Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre Filosofia Cristã

 


1. (COTEC) Agostinho foi um dos maiores filósofos e teólogos cristãos e, além disso, um pensador importante na transição da filosofia grega (pagã) para a filosofia cristã. Sua trajetória de conversão foi escrita no livro:

A) Imitação de Cristo.
B) Castelo Interior e moradas.
C) Confissões.
D) Atos dos Apóstolos.
 

2. (FADESP) A unidade objetiva da verdade encontra-se, segundo Santo Tomás de Aquino, na harmonia entre fé e razão, não podendo, assim, contradizer-se, embora ambas as fontes do conhecimento sejam completamente diferentes. A explicação para a referida harmonia, de acordo com o filósofo, reside no fato de

A) tanto a razão quanto a revelação procederem de um só e mesmo Deus.
B) os intelectuais explicarem a verdade pela razão e os ignorantes, pela fé.
C) a Teologia e a Filosofia serem saberes racionais que procedem do dogma cristão.
D) somente o conhecimento racional proporcionado pela Filosofia poder alcançar igualmente a verdade pela fé.

 
3. (UECE) Sobre a licitude ou ilicitude de matar qualquer ser vivente, conforme o entendimento de Santo Tomás de Aquino na obra Tratado da Justiça, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

(__) A vida e a morte de plantas e animais não está subordinada ao homem.
(__) Poderia por vezes ser bom matar um pecador quando se tenha degradado até o nível do animal.
(__) Quem por ordem divina mata um inocente não peca, como também não peca Deus.
(__) Para o homem é lícito tirar a vida dos animais somente para fins de legítima defesa.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A) F, F, F, V.
B) V, F, V, F.
C) V, V, F, F.
D) F, V, V, F.
 

4. (CESPE/CEBRASPE) O pensamento ético-cristão, nomeadamente em Agostinho e Tomás, retoma a ética platônico-aristotélica, mas a redimensiona no horizonte da compreensão bíblica. Considerando esse assunto, assinale a opção correta acerca da referida ética cristã.

A) A felicidade é o fim último do homem; e a virtude, o meio para o homem alcançar a felicidade. Além disso, a felicidade suprema pode ser alcançada nesta vida.
B) O homem é imagem e semelhança de Deus, dotado de inteligência, livre-arbítrio e de domínio sobre os seus atos. Ele abraçará não somente as virtudes naturais, mas também as virtudes sobrenaturais da graça, como fé, esperança e caridade.
C) Virtude é uma questão de dever e, dessa forma, não possui relação com felicidade, visto que o cumprimento do dever é penoso para o homem, e a felicidade é um sentimento de contentamento pleno.
D) A justiça e a prudência são as virtudes supremas; além destas virtudes, que estão ao alcance do homem, não há outras.
E) A felicidade consiste no prazer e no bem-estar material.
 

5. (VUNESP) Assinale, dentre as afirmações a seguir, aquela que expressa a concepção de causalidade em Tomás de Aquino.

A) Tudo ocorre por intermédio de causas naturais e de acordo com o encadeamento físico das causas e efeitos, por meio do qual podemos conhecer os modos pelos quais se constituem os eventos, sem recorrer a qualquer causa extranatural.
B) Deus, como criador do universo, é a única causa atuante, qualquer que seja o gênero de eventos ou relações, de modo que o conhecimento de qualquer efeito no mundo supõe que o relacionemos diretamente com Deus como causa primeira e única.
C) Nosso conhecimento, devido às suas limitações, não alcança qualquer relação de causalidade e assim nada podemos saber acerca de como se determinam os eventos do mundo.
D) As causas são entidades ideais que só existem na mente.
E) Deus é a causa primeira de tudo que existe, o que não impede que exista um sistema de causalidade segunda, a partir do qual podemos conhecer, de maneira relativamente autônoma, o sistema do mundo existente.



GABARITO
1:C - 2:A - 3:D - 4:B -5:E







Postar um comentário

0 Comentários