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QUESTÕES SOBRE ARTE E EDUCAÇÃO IV

 

1. (Avança SP) Assinale a alternativa que apresenta a abordagem que influenciou diretamente a Proposta Triangular para o Ensino da Arte, desenvolvida por Ana Mae Barbosa:
A) Pedagogia Romântica.
B) Pedagogia Libertária.
C) Pedagogia do Oprimido.
D) Pedagogia Tecnicista.
E) Disciplined Based Art Education (DBAE).
 
2. (Avança SP) Como se sabe, a Missão Artística Francesa, que desembarcou no Rio de Janeiro no ano de 1816, era composta por Debret, Nicolas Taunay, Auguste Marie Taunay, Grandjean de Montigny, Joachin Lebreton, dentre outros. Assinale a alternativa que indica corretamente o objetivo dessa Missão:
A) formar o ensino formal de artes no Brasil.
B) recolher amostras da natureza.
C) conhecer artistas brasileiros.
D) construir o Museu Nacional.
E) trazer bibliotecas para o Brasil.
 
3. (Avança SP) Com base nos ensinamentos de Spolin, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A brincadeira fantasista, típica dos jogos simbólicos da primeira infância, representa o fundamento pedagógico que orienta o jogo teatral, uma vez que evidencia a espontaneidade infantil como princípio da representação.
II – O jogo teatral orienta a improvisação, dando-lhe regras precisas que se desenvolvem em uma estrutura aberta, transformando temas e situações de jogo emergentes em atos cênicos.
III – O jogo teatral tem como princípio a ideia de que qualquer um pode atuar, improvisar ou adquirir as habilidades para desempenhar plenamente a linguagem teatral.
A) Apenas o item I é verdadeiro.
B) Apenas o item II é verdadeiro.
C) Apenas o item III é verdadeiro.
D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.
E) Apenas os itens II e III são verdadeiros.
 
4. (FCC) O ensino de arte na escola, quando abordado de maneira intercultural, possibilita uma educação na qual são valorizadas as seguintes características:
A) Tolerância e assimilação das diferentes culturas que coabitam uma mesma nação de maneira a extinguir conflitos gerados a partir das diferenças.
B) Compreensão e respeito à existência de uma hierarquia natural que regula a importância das diferentes formas de cultura internacionais.
C) Constatação da presença de várias culturas num determinado meio e a procura da compreensão das suas especificidades.
D) Ações pedagógicas voltadas ao reconhecimento das diferenças raciais, sociais e de gênero com o objetivo de uma regulação moral.
E) Respeito e cooperação entre diferentes culturas e sujeitos, com o objetivo de propiciar a troca de experiências, e o enriquecimento mútuo.
 
5. (FCC) O termo “apreciação” costuma ser utilizado na arte educação como processo ou ato de designar e decodificar a obra de arte. De acordo com a Abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, o termo “leitura” de obra de arte seria mais preciso que o anterior evitando, desta maneira, possíveis erros interpretativos.
Ante os argumentos de Barbosa a favor da substituição da nomenclatura “Apreciação” por “Leitura”, é INCORRETO afirmar:
A) A palavra leitura pressupõe as etapas de alfabetização e letramento suficientes para a compreensão da obra de arte.
B) O termo apreciação pode ser interpretado como um mero deslumbramento que vai do arrepio ao suspiro romântico.
C) A palavra leitura sugere uma interpretação para a qual colaboram uma gramática, uma sintaxe, um campo de sentido decodificável e a poética pessoal do decodificador.
D) A apreciação já foi utilizada historicamente como estratégia para modelar o gosto do povo de acordo com o gosto das elites.
E) O termo leitura é mais próximo de um esforço intelectual decodificador.



GABARITO
1:E - 2:A - 3:E - 4:E - 5:A



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