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QUESTÕES SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR DE ARTE


 

1. (NC/FUNPAR/UFPR) A avaliação é uma ação inerente a toda prática pedagógica. No que se refere ao ensino da música, há particularidades que marcam seu processo de avaliação. Sobre as particularidades da avaliação em Educação Musical, assinale a alternativa correta.
A) Diante da subjetividade da avaliação em música, é preferível utilizar conceitos em lugar de notas.
B) A avaliação da aprendizagem musical dos alunos deve ser feita investigando e analisando suas práticas musicais.
C) A autoavaliação dever ser o caminho privilegiado, já que a música explora primordialmente aspectos emocionais e pessoais.
D) A compreensão e o domínio dos elementos do som e da música devem ser entendidos como formas objetivas de avaliação musical.
E) Diante do desafio em avaliar emoções ou sentimentos, típicos da linguagem musical, a avaliação em música deve ser subjetiva e continuada.
 
2.  A realização de uma avaliação permanente é um processo complexo na rotina dos professores de Artes Visuais. Para Boughton, “diversos fatores contribuem para essa complexidade. Em primeiro lugar, o fato de a avaliação requerer dos professores várias formas de análise e de relato, a fim de satisfazer diferentes propósitos educacionais”.
BOUGHTON, D. Avaliação: da teoria à prática. In: Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 375.
Segundo Boughton, a avalição apresenta diferentes princípios em arte/educação. Nesse sentido, a avaliação formadora
A) contribui para o estudante entrar no mercado de trabalho.
B) é autorreflexiva, ou seja, leva o estudante a pensar o próprio trabalho.
C) permite ao estudante desenvolver seu trabalho sem auxílio de professor.
D) forma o estudante em Artes Visuais para reproduzir conteúdos, sem nenhuma reflexão crítica.
 
3. (CETREDE) A música sempre fez parte da vida da humanidade e está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações, mas, ao logo da história, ela teve sua presença alternada na sociedade de acordo com cada momento. Deste modo, educação musical escolar não visa à formação do músico profissional. Objetiva, entre outras coisas, auxiliar crianças, adolescentes e jovens no processo de apropriação, transmissão e criação de práticas músico-culturais como parte da construção da cidadania. Assim, o critério de avaliação em música não inclui
A) criar e interpretar com autonomia, utilizando diferentes meios e materiais sonoros.
B) utilizar conhecimentos básicos da linguagem musical, comunicando-se e expressando-se musicalmente.
C) conhecer e apreciar músicas apenas do seu meio sociocultural em diferentes períodos históricos e espaços geográficos.
D) reconhecer e comparar “por meio da percepção sonora” composições quanto aos elementos da linguagem musical.
E) refletir, discutir e analisar aspectos das relações socioculturais que os jovens estabelecem com a música pelos meios tecnológicos contemporâneos, com o mercado cultural.
 
4. (CONSULPLAN) Para compreender as questões relativas à construção do desenho pelos aprendizes, é necessário que o educador considere que o
A) desenvolvimento do desenho não depende de aprendizagem sociocultural.
B) educador não precisa conhecer desenho.
C) desenvolvimento do desenho é espontâneo, depende de automatismo.
D) desenho não é simplesmente a representação do mundo visível.
E) desenho não se aplica às outras modalidades de produções visuais.
 
5. (FUNCAB) A avaliação em arte deve ser transparente, tanto para o professor como para o aluno. É importante que o aluno seja avaliado:
A) somente no final do ano letivo.
B) no início e no final do ano letivo.
C) durante o ano e no final dele.
D) durante o ano letivo.
E) somente no início.

GABARITO
1:B - 2:B - 3:C - 4:D - 5:C

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