Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE COR

 

1. (FGV) Trata-se de um parâmetro de classificação relacionado à percepção da cor. Quanto mais pura, a cor é mais definida e perceptível. Para alterar esse grau de pureza, acrescenta-se o branco, clareando-a, por exemplo.
Assinale a opção que identifica corretamente o parâmetro descrito no texto.
A) Saturação.
B) Complementaridade.
C) Matiz.
D) Brilho.
E) Contraste.
 
2. (ACAFE) A cor é um elemento básico da linguagem visual. Para Herbert Read há 4 modos de empregá-la.
I. Natural
II. Heráldico
III. Harmônico
IV. Puro
a. Emprega-se a cor pela sua significação simbólica − utilizada por crianças e por artistas até o fim do século XV.
b. O artista regula a cor numa escala limitada com um tom dominante, preocupando-se com valores tonais e a intensidade relativa que as várias cores possuem em relação à luz -Delacroix e Ingres, por exemplo.
c. É extremamente raro na História da Arte, presente em Constable e Turner, por exemplo.
d. A cor é usada por si própria, como apelo sensorial mais direto, como em Cézane ou Matisse.
Relacione corretamente cada modo com as obras de artistas citados.
A) a b c d
B) b c a d
C) c a b d
D) b d a c
E) d a b c
 
3. (ACAFE) As misturas das cores primárias (tipo pigmento) em proporções iguais podem resultar em cores secundárias.
Assim, é correto afirmar, exceto:
A) Misturando-se em partes iguais as cores: ciano, magenta e amarelo, obtêm-se os tons acinzentados.
B) Misturando-se ciano com amarelo obtém-se os tons verdes.
C) Os tons vermelhos são o resultado da mistura do amarelo com o magenta.
D) A mistura da cor magenta com o ciano resulta nos tons violeta.
E) A mistura de ciano com magenta resulta no tom marrom.
 
4. (ACAFE) A cor pode ser decomposta em três constantes: tom, saturação e luminosidade.
Sobre esse tema, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A) A luminosidade/claridade: é a capacidade da cor em refletir a luz branca que a atinge.
B) Tom, tinta ou cor, são sinônimos da variação qualitativa da cor.
C) O tom/matiz: as cores de base e as cores compostas chamam-se de tons.
D) A saturação pode variar de acordo com a quantidade de preto adicionado ao tom saturado.
E) A adição de preto aos tons, modifica-se a característica conhecida como luminosidade.
 
5. (ACAFE) Considerando alguns itens relacionados para o controle de qualidade da arte final, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Checar as dimensões de todos os elementos componentes da arte final.
( 2 ) Conferir o manuseio e a limpeza dos originais.
( 3 )  Verificar a qualidade da composição de textos, títulos, etc.
( 4 ) Conferir a presença de todos os elementos componentes da arte-final.
( 5 ) Verificar a qualidade dos originais para prevenir pretos acinzentados ou de baixo contraste.
(  ) Confirmar se a porcentagem dos bendays ou linhagem de meios-tons nos fundos permite a leitura de textos vazados ou sobrepostos.
(  ) Confirmar o grau de redução e ampliação de desenhos, ilustrações e fotografias, sem prejuízo de sua qualidade.
( ) Confirmar que todos os componentes se encontram devidamente colocados no paste-up convencional.
(  ) Averiguar a limpeza das artes-finais, sem vestígio de cola, impressões digitais, marcas de lápis, etc.
(  ) Suportes amarelados; detalhes extremamente finos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) 2 - 4 - 3 - 5 - 1
B) 1 - 5 - 2 - 4 - 3
C) 5 - 3 - 1 - 2 - 4
D) 3 - 1 - 5 - 4 - 2
E) 3 - 1 - 4 - 2 – 5

GABARITO
1:A - 2:C - 3:E - 4:D - 5:E

Postar um comentário

0 Comentários