Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA III

 

1. (FCC) Considerando o pensamento de Cecília Almeida Salles sobre o processo de criação artística, leia atentamente as duas colunas e estabeleça a associação correta entre elas.
I. Procedimentos criativos.
II. Operação poética.
III. Matéria.
IV. Lógica na criação.
a. Operações lógicas responsáveis pelo desenvolvimento da obra que acontecem inevitavelmente ao longo do processo.
b. Tudo aquilo que o artista recorre para a concretização de sua obra: o que ele escolhe, manipula e transforma em nome de sua necessidade.
c. Os modos de expressão ou formas de ação que envolvem manipulação e, consequentemente, transformação da matéria.
d. Processo que envolve seleções, apropriações e combinações, gerando transformações, traduções e produções.
A associação correta entre elas é
A) I-c; II-d; III-b; IV-a.
B) I-d; II-c; III-a; IV-b.
C) I-a; II-b; III-c; IV-d.
D) I-b; II-a; III-d; IV-c.
E) I-d; II-c; III-b; IV-a.
 
2. (FCC) Forma de arte, de caráter efêmero e mutante, que teve suas primeiras aparições no final dos anos 1970, em Nova Iorque, num contexto de novos movimentos culturais iniciados pelas minorias excluídas da cidade. No cenário urbano, encontramos sua irreverente produção, que aposta em desafios e novas modalidades de ocupação do espaço na cidade, com inusitadas experimentações em pontos intrigantes no cotidiano. Está se falando de
A) performance.
B) arte pública.
C) arte em cemitério.
D) arte no metrô.
E) grafite.
 
3. (CONSULTEC) A Arte contemporânea, com toda a sua heterogeneidade, transcende os muros das galerias, museus e teatros, evidenciando cada vez mais o encontro entre arte e público. Esse acontecimento revela que a obra de arte se volta para questões sociopolíticas em projetos poéticos individuais ou coletivos, indo além do campo estético e perceptivo.
A partir dessas informações, é correto afirmar:
A) Nem todas as linguagens artísticas podem estar próximas do público em espaços alternativos, pois servem apenas para entretenimento.
B) A arte, ao transcender os muros dos espaços tradicionais, passa a estar intimamente ligada ao cotidiano, transformando o artista em agente ativo integrando arte e vida.
C) A produção contemporânea dos coletivos que transitam entre arte e política define seus trabalhos como um objeto sublime, valorizando as virtudes e desvalorizando ontologicamente o mundo humano.
D) Poucas mudanças ocorreram em relação às concepções sobre a arte, o artista, o público e o lugar da arte na sociedade quando a arte transcende os muros dos teatros, galerias e museus.
E) O encontro entre arte e público se dá pela mera transmissão de dados informativos e históricos que estão impregnados e materializados na poética da obra de arte.
 
4. (CONSULPLAN) Em meados dos anos 50, Lawence Alloway, crítico britânico, usou o rótulo pop, referindo-se à cultura popular. Nesse contexto sociocultural surgiu outro tipo de arte, a Pop Art, que envolve elementos gerados pela sociedade industrial. Representa a Pop Art
A) Andy Warhol.
B) Cândido Portinari.
C) Di Cavalcante.
D) Pablo Picasso.
E) Salvador Dali.
 
5. (FAPERP) De acordo com o que vem acontecendo com a arte atual, analise as seguintes afirmativas:
I- Intervenção é quando o artista dispõe elementos num espaço qualquer a fim de chamar a atenção do observador.
II- Performance é uma nova linguagem artística que agrega teatro, música e outras formas de expressão, geralmente com participação popular.
III- Instalação é a disposição de elementos num espaço distinto, com a clara intenção deste se relacionar com o observador.
IV- Esculturas modernas recebem também o nome de "arte da terra" ou land art.
Estão corretas as afirmativas:
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.


GABARITO
1:A - 2:E - 3:B - 4:A - 5:C

Postar um comentário

0 Comentários