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QUESTÕES SOBRE ARTE E EDUCAÇÃO V


 

1. (FGV) Quanto à importância do aspecto lúdico no ensino de Arte, leia o trecho a seguir.
Quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
No contexto do ensino de Arte, o jogo simbólico ao qual o autor se refere
A) permite atribuir novos significados a vários objetos, exercitando o fazer artístico e o domínio da leitura de imagens.
B) motiva situações lúdicas de criação artística para favorecer habilidades individuais de adaptação e assimilação à sociedade.
C) serve para disciplinar o comportamento dos alunos e gerar um ambiente de trabalho necessário para a análise das obras de arte em sala de aula.
D) treina de modo lúdico as funções de reconhecimento artístico próprias do mundo adulto, preparando os alunos para identificar a variedade estilística das obras de arte
E) proporciona momento de lazer, para aliviar o estresse da cobrança do rendimento escolar nas disciplinas de educação artística.
 
2. (NC/FUNPAR/UFPR) O ensino da arte no Brasil passou por diversas denominações, tendências e concepções. As propostas que estão hoje presentes na escola são fruto de um longo amadurecimento, que experimentou muitas formas de integrar a arte ao currículo. Sobre as diversas concepções pedagógicas do ensino da arte, considere as seguintes afirmativas:
1. A pedagogia tradicional no ensino da Arte valoriza a construção do saber artístico a partir da imitação da natureza e de modelos.
2. A livre expressão é a característica principal do ensino da Arte influenciado pelo movimento da Escola Nova e pela arte modernista.
3. Um ensino da Arte com ênfase no uso de recursos tecnológicos e no domínio de métodos caracterizou a pedagogia tecnicista.
4. A perspectiva contemporânea para o ensino da Arte retoma os modelos clássicos da antiguidade, valorizando o equilíbrio estético e a construção de um repertório de qualidade.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
B) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
E) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
 
3. (NC/FUNPAR/UFPR) A primeira metade do século XX foi marcada por um grupo de educadores musicais que modificou a forma como se entende a relação entre criança e música. Um desses pedagogos da música foi o alemão Carl Orff. Sobre a “educação musical elementar” proposta por Orff, assinale a alternativa correta.
A) Trata-se do entendimento de que linguagem, música e movimento estão originalmente interligados pelo fenômeno rítmico.
B) Encontrou resistência da maioria dos educadores musicais do Brasil, em função da hegemonia do Canto Orfeônico proposto por Villa-Lobos.
C) Foi divulgada de forma oral pela maioria de seus discípulos, já que Carl Orff não pôde sistematizar de forma escrita suas propostas antes de morrer.
D) Evita processos de improvisação, destacando a necessidade de consolidar um domínio musical amplo antes de experimentar atividades de criação.
E) É uma forma de educação musical em que os alunos se expressam pela voz e pelo corpo, sem a necessidade de utilizar qualquer tipo de instrumento musical.
 
4. (CPCON) Assinale a alternativa CORRETA que define a Arte-Educação no Brasil hoje, e expectativas futuras:
A) É o termo que define o Ensino de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro no Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras, no § 2º, do Art. 26, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Nº 9.394, de 1996.
B) É o termo que define o Ensino de Arte em todas as escolas públicas brasileiras, desde 1980 até hoje e com boas expectativas futuras.
C) É o termo que define o Ensino de Arte em todas as escolas públicas e privadas brasileiras, desde 1980 até hoje e com boas expectativas futuras.
D) É o termo que define o Ensino de Arte em todas as Organizações Não Governamentais – ONGs brasileiras.
E) O antigo termo Arte-Educação já caducou há 21 anos e sua expectativa de futuro é de ser utilizado apenas na Historiografia do Ensino de Arte brasileira, pois foi substituído pela expressão Ensino de Arte, instituída no § 2º, do Art. 26, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Nº 9.394, de 1996.
 
5. (FGV) Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma etapa na história do ensino da arte no Brasil.
A) O movimento da Escola Nova adotou uma concepção de arte educação inspirada nos trabalhos de Anita Malfatti e Mario de Andrade, segundo os quais o desenho, a arte ou a modelagem deveriam fixar o conteúdo de informações aprendidas em outras matérias.
B) No Estado Novo, o ensino da arte se desenvolveu a partir do estímulo a atividades lúdicas voltadas para comemorações cívicas e religiosas, com base na formação polivalente do professor.
C) Na década de 1950, a orientação de arte educação se baseou na proposta do arquiteto Lucio Costa, que elaborou um programa no qual se articulava o desenvolvimento da criação e da técnica, encaminhando a experiência para o artefato, ao desvincular arte e natureza.
D) A Reforma Educacional de 1971 aboliu as Escolas Experimentais, passando a valorizar a arte nas escolas públicas primárias como uma forma de liberação emocional, com base na capacidade criadora
E) A Abordagem Triangular foi sistematizada a partir das condições estéticas e culturais da pós-modernidade, que abriram espaço para a entrada da imagem, sua decodificação e interpretações na sala de aula, aliada à expressividade do aluno.


GABARITO
1:A - 2:D - 3:A - 4:E - 5:E

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