Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE ARTE E EDUCAÇÃO VI


 

1. (VUNESP) O sistema de aprendizagem que propõe a identificação, a elaboração e a compreensão de mensagens visuais, calcado em uma sintaxe visual e fundamentado em uma abordagem formalista de interpretação de imagens, é denominado
A) Image Watching.
B) Alfabetismo Visual.
C) Estudos em Cultura Visual.
D) Abordagem Triangular no Ensino de Arte.
E) Disciplined Based Art Education (DBAE).
 
2. (VUNESP) No contexto da educação não formal em museus e instituições culturais, partindo da perspectiva de arte/educação como mediação cultural, o papel do educador e/ou do mediador em um museu de arte é o de
A) determinar o percurso da visita.
B) estimular o público a estabelecer sua própria relação com a exposição.
C) explicar as obras e o conceito da exposição.
D) fornecer informações sobre a obra.
E) interpretar a obra.
 
3. (FGV) Os PCN-Arte enfocam o teatro a partir de sua gênese em rituais de diferentes culturas, entendendo os jogos teatrais como instrumentos de aprendizagem.
No âmbito da educação formal, os jogos teatrais são
A) ferramentas da atividade dramatúrgica, que iniciam os alunos na arte da representação de forma lúdica.
B) procedimentos teatrais aptos a incentivar a imaginação e a introduzir os jovens no palco.
C) atividades teatrais em que o participante estabelece com seus pares uma relação de trabalho, que combina imaginação dramática e observação de regras.
D) exercícios próprios da formação técnica do ator que enfatizam o uso de textos poéticos.
E) técnicas de improvisação e de faz-de-conta, em que todos são fazedores de situações imaginárias espontâneas.
 
 
4. (FGV) No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como
A) complemento das aulas de música, sobretudo quando se estudam as manifestações populares.
B) forma de integração e expressão individual e coletiva, possuidora de uma linguagem própria.
C) conteúdo da Educação Física, vinculado aos momentos comemorativos do calendário escolar.
D) aprendizado de habilidades técnicas que envolvem ritmo e graça nos movimentos.
E) oportunidade de melhorar o entrosamento social dos alunos pela prática de danças coletivas.
 
5. (FCC) No contexto pedagógico, os termos informação e conhecimento correspondem, respectivamente:
A) orientar o aluno sobre temáticas transversais; apresentar dados históricos.
B) aprofundar temáticas relevantes utilizando o diálogo como ferramenta educacional; professar conceitos e formulas estruturantes.
C) esclarecer a comunidade escolar a respeito de sua estrutura pedagógica; explicitar o conhecimento prévio do educador.
D) projeto didático construtivista baseado no acumulo de informações; proposta metodológica denominada Behaviorismo apresentada por Frederic Skinner (1904-1990).
E) conjunto de fatos e ou dados que encontramos nas publicações, na Internet ou mesmo aquilo que as pessoas trocam entre si; o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação.


GABARITO
1:B - 2:B - 3:C - 4:B - 5:E

Postar um comentário

0 Comentários