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QUESTÕES SOBRE FILOSOFIA GREGA




1. (FCC) A respeito da relação entre Mitologia Grega e Filosofia, considere as afirmações a seguir.
I. O Mito não se importa em cair em contradições ao explicar a origem do mundo por meio da fantasia, do fabuloso e do incompreensível.
II. A Filosofia não admite contradições, fabulações e coisas incompreensíveis e exige uma explicação coerente, lógica e racional.
III. O Mito fala em Urano, Ponto e Gaia; a Filosofia fala em céu, mar e terra.
IV. O Mito narra a origem por meio de genealogias e disputas entre os deuses, enquanto a Filosofia explica a origem das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.
V. O Mito procura narrar como as coisas teriam sido num passado imemorial e longínquo enquanto a Filosofia se preocupa em explicar como e por que as coisas são como são em qualquer momento do tempo.
Está correto o que se afirma em
A) I, II, III, IV e V.
B) I e II, apenas.
C) II e III, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) V, apenas.


2. (FCC) Segundo Marilena Chaui (Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2006, p. 39), o período pré-socrático também poderia ser denominado período cosmológico. Dentre as principais características dessa cosmologia, NÃO se pode assinalar a
A) explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da natureza, da qual os seres humanos fazem parte.
B) busca do princípio natural, eterno, imperecível e imortal, gerador de todos os seres.
C) investigação mitológica da origem do Universo, que situaria as causas dos fenômenos da natureza nos seres supraterrenos.
D) afirmação de que, embora a physis seja imperecível, ela dá origem a todos os seres infinitamente variados e diferentes do mundo.
E) afirmação de que, embora a physis seja imutável, os seres físicos ou naturais gerados por ela, além de serem mortais, são mutáveis ou seres em contínua transformação.


3. (FCC) Leia o texto a seguir.
A história da Filosofia grega é a história de um gigantesco esforço para encontrar uma solução para o problema posto por ...... e ......, pois, se o primeiro tem razão, o pensamento deve ser um fluxo perpétuo e a verdade é a perpétua contradição dos seres em mudança contínua; mas se o segundo [sic] tem razão, o mundo em que vivemos não tem sentido, não pode ser conhecido, é uma aparência impensável e nos faz viver na ilusão.
(CHAUI, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2006, p. 105)
Completa correta e respectivamente as lacunas do texto:
A) Platão e Aristóteles.
B) Empédocles de Agrigento e Demócrito.
C) Tales de Mileto e Zenão de Eleia.
D) Heráclito e Parmênides.
E) Epicuro e Sócrates.


4. (CEPERJ) O interesse pela problemática ético-política, pela questão do homem enquanto cidadão da polis, que passa a se organizar politicamente no sistema de democracia na Atenas do século V a.C., delimita o contexto do surgimento:
A) da apologia
B) do pitagorismo
C) da sofística
D) da isonomia
E) do pluralismo


5. (CEPERJ) A retórica sofística apresenta-se como uma técnica capaz de persuadir qualquer um de qualquer coisa e põe em destaque as opiniões. Estas podem ser boas e más, melhores e piores, úteis e prejudiciais, mas nunca:
A) elaboradas e técnicas
B) falsas e verdadeiras
C) únicas e discutíveis
D) justas e infalíveis
E) ficcionais e elaboradas

GABARITO
1:A - 2:C - 3:D - 4:C - 5:B






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