Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre Karl Marx I



1. (CEPS-UFPA 2018) De acordo com o constructo teórico de Karl Marx:
A) a escola, o direito e a religião são infraestruturas ideológicas voltadas à manutenção da estabilidade social.
B) a maneira como os indivíduos se organizam para prover a sua existência estabelece a superestrutura de distribuição do poder na sociedade.
C) no capitalismo, a escola é apropriada pela classe trabalhadora como instrumento de luta para sua desalienação.
D) quando as pessoas são alienadas, acreditam que há uma equivalência entre a definição formal das instituições e o que elas efetivamente realizam.
E) quando se torna independente da sociedade, o Estado mantém explícita sua relação com a economia.


2. (CONSULPLAN 2018) “A noção de alienação é fundamental no pensamento marxista, pois apresenta o estado psicossocial primordial ao qual o indivíduo é submetido no modo de produção capitalista. Além disso, Marx não vê no trabalho uma expressão qualquer da vida. Para Marx, o trabalho tem uma localização especial, até mesmo privilegiada, por ser a exteriorização do ser. Por ser a objetificação da essência humana, por ser o processo de colocar para fora a mais pura humanidade, o esforço material da transformação do mundo e satisfação das necessidades.”
(Disponível em: http://colunastortas.com.br/2014/02/05/o-que-e-alienacao-em-marx/.)
No que diz respeito à alienação, Karl Marx considera que:
A) É a constatação básica de que o trabalhador está alienado em relação ao produto de seu trabalho que gera a revolta de classe, cerne da revolução em massa.
B) Construir as próprias ferramentas é exercer uma dominação impossível a qualquer outro animal, o que já elimina para o homem a possibilidade de total alienação.
C) Uma das formas de reconhecer a alienação é quando, no fim do processo de trabalho, o produto feito se transforma em algo estranho, independente do ser que o produziu.
D) É o estranhamento em não se reconhecer num produto a essência da pobreza e da alienação gerada pela substituição progressiva e inexorável do homem pela máquina.


3. (CEPS-UFPA 2018) Quanto ao conceito de alienação na sociedade capitalista, proposto por Karl Marx, é correto afirmar:
A) As pessoas têm consciência das desigualdades sociais e compreendem suas causas, só não dispõem de meios concretos para mudá-las.
B) É uma condição em que as pessoas são dominadas por forças da sua própria criação, passando a encará-las como um poder estranho.
C) É uma inversão da realidade na medida em que interesses da sociedade em geral são tomados como interesses de grupos específicos.
D) A sociedade urbano-industrial, com seu processo crescente de divisão do trabalho e de complementariedade de funções, promove a redução gradativa da alienação.
E) A diversidade de instituições políticas e jurídicas tem o papel de neutralizar o predomínio dos interesses da classe dominante.


4. (CEPS-UFPA 2018) A respeito da análise dos processos sociais feita por Karl Marx, é correto afirmar que a(as)
A) intensificação da exploração capitalista levará ao colapso da classe trabalhadora, cuja fragmentação a impedirá de tornar-se protagonista do processo revolucionário.
B) mudanças sociais são precedidas de mudanças nas mentalidades de uma determinada época.
C) luta de classes tem como consequência o aparecimento da consciência de classe.
D) continuidade da divisão da sociedade em classes tem como pressuposto a eliminação da propriedade privada.
E) divisão da sociedade em classes antagônicas as torna também complementares.


5. (CEPS-UFPA 2018) A relação de Karl Marx com a questão da propriedade tem contornos bem específicos: A respeito desses contornos, é correto afirmar que
A) a propriedade privada quando produtiva cumpre o seu papel social e por esse motivo deve ser protegida pelo Estado.
B) o lucro é uma consequência natural do empreendedor que investe os bens e os recursos que lhe pertencem, e que tem que ser remunerado por isso.
C) no capitalismo o trabalhor é dono de sua força de trabalho e do conjunto da tecnologia envolvida na produção. Todavia, não é proprietário da matéria-prima nem do resultado final produzido.
D) ao garantir a propriedade privada como forma legítima, o Estado estabelece equilíbrio e segurança nas relações sociais.
E) Marx prevê o fim do Estado e consequentemente o colapso de toda e qualquer forma de propriedade, inclusive da propriedade estatal.


6. (ESAF 2010) Na acepção de Marx e Engels em A Ideologia Alemã, datada de 1845-6, o processo de divisão técnica do trabalho na manufatura, incluindo-se a divisão entre trabalho manual e intelectual é, essencialmente, divisão entre classes sociais, burguesia e proletariado, isto é, relação entre capital e trabalho, a base da exploração e da dominação social.
(Rubini Liedke, Elida, "Trabalho”. In: Cattani, Antonio David, Trabalho e Tecnologia, Dicionário Crítico, Petrópolis: Vozes; Porto Alegre: Ed. Universidade, 1997, p. 268).
A partir desse pressuposto teórico, assinale a opção correta.
A) Segundo Karl Marx, no processo de compra e venda de força de trabalho ocorre uma troca de equivalentes.
B) Marx afirma que na sociedade capitalista o trabalhador se torna uma mercadoria.
C) A expressão "trabalho livre" significa separação entre a força de trabalho e a propriedade dos meios de produção.
D) A crítica de Marx à economia política consistiu em apontar que as relações de produção capitalista constituem relações de produção de valores de uso.
E) Para Marx, a venda da força de trabalho constitui uma das alternativas que o trabalhador possui para garantir, por meio do salário, sua sobrevivência.


GABARITO
1:D - 2:C - 3:B - 4:E - 5:E - 6:C




Postar um comentário

0 Comentários