Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE ARTE E EDUCAÇÃO III


 

1. (AOCP) Considerando o conceito de “arte – educação”, qual é o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem?
A) Educar respeitando a cultura herdada e acrescentando conhecimento a fim de dar instrumentos ao aluno para que ele venha desenvolver uma capacidade intelectual, mesmo que esta não possibilite um posicionamento crítico.
B) Orientar o aluno quanto à utilização dos materiais, expor conteúdos contextualizados e oportunizar uma prática significativa, além de promover a inserção no que tange à arte e à cultura.
C) Utilizar as aulas de arte como forma de descontração, além de despertar pensamentos e sentimentos, tanto no professor quanto no aluno.
D) Contribuir para a formação do ser humano, dando oportunidade para que este interaja com diferentes culturas e pontos de vista, sem que haja uma efetiva reciprocidade entre eles.
 
2. (AOCP) Ao escolher uma determinada obra de arte para ser estudada, o educador deve ter claro quais são os propósitos e objetivos a serem alcançados. Para tanto, é necessária a elaboração de um roteiro, contendo as informações sobre o artista, descrição, interpretação e exercício de aprendizagem, a fim de que, ao final do processo, os alunos possam se expressarem, formalmente, por meio de objetos bi ou tridimensionais (desenho, pintura, colagem, gravura, escultura, instalações). Nesse contexto, a metodologia triangular do ensino de arte propõe os seguintes eixos:
A) fazer arte, apreciar arte, contextualizar arte.
B) reproduzir arte, visualizar arte, praticar arte.
C) vivenciar arte, comparar arte e fazer arte.
D) conhecer arte, apreciar arte e comparar arte.
 
3. (AOCP) Na perspectiva contemporânea no modo de se pensar a aula e o processo de ensino-aprendizagem em Arte, assinale a alternativa que enfatiza e valoriza a ação docente.
A) Difundir informações pré-fabricadas e impor normas e convenções exteriores, “produto” pronto para os alunos.
B) Auxiliar os alunos a confrontar e ressignificar informações relevantes no âmbito da relação que estabelecem com a realidade, capacitando-os a reconstruir significados por meio da experiência artística.
C) Agir no confronto entre a realidade objetiva e o conjunto de significados que cada um constrói a partir das experiências pessoais.
D) Associar o “compreender” ao “memorizar” saberes externos e prontos.
 
4. (AOCP) Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). As aulas de Arte, no Ensino Fundamental e Médio, são essenciais para que todos os alunos vivenciem e aprendam:
I. a Arte como instrumento de comunicação plena de significações que estão condensadas na obra artística;
II. a perceber que toda produção artística possui tanto uma dimensão objetiva como subjetiva, porém a sua interpretação deve abrigar apenas uma visão imparcial (objetiva);
III. a observar que qualquer manifestação artística envolve extrair significações que partem da percepção de linhas cores, temas, movimentos, produzidos pelo artista e que ressoam no seu receptor.
IV. a perceber que a obra de Arte permite ao ser humano imaginar situações, fatos, ideias e sentimentos que se limitam a experiência imediata.
A) Apenas I.
B) Apenas II, III e IV.
C) I, II, III e IV.
D) Apenas I e III.
 
5. (AOCP) A proposta de um trabalho interdisciplinar e diferenciado tem sido muito estudada e aprofundada na escola contemporânea. A Arte, em si, lida com essa perspectiva há tempos, por se tratar de uma grande área que abrange outros campos do conhecimento. Considerando o exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
A) A interdisciplinaridade é fundamental para que os alunos possam construir saberes artísticos, utilizando-se de diferentes materiais e produções.
B)  A performance é um exemplo de trabalho híbrido que pode ser aprofundado e trabalhado na escola.
C) A Arte não é estática e tem relação com diversas áreas do saber. Como produção que reflete as manifestações sociais, a escola deve trabalhar com o aluno essa visão como produção integrada.
D) Nos trabalhos interdisciplinares, o diálogo entre os conteúdos não se faz necessário, visto que a Arte, por si, já dita atividades de cunho plural, coletivo.


 GABARITO
1:B - 2:A - 3:B - 4:D - 5:D

Postar um comentário

0 Comentários