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QUESTÕES SOBRE FILOSOFIA BRASILEIRA



1. (FCC) Com relação a se ter uma organização do plano de ensino de filosofia para o ensino médio ou centrado na história da filosofia, ou tendo como foco temas a serem, de alguma maneira, definidos pelo professor, Lídia Maria Rodrigo afirma que “não é obrigatória a opção por uma dessas alternativas, havendo possibilidade de mesclá-las em um programa composto por uma parte histórica e outra temática”. (2009, p. 53). Pensando assim ela diz ser favorável à organização do plano de ensino de filosofia que tenha a história da filosofia não como centro e sim como referencial.
Tomando por base suas afirmações, pode-se dizer que esta autora:
A) descarta totalmente a presença da produção dos filósofos ocorrida ao longo da história.
B) afirma ser a opção por se organizar a programação do ensino de filosofia no ensino médio aquela que tenha unicamente por base as temáticas filosóficas.
C) propõe uma organização do plano de ensino de filosofia que não descarta a história da filosofia e sim que a tenha como referencial.
D) indica que o professor jamais poderia ter com alternativa organizar seu plano de ensino de filosofia tendo como centro a história da filosofia.
E) sugere que a história da filosofia seja o referencial para os temas a serem trabalhados nas salas de filosofia.

2. (FCC) As três principais concepções de ciência existentes historicamente, descritas por Marilena Chauí, são
A) racionalista, empirista e construtivista.
B) racional, empírica e hipotético-dedutiva.
C) sistemática, experimental e empírico-formal.
D) dialética, crítica e fenomenológica.
E) teórica, pragmática e dialógica.


3. (FCC) “[...] dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidas ao bem e ao mal, ao desejo de felicidade e ao exercício da liberdade; são constitutivos de nossa existência intersubjetiva, isto é, de nossas relações com outros sujeitos morais”. O que é dito aqui por Chauí, corresponde às ideias de
A) juízo de valor e consciência interior.
B) senso ético e juízo moral.
C) senso moral e a consciência moral.
D) consciência crítica e autonomia.
E) antropoética e reciprocidade.


4. (FUMARC) Leia o texto a seguir:
“Para Husserl, a consciência não é uma coisa entre as coisas, não é um fato observável, nem uma substância pensante. A consciência é pura atividade, o ato de constituir essências ou significações, dando sentido ao mundo das coisas. A essência da consciência é ser sempre consciência de alguma coisa, a que Husserl dá o nome de intencionalidade” (CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994. p. 237. Adaptado).
Segundo o texto acima, intencionalidade, para Husserl, é
A) a essência do mundo contida nos objetos empíricos.
B) a substância pensante constitutiva material da consciência
C) o ato da consciência de constituir significações no mundo.
D) o conteúdo a priori da consciência humana diante do mundo.
E) o desejo oculto da consciência implícito em toda ação humana.


5. (FUMARC) Leia o texto a seguir:
“A ética é a reflexão filosófica que visa fazer com que, diante da necessidade de decidir sobre como proceder em determinadas circunstâncias, a pessoa aja de modo correto; bem como servir de parâmetro para avaliar um determinado ato realizado por outro indivíduo como sendo ou não eticamente correto. Porém, a ética não pode ser vista dissociada da realidade sociocultural concreta. Os valores éticos de uma comunidade variam de acordo com o ponto de vista histórico e dependem de circunstâncias determinadas” (MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 9-10. Adaptado).
No texto acima, Marcondes afirma que a ética é a reflexão filosófica que avalia as regras de comportamento humano. Isto significa que o comportamento humano NÃO é determinado
A) pela imperfeita realidade concreta das comunidades humanas, mas por ideais do espírito humano, por isso, o idealismo ético.
B) pela natureza, mas por regras criadas pela própria comunidade humana dentro de condições específicas e, por isso, o relativismo ético.
C) pela razão humana, mas pelas emoções e pelos sentimentos que são comuns a todos os seres humanos, por isso, o emotivismo ético.
D) por emoções, mas por regras universais da razão humana explicitadas através da reflexão filosófica, por isso, o universalismo ético.
E) por leis divinas, mas por leis imparciais, criadas pelos homens, com validade para todas comunidades, por isso, o secularismo ético.


6. (CONSULPLAN) “Escora-se na certeza de que o desenvolvimento humano é mais do que uma maturação biológica e que, assim sendo, a aprendizagem se processa com base na integração entre o que a criança sabe de suas descobertas autônomas e as atividades que pode aprender graças à interação com objetos e pessoas que estão junto a essa criança. É a distância entre o nível de realização de um problema que uma pessoa pode alcançar atuando independentemente e o nível que efetivamente poderá alcançar com a ajuda de outra pessoa mais experiente”.
(Antunes, 2011:22.)
No contexto das teorias do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem, o enunciado relaciona-se a qual conceito?
A) Cognição sociativa.
B) Psicanálise cognitiva.
C) Inteligência múltipla.
D) Zona de desenvolvimento proximal.


7. (CEPERJ) Segundo Marcondes (1997), a filosofia analítica considera que o tratamento e a solução de problemas filosóficos devem se dar por meio:
A) da análise lógica da linguagem
B) do estudo da língua empírica
C) do existencialismo cristão
D) da contradição entre linguagem e realidade
E) do rigor do idealismo alemão



GABARITO
1:C - 2:A - 3:C - 4:C - 5:B - 6:D - 7:A




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