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QUESTÕES SOBRE ARTE E EDUCAÇÃO II

 

1. (IBADE) A alternativa que NÃO representa a articulação com os temas da diversidade na área de Linguagens apresentadas no documento “Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos de Vitória” (2018) é:
A) Proporcionar experiências que valorizem a convivência social inclusiva e promovam a criatividade.
B) Partir sempre da realidade e das necessidades de cada turma, de cada estudante, de suas famílias, ou da própria instituição de ensino.
C) Priorizar a educação das relações étnico-raciais e secundariamente abordar gênero e pessoas com deficiência.
D) Reconhecer a multiplicidade de textos, linguagens e saberes como modos legítimos de pensar, sentir, ser e estar no mundo.
E) Explorar expressões artísticas que retratem a cultura indígena, quilombola, africana e outros grupos étnicos que contribuíram na constituição da cultura capixaba e nacional.
 
2. (IBADE) Para Fayga Ostrower ( ) “o pensar só poderá tornar-se imaginativo através da concretização de uma matéria, sem o que não passaria de um divagar descompromissado, sem rumo e sem finalidade”. A relação entre materialidade e imaginação criativa é explicitada no(na):
A) fazer artístico.
B) contextualização histórica.
C) apreciação artística.
D) campo ampliado das artes visuais.
E) retorno à realidade figurativa.
 
3. (IBADE) Três mulheres fizeram do Movimento das Escolinhas de Arte na segunda metade do século XX a grande escola modernista do ensino de arte no Brasil:
A) Lygia Pape, Maria Martins e Noêmia Varela.
B) Lygia Clark, Lucia Valentim e Helena Antipoff.
C) Helena Antipoff, Cecília Meireles e Lygia Clark.
D) Ana Mae Barbosa, Zoé Chagas Freitas e Helena Antipoff.
E) Margaret Spencer, Lúcia Valentim e Noêmia Varela.
 
4. (FEPESE) Analise o texto abaixo:
Nos seus escritos Luigi Pareyson, ao elaborar o que denominou estética hermenêutica, considerou a arte como interpretação __________________. Afirma ainda que a arte é formativa, pois expressa uma forma de fazer que inventa sua própria linguagem e seus meios. Ela não seria o resultado de um projeto, mas encontraria o resultado no processo de fazer. Suas ideias influenciaram a Escola de Turim, ao desenvolver o conceito ontológico de arte. Um dos maiores expoentes dessa escola foi __________________, afirmou que a obra de arte só existe em sua interpretação, na abertura de múltiplos significados que pode ter para o espectador.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
A) da percepção - Giovani Levi
B) do autor - Jacques Revel Davis
C) da coletividade - Domenico de Masi
D) do observador - Carlo Ginzburg
E) da verdade - Umberto Eco
 
5. (AOCP) Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
Nos anos 1970, afloram, entre os profissionais ligados ao ensino da arte, uma preocupação e um questionamento sobre a proposta educativa em arte centrada apenas no fazer. Sem negar a produção das manifestações artísticas nas diversas linguagens, teatro, dança, música e artes plásticas, os educadores iniciaram um processo de discussão e pesquisa que direcionasse o ensino também para o conhecimento da arte e sua apreciação. Para Ana Mae Barbosa, esse movimento, no processo de ensino de arte, significa que
I. temos de alfabetizar para a leitura da imagem;
II. por meio da leitura das obras de artes plásticas, estaremos preparando a criança para a decodificação da gramática visual, da imagem fixa e, por meio da leitura do cinema e da televisão, a criança será preparada para aprender a gramática da imagem em movimento;
III. a decodificação precisa ser associada ao julgamento da qualidade do que está sendo visto aqui e agora e em relação ao passado;
IV. a arte deve ser encarada como a capacidade de produzir material de qualidade.
A) Apenas I e II.
B) Apenas I, II e III.
C) Apenas II, III e IV.
D) Apenas II e IV.


GABARITO
1:C - 2:A - 3:E - 4:E - 5:B


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