
1. (AOCP)
Considerando o conceito de “arte – educação”, qual é o papel do professor no
processo de ensino e aprendizagem?
A) Educar
respeitando a cultura herdada e acrescentando conhecimento a fim de dar
instrumentos ao aluno para que ele venha desenvolver uma capacidade
intelectual, mesmo que esta não possibilite um posicionamento crítico.
B) Orientar o aluno quanto à utilização dos
materiais, expor conteúdos contextualizados e oportunizar uma prática
significativa, além de promover a inserção no que tange à arte e à cultura.
C) Utilizar as
aulas de arte como forma de descontração, além de despertar pensamentos e
sentimentos, tanto no professor quanto no aluno.
D) Contribuir
para a formação do ser humano, dando oportunidade para que este interaja com
diferentes culturas e pontos de vista, sem que haja uma efetiva reciprocidade
entre eles.
2. (AOCP) Ao
escolher uma determinada obra de arte para ser estudada, o educador deve ter
claro quais são os propósitos e objetivos a serem alcançados. Para tanto, é
necessária a elaboração de um roteiro, contendo as informações sobre o artista,
descrição, interpretação e exercício de aprendizagem, a fim de que, ao final do
processo, os alunos possam se expressarem, formalmente, por meio de objetos bi
ou tridimensionais (desenho, pintura, colagem, gravura, escultura,
instalações). Nesse contexto, a metodologia triangular do ensino de arte propõe
os seguintes eixos:
A) fazer arte, apreciar arte, contextualizar
arte.
B) reproduzir
arte, visualizar arte, praticar arte.
C) vivenciar
arte, comparar arte e fazer arte.
D) conhecer
arte, apreciar arte e comparar arte.
3. (AOCP) Na
perspectiva contemporânea no modo de se pensar a aula e o processo de
ensino-aprendizagem em Arte, assinale a alternativa que enfatiza e valoriza a
ação docente.
A) Difundir
informações pré-fabricadas e impor normas e convenções exteriores, “produto”
pronto para os alunos.
B) Auxiliar os alunos a confrontar e
ressignificar informações relevantes no âmbito da relação que estabelecem com a
realidade, capacitando-os a reconstruir significados por meio da experiência
artística.
C) Agir no
confronto entre a realidade objetiva e o conjunto de significados que cada um
constrói a partir das experiências pessoais.
D) Associar o
“compreender” ao “memorizar” saberes externos e prontos.
4. (AOCP)
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). As
aulas de Arte, no Ensino Fundamental e Médio, são essenciais para que todos os
alunos vivenciem e aprendam:
I. a Arte como
instrumento de comunicação plena de significações que estão condensadas na obra
artística;
II. a perceber
que toda produção artística possui tanto uma dimensão objetiva como subjetiva,
porém a sua interpretação deve abrigar apenas uma visão imparcial (objetiva);
III. a observar
que qualquer manifestação artística envolve extrair significações que partem da
percepção de linhas cores, temas, movimentos, produzidos pelo artista e que
ressoam no seu receptor.
IV. a perceber
que a obra de Arte permite ao ser humano imaginar situações, fatos, ideias e
sentimentos que se limitam a experiência imediata.
A) Apenas I.
B) Apenas II,
III e IV.
C) I, II, III e
IV.
D) Apenas I e III.
5. (AOCP) A
proposta de um trabalho interdisciplinar e diferenciado tem sido muito estudada
e aprofundada na escola contemporânea. A Arte, em si, lida com essa perspectiva
há tempos, por se tratar de uma grande área que abrange outros campos do
conhecimento. Considerando o exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
A) A
interdisciplinaridade é fundamental para que os alunos possam construir saberes
artísticos, utilizando-se de diferentes materiais e produções.
B) A performance é um exemplo de trabalho híbrido
que pode ser aprofundado e trabalhado na escola.
C) A Arte não é
estática e tem relação com diversas áreas do saber. Como produção que reflete
as manifestações sociais, a escola deve trabalhar com o aluno essa visão como
produção integrada.
D) Nos trabalhos interdisciplinares, o
diálogo entre os conteúdos não se faz necessário, visto que a Arte, por si, já
dita atividades de cunho plural, coletivo.
GABARITO
1:B - 2:A - 3:B - 4:D - 5:D
0 Comentários