1. (Enem/2019) Em sentido geral e fundamental, Direito é a técnica
da coexistência humana, isto é, a técnica voltada a tornar possível a
coexistência dos homens. Como técnica, o Direito se concretiza em um conjunto
de regras (que, nesse caso, são leis ou normas); e tais regras têm por objeto o
comportamento intersubjetivo, isto é, o comportamento recíproco dos homens
entre si.
ABBAGNANO,
N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
O
sentido geral e fundamental do Direito, conforme foi destacado, refere-se à
A) aplicação de
códigos legais.
B) regulação do convívio social.
C) legitimação
de decisões políticas.
D) mediação de
conflitos econômicos.
E) representação
da autoridade constituída.
2. (Enem/2019) Essa atmosfera de loucura e irrealidade, criada pela aparente ausência
de propósitos, é a verdadeira cortina de ferro que esconde dos olhos do mundo
todas as formas de campos de concentração. Vistos de fora, os campos e o que
neles acontece só podem ser descritos com imagens extraterrenas, como se a vida
fosse neles separada das finalidades deste mundo. Mais que o arame farpado, é a
irrealidade dos detentos que ele confina que provoca uma crueldade tão incrível
que termina levando à aceitação do extermínio como solução perfeitamente
normal. ARENDT, H. Origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989
(adaptado).
A partir da análise da autora, no encontro
das temporalidades históricas, evidencia-se uma crítica à naturalização do(a)
A) ideário
nacional, que legitima as desigualdades sociais.
B) alienação
ideológica, que justifica as ações individuais.
C) cosmologia
religiosa, que sustenta as tradições hierárquicas.
D) segregação
humana, que fundamenta os projetos biopolíticos.
E) enquadramento
cultural, que favorece os comportamentos punitivos.
3. (Enem/2019) Penso que não há um sujeito soberano,
fundador, uma forma universal de sujeito que poderíamos encontrar em todos os
lugares. Penso, pelo contrário, que o sujeito se constitui através das práticas
de sujeição ou, de maneira mais autônoma, através de práticas de liberação, de
liberdade, como na Antiguidade — a partir, obviamente, de um certo número de
regras, de estilos, que podemos encontrar no meio cultural.
FOUCAULT,
M. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense
Universitária, 2004.
O texto
aponta que a subjetivação se efetiva numa dimensão
A) legal,
pautada em preceitos jurídicos.
B) racional,
baseada em pressupostos lógicos.
C) contingencial,
processada em interações sociais.
D)
transcendental, efetivada em princípios religiosos.
E) essencial,
fundamentada em parâmetros substancialistas.
4. (Enem/2019) A hospitalidade pura
consiste em acolher aquele que chega antes de lhe impor condições, antes de
saber e indagar o que quer que seja, ainda que seja um nome ou um “documento”
de identidade. Mas ela também supõe que se dirija a ele, de maneira singular,
chamando-o portanto e reconhecendo-lhe um nome próprio: “Como você se chama?” A
hospitalidade consiste em fazer tudo para se dirigir ao outro, em lhe conceder,
até mesmo perguntar seu nome, evitando que essa pergunta se torne uma
“condição”, um inquérito policial, um fichamento ou um simples controle das
fronteiras. Uma arte e uma poética, mas também toda uma política dependem disso,
toda uma ética se decide aí.
DERRIDA,
J. Papel-máquina. São Paulo: Estação Liberdade, 2004 (adaptado).
Associado
ao contexto migratório contemporâneo, o conceito de hospitalidade proposto pelo
autor impõe a necessidade de
A) anulação da
diferença.
B) cristalização
da biografia.
C) incorporação da alteridade.
D) supressão da
comunicação.
E) verificação
da proveniência.
5. (ENEM 2012) Para Platão, o que havia de verdadeiro em
Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de
sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto
sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo.
Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente.
ZINGANO,
M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012
(adaptado).
O texto
faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da
Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como
Platão se situa diante dessa relação?
A) Estabelecendo
um abismo intransponível entre as duas.
B) Privilegiando
os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.
C) Atendo-se à
posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.
D) Afirmando
que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.
E) Rejeitando a
posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.
GABARITO
1:D - 2:D - 3:C - 4:C - 5:D
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