
1. (FGV) Quanto
à importância do aspecto lúdico no ensino de Arte, leia o trecho a seguir.
Quando brinca, a criança assimila o mundo à
sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto
não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança:
imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
No contexto do ensino de Arte, o jogo
simbólico ao qual o autor se refere
A) permite atribuir novos significados a
vários objetos, exercitando o fazer artístico e o domínio da leitura de imagens.
B) motiva
situações lúdicas de criação artística para favorecer habilidades individuais
de adaptação e assimilação à sociedade.
C) serve para
disciplinar o comportamento dos alunos e gerar um ambiente de trabalho necessário
para a análise das obras de arte em sala de aula.
D) treina de
modo lúdico as funções de reconhecimento artístico próprias do mundo adulto,
preparando os alunos para identificar a variedade estilística das obras de arte
E) proporciona
momento de lazer, para aliviar o estresse da cobrança do rendimento escolar nas
disciplinas de educação artística.
2. (NC/FUNPAR/UFPR) O ensino da arte no Brasil passou por diversas denominações, tendências
e concepções. As propostas que estão hoje presentes na escola são fruto de um
longo amadurecimento, que experimentou muitas formas de integrar a arte ao
currículo. Sobre as diversas concepções pedagógicas do ensino da arte,
considere as seguintes afirmativas:
1. A pedagogia
tradicional no ensino da Arte valoriza a construção do saber artístico a partir
da imitação da natureza e de modelos.
2. A livre
expressão é a característica principal do ensino da Arte influenciado pelo
movimento da Escola Nova e pela arte modernista.
3. Um ensino da
Arte com ênfase no uso de recursos tecnológicos e no domínio de métodos
caracterizou a pedagogia tecnicista.
4. A perspectiva
contemporânea para o ensino da Arte retoma os modelos clássicos da antiguidade,
valorizando o equilíbrio estético e a construção de um repertório de qualidade.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente a
afirmativa 4 é verdadeira.
B) Somente as
afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
C) Somente as
afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
E) Somente as
afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
3. (NC/FUNPAR/UFPR) A primeira metade do século XX foi marcada por um grupo de educadores
musicais que modificou a forma como se entende a relação entre criança e
música. Um desses pedagogos da música foi o alemão Carl Orff. Sobre a “educação
musical elementar” proposta por Orff, assinale a alternativa correta.
A) Trata-se do entendimento de que linguagem,
música e movimento estão originalmente interligados pelo fenômeno rítmico.
B) Encontrou
resistência da maioria dos educadores musicais do Brasil, em função da
hegemonia do Canto Orfeônico proposto por Villa-Lobos.
C) Foi divulgada
de forma oral pela maioria de seus discípulos, já que Carl Orff não pôde
sistematizar de forma escrita suas propostas antes de morrer.
D) Evita
processos de improvisação, destacando a necessidade de consolidar um domínio
musical amplo antes de experimentar atividades de criação.
E) É uma forma
de educação musical em que os alunos se expressam pela voz e pelo corpo, sem a
necessidade de utilizar qualquer tipo de instrumento musical.
4. (CPCON)
Assinale a alternativa CORRETA que define a Arte-Educação no Brasil hoje, e
expectativas futuras:
A) É o termo que
define o Ensino de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro no Ensino Fundamental
das escolas públicas brasileiras, no § 2º, do Art. 26, da Lei de Diretrizes e
Bases da Educação, Nº 9.394, de 1996.
B) É o termo que
define o Ensino de Arte em todas as escolas públicas brasileiras, desde 1980
até hoje e com boas expectativas futuras.
C) É o termo que
define o Ensino de Arte em todas as escolas públicas e privadas brasileiras,
desde 1980 até hoje e com boas expectativas futuras.
D) É o termo que
define o Ensino de Arte em todas as Organizações Não Governamentais – ONGs
brasileiras.
E) O antigo termo Arte-Educação já caducou há
21 anos e sua expectativa de futuro é de ser utilizado apenas na Historiografia
do Ensino de Arte brasileira, pois foi substituído pela expressão Ensino de
Arte, instituída no § 2º, do Art. 26, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação,
Nº 9.394, de 1996.
5. (FGV)
Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma etapa na história do
ensino da arte no Brasil.
A) O movimento
da Escola Nova adotou uma concepção de arte educação inspirada nos trabalhos de
Anita Malfatti e Mario de Andrade, segundo os quais o desenho, a arte ou a
modelagem deveriam fixar o conteúdo de informações aprendidas em outras
matérias.
B) No Estado
Novo, o ensino da arte se desenvolveu a partir do estímulo a atividades lúdicas
voltadas para comemorações cívicas e religiosas, com base na formação
polivalente do professor.
C) Na década de
1950, a orientação de arte educação se baseou na proposta do arquiteto Lucio
Costa, que elaborou um programa no qual se articulava o desenvolvimento da
criação e da técnica, encaminhando a experiência para o artefato, ao
desvincular arte e natureza.
D) A Reforma
Educacional de 1971 aboliu as Escolas Experimentais, passando a valorizar a
arte nas escolas públicas primárias como uma forma de liberação emocional, com
base na capacidade criadora
E) A Abordagem Triangular foi sistematizada a
partir das condições estéticas e culturais da pós-modernidade, que abriram
espaço para a entrada da imagem, sua decodificação e interpretações na sala de
aula, aliada à expressividade do aluno.
GABARITO
1:A - 2:D - 3:A - 4:E - 5:E
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