uma área de
investigação curricular é definida por diferentes autores como estudos:
A) étnicos.
B) urbanos.
C) etnográficos.
D) da cultura visual.
E) semióticos.
2.(FCC)
Segundo a Proposta Curricular de Artes para Ensino Fundamental II, da
Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), é uma das diretrizes
norteadoras para o ensino de Arte na escola:
A) realizar
visitas a exposições de Artes Visuais no intuito de adquirir vivências
significativas no ensino de Arte.
B) promover o contato dos alunos com
manifestações culturais e artísticas.
C)
disponibilizar espaço para ensaios de dança, peças teatrais e apresentações
musicais.
D) contratar a
apresentação de grupos teatrais, de dança e de música.
3.(FCC) Em
Escola em cena, no Programa Cultura é Currículo, Lenira Rengel em seu texto O
corpo e possíveis formas de manifestação em movimento, apresenta as ideias de
Christine Greiner e Helena Katz, sobre a relação entre corpo e mídia, afirmando
que
A) o corpo é
mídia somente quando processa informações na linguagem da dança.
B) é contrária à
ideia de corpo mídia, pois mídia refere-se apenas os meios de comunicação de
massa: televisão, rádio, jornais etc.
C) o corpo também é uma mídia, pois ele
comunica, recebe, processa e transmite informações.
D) o corpo se
faz mídia quando comunica um modelo de corpo para os alunos.
E) é impossível
o corpo tornar-se mídia, pois o corpo tem materialidade e a mídia é imaterial.
4.(FCC)
Trabalhar com a multiculturalidade no ensino da Arte supõe:
I. conhecer e
compreender os códigos visuais e estéticos presentes no universo cultural da
comunidade em que a escola está inserida.
II. abordar o
tema transversal Pluralidade Cultural, planejando atividades para as
comemorações: dia do índio, dia da mulher, dia da cultura negra e dia do
folclore.
III. criar
ambientes de aprendizagem que promovam a alfabetização cultural dos alunos nos
diferentes códigos culturais, tanto naqueles que fazem parte da sua cultura de
origem quanto nos de outras formas de cultura.
IV. considerar a
diversidade como um recurso e uma força para a educação, em vez de um problema.
V. focalizar
obras de arte que apresentam temáticas sobre conflitos étnicos e religiosos
como modo de conhecer a interculturalidade presente nos Estados Unidos e na
Europa.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) II, III e V.
D) III, IV e V.
E) IV e V.
5.(FCC) Em
Escola em cena, do Programa Cultura é Currículo, no artigo quando teatro e
educação ocupam o mesmo lugar no espaço, Flávio Desgranges problematiza o papel
do espectador no evento teatral, afirmando que
I. a capacidade
para analisar uma peça teatral é uma conquista cultural, que pode e precisa ser
cultivada e desenvolvida.
II. Bertolt
Brecht defende a existência de uma arte do espectador, apresentando a ideia de
que sua participação precisa ser compreendida como um ato criativo, produtivo e
autoral.
III. há, na obra
teatral, menos entendimento dos significados e mais construção de significados,
que são formulados pelo espectador no diálogo que trava com a obra.
Está correto o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I e II,
apenas.
C) II e III,
apenas.
D) I e III,
apenas.
E) II, apenas.
GABARITO
1:D - 2:B - 3:C - 4:B - 5:A
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