
1. (Avança SP) Assinale a alternativa que apresenta a abordagem que influenciou
diretamente a Proposta Triangular para o Ensino da Arte, desenvolvida por Ana
Mae Barbosa:
A) Pedagogia
Romântica.
B) Pedagogia
Libertária.
C) Pedagogia do
Oprimido.
D) Pedagogia
Tecnicista.
E) Disciplined Based Art Education (DBAE).
2. (Avança SP) Como se sabe, a Missão Artística Francesa, que desembarcou no Rio de
Janeiro no ano de 1816, era composta por Debret, Nicolas Taunay, Auguste Marie Taunay,
Grandjean de Montigny, Joachin Lebreton, dentre outros. Assinale a alternativa
que indica corretamente o objetivo dessa Missão:
A) formar o ensino formal de artes no Brasil.
B) recolher
amostras da natureza.
C) conhecer
artistas brasileiros.
D) construir o
Museu Nacional.
E) trazer
bibliotecas para o Brasil.
3. (Avança SP) Com base nos ensinamentos de Spolin, analise os itens a seguir e, ao
final, assinale a alternativa correta:
I – A brincadeira
fantasista, típica dos jogos simbólicos da primeira infância, representa o
fundamento pedagógico que orienta o jogo teatral, uma vez que evidencia a
espontaneidade infantil como princípio da representação.
II – O jogo
teatral orienta a improvisação, dando-lhe regras precisas que se desenvolvem em
uma estrutura aberta, transformando temas e situações de jogo emergentes em atos
cênicos.
III – O jogo
teatral tem como princípio a ideia de que qualquer um pode atuar, improvisar ou
adquirir as habilidades para desempenhar plenamente a linguagem teatral.
A) Apenas o item
I é verdadeiro.
B) Apenas o item
II é verdadeiro.
C) Apenas o item
III é verdadeiro.
D) Apenas os
itens I e II são verdadeiros.
E) Apenas os itens II e III são verdadeiros.
4. (FCC) O
ensino de arte na escola, quando abordado de maneira intercultural, possibilita
uma educação na qual são valorizadas as seguintes características:
A) Tolerância e
assimilação das diferentes culturas que coabitam uma mesma nação de maneira a
extinguir conflitos gerados a partir das diferenças.
B) Compreensão e
respeito à existência de uma hierarquia natural que regula a importância das
diferentes formas de cultura internacionais.
C) Constatação
da presença de várias culturas num determinado meio e a procura da compreensão
das suas especificidades.
D) Ações
pedagógicas voltadas ao reconhecimento das diferenças raciais, sociais e de
gênero com o objetivo de uma regulação moral.
E) Respeito e cooperação entre diferentes
culturas e sujeitos, com o objetivo de propiciar a troca de experiências, e o
enriquecimento mútuo.
5. (FCC) O
termo “apreciação” costuma ser utilizado na arte educação como processo ou ato
de designar e decodificar a obra de arte. De acordo com a Abordagem triangular
de Ana Mae Barbosa, o termo “leitura” de obra de arte seria mais preciso que o
anterior evitando, desta maneira, possíveis erros interpretativos.
Ante os argumentos de Barbosa a favor da substituição
da nomenclatura “Apreciação” por “Leitura”, é INCORRETO afirmar:
A) A palavra leitura pressupõe as etapas de
alfabetização e letramento suficientes para a compreensão da obra de arte.
B) O termo
apreciação pode ser interpretado como um mero deslumbramento que vai do arrepio
ao suspiro romântico.
C) A palavra
leitura sugere uma interpretação para a qual colaboram uma gramática, uma
sintaxe, um campo de sentido decodificável e a poética pessoal do
decodificador.
D) A apreciação
já foi utilizada historicamente como estratégia para modelar o gosto do povo de
acordo com o gosto das elites.
E) O termo
leitura é mais próximo de um esforço intelectual decodificador.
GABARITO
1:E - 2:A - 3:E - 4:E - 5:A
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