Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE ARTE E EDUCAÇÃO I

1. (FEPESE) O ensino de arte articulado com questões ambientais pode promover a expressão e a reflexão afetiva dos alunos em relação ao seu meio ambiente.
A leitura crítica e contextualizada de obras do artista Frans Krajcberg amplia possibilidades de pesquisa e reflexões para repensar sobre o meio ambiente, uma vez que o artista:
1. manifesta mensagens de defesa de patrimônios naturais e culturais como a Amazônia, fotografando e documentando desmatamentos por eles sofridos.
2. cria suas obras com materiais da natureza, como terra, rocha, fragmentos vegetais, troncos, galhos retorcidos e raízes.
3. é atraído por elementos naturais mais decorativos, como flores e frutos, sendo estes destacados em seus ambientes de beleza natural.
4. é reconhecido mundialmente por seu talento artístico e comportamento ecológico.
5. não possuindo nenhuma preocupação de despertar a consciência ambiental, sua obra não assumia caráter de denúncia.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, e 4.
D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
E) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
 
2. (FEPESE) Os contextos culturais dos alunos conformam possibilidades de recepção e se expressam nas leituras de objetos artísticos.
Para ampliar possibilidades de leitura e realizar intervenções didáticas é importante que o professor conheça as pesquisas relacionadas aos níveis de desenvolvimento da compreensão estética, como a de:
A) John Dewey.
B) Michael Parsons.
C) Ana Mae Barbosa.
D) Victor Lowenfeld.
E) Rosa Iavelberg.
 
3. (FEPESE) Dentre as várias propostas de ensino de arte discutidas no Brasil, assinale a que vem sendo marcada pela ideia de currículo-mapa, ampliando percepções sobre como conhecer a arte por diversas vias.
A) Cultura visual
B) Abordagem triangular
C) Proposta cartográfica de territórios de arte & cultura
D) Educação para uma compreensão crítica da arte
E) Livre-expressão
 
4. (IBADE) Esta ação de nível nacional atuou em parcerias com dezenas de entidades públicas e privadas na discussão e formulação de políticas públicas de ensino através da Arte para pessoas com deficiência:
A) Sociedade Brasileira de Educação através da Arte.
B) Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
C) Associação de Pintores com a Boca e os Pés (APBP).
D) Programa Arte sem Barreiras.
E) Sociedade Pestalozzi.
 
5. (IBADE)“Assim, com o objetivo de diagnosticar as aprendizagens dos estudantes em diferentes momentos, no processo avaliativo, podemos utilizar estratégias variadas que contribuem para um olhar cuidadoso, sensível e processual das aprendizagens realizadas pelos estudantes” (Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos de Vitória, 2018, p. 95).
Nessa direção, a respeito de práticas avaliativas em Arte, o documento acima sugere a utilização de vários recursos e estratégias avaliativas, como:
A) a avaliação em processo da produção quantitativa.
B) o diagnóstico final do grupo de estudantes.
C) a construção de parâmetros de correção de provas e trabalhos.
D) a prática pontual da autoavaliação.
E) a observação cotidiana com o portfólio.

 GABARITO
1:C - 2:B - 3:C - 4:D - 5:E



Postar um comentário

0 Comentários