
1. (FEPESE) O
ensino de arte articulado com questões ambientais pode promover a expressão e a
reflexão afetiva dos alunos em relação ao seu meio ambiente.
A leitura crítica e contextualizada de obras
do artista Frans Krajcberg amplia possibilidades de pesquisa e reflexões para
repensar sobre o meio ambiente, uma vez que o artista:
1. manifesta
mensagens de defesa de patrimônios naturais e culturais como a Amazônia,
fotografando e documentando desmatamentos por eles sofridos.
2. cria suas
obras com materiais da natureza, como terra, rocha, fragmentos vegetais,
troncos, galhos retorcidos e raízes.
3. é atraído por
elementos naturais mais decorativos, como flores e frutos, sendo estes destacados
em seus ambientes de beleza natural.
4. é reconhecido
mundialmente por seu talento artístico e comportamento ecológico.
5. não possuindo
nenhuma preocupação de despertar a consciência ambiental, sua obra não assumia
caráter de denúncia.
Assinale a alternativa que indica todas as
afirmativas corretas.
A) São corretas
apenas as afirmativas 1 e 4.
B) São corretas
apenas as afirmativas 2 e 4.
C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, e
4.
D) São corretas
apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
E) São corretas
apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
2. (FEPESE) Os
contextos culturais dos alunos conformam possibilidades de recepção e se
expressam nas leituras de objetos artísticos.
Para ampliar possibilidades de leitura e
realizar intervenções didáticas é importante que o professor conheça as
pesquisas relacionadas aos níveis de desenvolvimento da compreensão estética,
como a de:
A) John Dewey.
B) Michael Parsons.
C) Ana Mae
Barbosa.
D) Victor
Lowenfeld.
E) Rosa
Iavelberg.
3. (FEPESE) Dentre
as várias propostas de ensino de arte discutidas no Brasil, assinale a que vem
sendo marcada pela ideia de currículo-mapa, ampliando percepções sobre como
conhecer a arte por diversas vias.
A) Cultura
visual
B) Abordagem
triangular
C) Proposta cartográfica de territórios de
arte & cultura
D) Educação para
uma compreensão crítica da arte
E) Livre-expressão
4. (IBADE) Esta
ação de nível nacional atuou em parcerias com dezenas de entidades públicas e
privadas na discussão e formulação de políticas públicas de ensino através da
Arte para pessoas com deficiência:
A) Sociedade
Brasileira de Educação através da Arte.
B) Associação de
Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
C) Associação de
Pintores com a Boca e os Pés (APBP).
D) Programa Arte sem Barreiras.
E) Sociedade
Pestalozzi.
5. (IBADE)“Assim,
com o objetivo de diagnosticar as aprendizagens dos estudantes em diferentes
momentos, no processo avaliativo, podemos utilizar estratégias variadas que
contribuem para um olhar cuidadoso, sensível e processual das aprendizagens
realizadas pelos estudantes” (Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e
Educação de Jovens e Adultos de Vitória, 2018, p. 95).
Nessa direção, a respeito de práticas
avaliativas em Arte, o documento acima sugere a utilização de vários recursos e
estratégias avaliativas, como:
A) a avaliação
em processo da produção quantitativa.
B) o diagnóstico
final do grupo de estudantes.
C) a construção
de parâmetros de correção de provas e trabalhos.
D) a prática
pontual da autoavaliação.
E) a observação cotidiana com o portfólio.
GABARITO
1:C - 2:B - 3:C - 4:D - 5:E
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