
1. (IBADE) A
alternativa que NÃO representa a articulação com os temas da diversidade na
área de Linguagens apresentadas no documento “Diretrizes Curriculares do Ensino
Fundamental e Educação de Jovens e Adultos de Vitória” (2018) é:
A) Proporcionar
experiências que valorizem a convivência social inclusiva e promovam a criatividade.
B) Partir sempre
da realidade e das necessidades de cada turma, de cada estudante, de suas
famílias, ou da própria instituição de ensino.
C) Priorizar a educação das relações
étnico-raciais e secundariamente abordar gênero e pessoas com deficiência.
D) Reconhecer a
multiplicidade de textos, linguagens e saberes como modos legítimos de pensar,
sentir, ser e estar no mundo.
E) Explorar
expressões artísticas que retratem a cultura indígena, quilombola, africana e
outros grupos étnicos que contribuíram na constituição da cultura capixaba e
nacional.
2. (IBADE) Para
Fayga Ostrower ( ) “o pensar só poderá tornar-se imaginativo através da
concretização de uma matéria, sem o que não passaria de um divagar
descompromissado, sem rumo e sem finalidade”. A relação entre materialidade e
imaginação criativa é explicitada no(na):
A) fazer artístico.
B) contextualização
histórica.
C) apreciação
artística.
D) campo
ampliado das artes visuais.
E) retorno à
realidade figurativa.
3. (IBADE) Três
mulheres fizeram do Movimento das Escolinhas de Arte na segunda metade do
século XX a grande escola modernista do ensino de arte no Brasil:
A) Lygia Pape,
Maria Martins e Noêmia Varela.
B) Lygia Clark,
Lucia Valentim e Helena Antipoff.
C) Helena Antipoff,
Cecília Meireles e Lygia Clark.
D) Ana Mae
Barbosa, Zoé Chagas Freitas e Helena Antipoff.
E) Margaret Spencer, Lúcia Valentim e Noêmia
Varela.
4. (FEPESE)
Analise o texto abaixo:
Nos seus escritos Luigi Pareyson, ao elaborar
o que denominou estética hermenêutica, considerou a arte como interpretação
__________________. Afirma ainda que a arte é formativa, pois expressa uma
forma de fazer que inventa sua própria linguagem e seus meios. Ela não seria o
resultado de um projeto, mas encontraria o resultado no processo de fazer. Suas
ideias influenciaram a Escola de Turim, ao desenvolver o conceito ontológico de
arte. Um dos maiores expoentes dessa escola foi __________________, afirmou que
a obra de arte só existe em sua interpretação, na abertura de múltiplos
significados que pode ter para o espectador.
Assinale a alternativa que completa
corretamente as lacunas do texto.
A) da percepção -
Giovani Levi
B) do autor -
Jacques Revel Davis
C) da
coletividade - Domenico de Masi
D) do observador
- Carlo Ginzburg
E) da verdade - Umberto Eco
5. (AOCP)
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
Nos anos 1970, afloram, entre os
profissionais ligados ao ensino da arte, uma preocupação e um questionamento
sobre a proposta educativa em arte centrada apenas no fazer. Sem negar a
produção das manifestações artísticas nas diversas linguagens, teatro, dança,
música e artes plásticas, os educadores iniciaram um processo de discussão e
pesquisa que direcionasse o ensino também para o conhecimento da arte e sua
apreciação. Para Ana Mae Barbosa, esse movimento, no processo de ensino de
arte, significa que
I. temos de
alfabetizar para a leitura da imagem;
II. por meio da
leitura das obras de artes plásticas, estaremos preparando a criança para a
decodificação da gramática visual, da imagem fixa e, por meio da leitura do
cinema e da televisão, a criança será preparada para aprender a gramática da
imagem em movimento;
III. a
decodificação precisa ser associada ao julgamento da qualidade do que está
sendo visto aqui e agora e em relação ao passado;
IV. a arte deve
ser encarada como a capacidade de produzir material de qualidade.
A) Apenas I e
II.
B) Apenas I, II e III.
C) Apenas II,
III e IV.
D) Apenas II e
IV.
GABARITO
1:C - 2:A - 3:E - 4:E - 5:B
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