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QUESTÕES HISTÓRIA DA MÚSICA I

 

1. Conforme os escritos sobre História da Música, na primeira metade do século XX, três correntes musicais obtiveram maior importância, sendo elas: Neoclassicismo, Dodecafonismo e Nacionalismo.
Sobre o Dodecafonismo, é correto afirmar que:
1. Propôs uma volta aos ideais estéticos do Classicismo e do final do século XVIII, uma música clássica.
2. O sistema foi idealizado pelo músico austríaco Arnold Schönberg, como alternativa para a composição.
3. Este método de composição era uma técnica tão complexa e precisa como a tonalidade clássica.
4. Cada obra partia de uma ordenação das doze notas da escala cromática, chamada série, fixada pelo compositor.
5. Estudava com detalhe a música popular de cada país para apropriar-se de suas características mais essenciais, como escala e ritmos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
B) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
C) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
E) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
 
2. Sobre a história da educação musical no Brasil, é correto afirmar que o fundador do primeiro conservatório brasileiro de música no Rio de Janeiro, considerado o organizador do ensino de música em nosso país e autor do Hino Nacional Brasileiro, foi:
A) D. Pedro II.
B) Francisco Braga.
C) Padre José Maurício.
D) Francisco Manoel da Silva.
E) Domingos Caldas de Barbosa.
 
3. No contexto da história da música internacional, os autores contemporâneos relatam que, nos anos de 1970, houve uma divisão entre o pop e o rock, porém em alguns contextos musicais os nomes são intercambiáveis.
Neste âmbito, a corrente musical que nasceu em Londres, com agressiva proposta anarquista, e tendo como grupos representativos no Reino Unido, The Sex Pistols e The Clash, ao lado de Ramones nos EUA, é reconhecida como:
A) Punk.
B) Grunge.
C) Heavy Metal.
D) New wave.
E) Hard rock.
 
4. Responsável por motivar as reflexões na educação musical contemporânea, para a escuta criteriosa e reflexiva, abrangendo em seu trabalho as muitas experimentações sonoras, incluindo ruídos e sons ambientais, e formas de escrita e leitura musicais que incluem sons além daqueles convencionalmente grafados.
O texto acima é condizente com a descrição da influência musical de:
A) John Payter.
B) Esther Scliar.
C) Lucas Ciavatta.
D) Raymond Murray Schafer.
E) Gertrud Meyer-Denkmann.
 
5. (AOCP) A música brasileira das décadas de 1920 e 1930 passou por grandes transformações. Nesse período, Heitor Villa-Lobos se consolidou como o mais representativo criador. Em relação Villa-Lobos, assinale a alternativa correta.
A) Durante a ditadura do Estado Novo (1937- 1945), quando foi proibido o ensino de música nas escolas, o maestro que, até então, foi o Secretário de Educação Musical e orientou os professores da rede pública sobre como ensinar música, foi proibido de promover apresentações de canto orfeônico em estádios de futebol.
B) Em 1922, Heitor Villa-Lobos fez sua estreia oficial na Semana de Arte Moderna, em São Paulo. Sua música moderna foi vaiada e o evento foi um desastre para sua projeção internacional como um criador original pela fusão dos ritmos folclóricos e populares com a música erudita.
C) Heitor Villa-Lobos fundou e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Música. Era membro da Academia de Belas Artes de Moscou e recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Paris.
D) O auge da criatividade de Heitor Villa-Lobos ocorreu na década de 30, quando deu início à série das nove “Bachianas Brasileiras”, suítes para diversas combinações de instrumentos que expressam a afinidade entre Bach e procedimentos melódicos e harmônicos da música popular instrumental brasileira.

GABARITO
1:C - 2:D - 3:A - 4:D - 5:D

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