
1. (FGV)
Trata-se de um parâmetro de classificação relacionado à percepção da cor.
Quanto mais pura, a cor é mais definida e perceptível. Para alterar esse grau
de pureza, acrescenta-se o branco, clareando-a, por exemplo.
Assinale a opção que identifica corretamente
o parâmetro descrito no texto.
A) Saturação.
B) Complementaridade.
C) Matiz.
D) Brilho.
E) Contraste.
2. (ACAFE) A cor
é um elemento básico da linguagem visual. Para Herbert Read há 4 modos de
empregá-la.
I. Natural
II. Heráldico
III. Harmônico
IV. Puro
a. Emprega-se a
cor pela sua significação simbólica − utilizada por crianças e por artistas até
o fim do século XV.
b. O artista
regula a cor numa escala limitada com um tom dominante, preocupando-se com
valores tonais e a intensidade relativa que as várias cores possuem em relação
à luz -Delacroix e Ingres, por exemplo.
c. É
extremamente raro na História da Arte, presente em Constable e Turner, por
exemplo.
d. A cor é usada
por si própria, como apelo sensorial mais direto, como em Cézane ou Matisse.
Relacione corretamente cada modo com as obras
de artistas citados.
A) a b c d
B) b c a d
C) c a b d
D) b d a c
E) d a b c
3. (ACAFE) As
misturas das cores primárias (tipo pigmento) em proporções iguais podem
resultar em cores secundárias.
Assim, é correto afirmar, exceto:
A) Misturando-se
em partes iguais as cores: ciano, magenta e amarelo, obtêm-se os tons
acinzentados.
B) Misturando-se
ciano com amarelo obtém-se os tons verdes.
C) Os tons
vermelhos são o resultado da mistura do amarelo com o magenta.
D) A mistura da
cor magenta com o ciano resulta nos tons violeta.
E) A mistura de ciano com magenta resulta no
tom marrom.
4. (ACAFE) A cor
pode ser decomposta em três constantes: tom, saturação e luminosidade.
Sobre esse tema, todas as alternativas estão
corretas, exceto a:
A) A
luminosidade/claridade: é a capacidade da cor em refletir a luz branca que a
atinge.
B) Tom, tinta ou
cor, são sinônimos da variação qualitativa da cor.
C) O tom/matiz:
as cores de base e as cores compostas chamam-se de tons.
D) A saturação pode variar de acordo com a
quantidade de preto adicionado ao tom saturado.
E) A adição de
preto aos tons, modifica-se a característica conhecida como luminosidade.
5. (ACAFE)
Considerando alguns itens relacionados para o controle de qualidade da arte
final, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Checar as
dimensões de todos os elementos componentes da arte final.
( 2 ) Conferir o
manuseio e a limpeza dos originais.
( 3 ) Verificar a qualidade da composição de textos,
títulos, etc.
( 4 ) Conferir a
presença de todos os elementos componentes da arte-final.
( 5 ) Verificar a
qualidade dos originais para prevenir pretos acinzentados ou de baixo
contraste.
( ) Confirmar se a porcentagem dos bendays ou linhagem de meios-tons nos
fundos permite a leitura de textos vazados ou sobrepostos.
( ) Confirmar o grau de redução e ampliação de desenhos, ilustrações e
fotografias, sem prejuízo de sua qualidade.
( ) Confirmar que
todos os componentes se encontram devidamente colocados no paste-up
convencional.
( ) Averiguar a limpeza das artes-finais, sem vestígio de cola, impressões
digitais, marcas de lápis, etc.
( ) Suportes amarelados; detalhes extremamente finos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) 2 - 4 - 3 - 5
- 1
B) 1 - 5 - 2 - 4
- 3
C) 5 - 3 - 1 - 2
- 4
D) 3 - 1 - 5 - 4
- 2
E) 3 - 1 - 4 - 2 – 5
GABARITO
1:A - 2:C - 3:E - 4:D - 5:E
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