1. (COTEC) Agostinho
foi um dos maiores filósofos e teólogos cristãos e, além disso, um pensador
importante na transição da filosofia grega (pagã) para a filosofia cristã. Sua
trajetória de conversão foi escrita no livro:
A) Imitação de
Cristo.
B) Castelo Interior
e moradas.
C) Confissões.
D) Atos dos
Apóstolos.
2. (FADESP) A
unidade objetiva da verdade encontra-se, segundo Santo Tomás de Aquino, na
harmonia entre fé e razão, não podendo, assim, contradizer-se, embora ambas as
fontes do conhecimento sejam completamente diferentes. A explicação para a
referida harmonia, de acordo com o filósofo, reside no fato de
A) tanto a razão quanto a revelação
procederem de um só e mesmo Deus.
B) os
intelectuais explicarem a verdade pela razão e os ignorantes, pela fé.
C) a Teologia e
a Filosofia serem saberes racionais que procedem do dogma cristão.
D) somente o
conhecimento racional proporcionado pela Filosofia poder alcançar igualmente a
verdade pela fé.
3. (UECE) Sobre
a licitude ou ilicitude de matar qualquer ser vivente, conforme o entendimento
de Santo Tomás de Aquino na obra Tratado da Justiça, assinale com V o que for
verdadeiro e com F o que for falso.
(__) A vida e a morte de plantas e animais
não está subordinada ao homem.
(__) Poderia por vezes ser bom matar um
pecador quando se tenha degradado até o nível do animal.
(__) Quem por ordem divina mata um inocente
não peca, como também não peca Deus.
(__) Para o homem é lícito tirar a vida dos
animais somente para fins de legítima defesa.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte
sequência:
A) F, F, F, V.
B) V, F, V, F.
C) V, V, F, F.
D) F, V, V, F.
4. (CESPE/CEBRASPE) O pensamento ético-cristão, nomeadamente em Agostinho e Tomás, retoma a
ética platônico-aristotélica, mas a redimensiona no horizonte da compreensão
bíblica. Considerando esse assunto, assinale a opção correta acerca da referida
ética cristã.
A) A felicidade
é o fim último do homem; e a virtude, o meio para o homem alcançar a felicidade.
Além disso, a felicidade suprema pode ser alcançada nesta vida.
B) O homem é imagem e semelhança de Deus,
dotado de inteligência, livre-arbítrio e de domínio sobre os seus atos. Ele
abraçará não somente as virtudes naturais, mas também as virtudes sobrenaturais
da graça, como fé, esperança e caridade.
C) Virtude é uma
questão de dever e, dessa forma, não possui relação com felicidade, visto que o
cumprimento do dever é penoso para o homem, e a felicidade é um sentimento de
contentamento pleno.
D) A justiça e a
prudência são as virtudes supremas; além destas virtudes, que estão ao alcance
do homem, não há outras.
E) A felicidade
consiste no prazer e no bem-estar material.
5. (VUNESP) Assinale, dentre as afirmações a seguir, aquela que expressa a concepção
de causalidade em Tomás de Aquino.
A) Tudo ocorre
por intermédio de causas naturais e de acordo com o encadeamento físico das
causas e efeitos, por meio do qual podemos conhecer os modos pelos quais se
constituem os eventos, sem recorrer a qualquer causa extranatural.
B) Deus, como
criador do universo, é a única causa atuante, qualquer que seja o gênero de
eventos ou relações, de modo que o conhecimento de qualquer efeito no mundo
supõe que o relacionemos diretamente com Deus como causa primeira e única.
C) Nosso
conhecimento, devido às suas limitações, não alcança qualquer relação de
causalidade e assim nada podemos saber acerca de como se determinam os eventos
do mundo.
D) As causas são
entidades ideais que só existem na mente.
E) Deus é a causa primeira de tudo que
existe, o que não impede que exista um sistema de causalidade segunda, a partir
do qual podemos conhecer, de maneira relativamente autônoma, o sistema do mundo
existente.
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