
1. (VUNESP) O sistema
de aprendizagem que propõe a identificação, a elaboração e a compreensão de
mensagens visuais, calcado em uma sintaxe visual e fundamentado em uma
abordagem formalista de interpretação de imagens, é denominado
A) Image
Watching.
B) Alfabetismo Visual.
C) Estudos em
Cultura Visual.
D) Abordagem
Triangular no Ensino de Arte.
E) Disciplined
Based Art Education (DBAE).
2. (VUNESP) No
contexto da educação não formal em museus e instituições culturais, partindo da
perspectiva de arte/educação como mediação cultural, o papel do educador e/ou
do mediador em um museu de arte é o de
A) determinar o
percurso da visita.
B) estimular o público a estabelecer sua
própria relação com a exposição.
C) explicar as
obras e o conceito da exposição.
D) fornecer
informações sobre a obra.
E) interpretar a
obra.
3. (FGV) Os
PCN-Arte enfocam o teatro a partir de sua gênese em rituais de diferentes culturas,
entendendo os jogos teatrais como instrumentos de aprendizagem.
No âmbito da educação formal, os jogos
teatrais são
A) ferramentas
da atividade dramatúrgica, que iniciam os alunos na arte da representação de
forma lúdica.
B) procedimentos
teatrais aptos a incentivar a imaginação e a introduzir os jovens no palco.
C) atividades teatrais em que o participante
estabelece com seus pares uma relação de trabalho, que combina imaginação
dramática e observação de regras.
D) exercícios
próprios da formação técnica do ator que enfatizam o uso de textos poéticos.
E) técnicas de
improvisação e de faz-de-conta, em que todos são fazedores de situações
imaginárias espontâneas.
4. (FGV) No
processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como
A) complemento
das aulas de música, sobretudo quando se estudam as manifestações populares.
B) forma de integração e expressão individual
e coletiva, possuidora de uma linguagem própria.
C) conteúdo da
Educação Física, vinculado aos momentos comemorativos do calendário escolar.
D) aprendizado
de habilidades técnicas que envolvem ritmo e graça nos movimentos.
E) oportunidade
de melhorar o entrosamento social dos alunos pela prática de danças coletivas.
5. (FCC) No
contexto pedagógico, os termos informação e conhecimento correspondem,
respectivamente:
A) orientar o
aluno sobre temáticas transversais; apresentar dados históricos.
B) aprofundar
temáticas relevantes utilizando o diálogo como ferramenta educacional;
professar conceitos e formulas estruturantes.
C) esclarecer a
comunidade escolar a respeito de sua estrutura pedagógica; explicitar o
conhecimento prévio do educador.
D) projeto didático
construtivista baseado no acumulo de informações; proposta metodológica
denominada Behaviorismo apresentada por Frederic Skinner (1904-1990).
E) conjunto de fatos e ou dados que
encontramos nas publicações, na Internet ou mesmo aquilo que as pessoas trocam
entre si; o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da
interpretação, da compreensão da informação.
GABARITO
1:B - 2:B - 3:C - 4:B - 5:E
0 Comentários