Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Modificações na paisagem - Aula 1


Aula 1
Como encaminhar
1. Organize os alunos em duplas de estudo e registre na lousa a seguinte questão: Quais são as marcas na paisagem que observo na rua da minha escola?
Em seguida, registre na lousa as principais observações levantadas pela turma, conforme a pertinência e a ligação com o tema sugerido.
Neste primeiro momento é importante a turma perceber que a paisagem em que a escola está inserida é formada por elementos naturais e culturais, tendo sido alterada tanto pela ação humana ao longo do tempo quanto por modificações da própria natureza.
Após a conversa e o levantamento de dados, proponha a produção coletiva de um quadro com o registro dos aspectos naturais e culturais da paisagem da rua da escola, como abaixo:

2. Dando continuação ao estudo, solicite que as duplas compartilhem e registrem no caderno, em forma de desenho ou tópicos, os componentes que fazem parte da paisagem da rua na qual cada aluno vive. Circule pela sala de aula acompanhando os registros e as conversas das duplas, orientando-as. Nesse momento é importante que as duplas identifiquem as marcas na paisagem tanto na rua da escola como na rua onde vivem e reflitam sobre elas.
3. Solicite a duas ou três duplas que registrem na lousa as marcas naturais e culturais da paisagem da rua da escola e da rua em que residem, conforme registro prévio.
4. Faça uma síntese da aula valorizando as escolhas e os olhares das duplas, bem como sugerindo o registro no caderno do quadro proposto.










Postar um comentário

0 Comentários