O Estado do Acre

Situado no extremo sudoeste da região Norte, em plena Amazônia brasileira, o Estado do Acre ocupa área de 164.123,964 km², limitando-se ao norte com o Estado do Amazonas, a leste com o Estado de Rondônia, a sudeste com a Bolívia e ao sul e oeste com o Peru.

A maior parte de seu território encontra-se em região de planalto, cortado a oeste pela serra da Contamana, que desce suavemente para a planície Amazônica, onde estão as cabeceiras dos rios Juruá e Purus, importantes afluentes do rio Amazonas.

Seu clima é quente e úmido, com temperatura média anual de 25º C. O índice pluviométrico chega a alcançar 2.000 a 2.500 mm anualmente, o que explica a predominância da floresta equatorial ou Hiléia brasileira em seu território.

A bacia hidrográfica do Estado do Acre pertence à bacia Amazônica e ocupa área de 153.149,9 km². Entre seus principais rios encontram-se o Juruá, o Tarauacá, o Muru, o Embirá, o Xapuri, o Purus, o Iaco e o rio Acre.

O nome Acre origina-se de Áquiri, forma pela qual os exploradores da região transcreveram a palavra Uwákuru, do dialeto dos índios Ipurinã.

A população do Estado do Acre totaliza 733.559 habitantes (último censo), distribuída em 22 municípios, com densidade demográfica de 4,47 habitantes por km².