Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

ROCHAS MAGMÁTICAS



ROCHAS MAGMÁTICAS
Rochas ígneas se formam a partir do resfriamento e endurecimento do magma derretido em muitos ambientes diferentes. Essas rochas são identificadas por sua composição e textura. Mais de 700 tipos diferentes de rochas ígneas são conhecidos.

ROCHA MAGMÁTICA INTRUSIVA
Rochas ígneas são chamadas de intrusivas quando esfriam e solidificam em grandes profundidades da superfície terrestre. Quando o magma esfria dentro da Terra, o resfriamento prossegue lentamente. Rochas ígneas intrusivas esfriam mais devagar do que rochas ígneas extrusivas, o que permite que uma estrutura de cristal maior se desenvolva.

ROCHA MAGMÁTICA EXTRUSIVA
Rochas ígneas são chamadas de extrusivas quando esfriam e solidificam acima da superfície. Essas rochas geralmente se formam a partir de um vulcão, então também são chamadas de rochas vulcânicas. Rochas ígneas extrusivas esfriam muito mais rapidamente do que rochas intrusivas, reduzindo o tempo para a estrutura cristalina se formar dentro das rochas.

EXEMPLOS DE ROCHAS MAGMÁTICAS
Segue abaixo alguns exemplos de rochas magmáticas:
Ø Pedra-pomes
Ø Granito
Ø Diorito
Ø Diabásio
Ø Obsidiana
Ø Basalto

USO HUMANOS DE ROCHAS MAGMÁTICAS
Rochas ígneas têm uma grande variedade de usos. Um uso significativo é como pedra para edifícios e estátuas. O granito é usado para esses dois propósitos e é popular para as bancadas da cozinha. A pedra-pomes é comumente usada como abrasivo como produtos para o lar ou para suavizar a pele. A pedra-pomes moída às vezes é adicionada à pasta de dente para atuar como um material abrasivo para esfregar os dentes. Às vezes, a peridotita é extraída para peridoto, um tipo de olivina usado em joias. O diorito foi amplamente utilizado pelas civilizações antigas para vasos e outras obras de arte decorativa e ainda hoje é usado para a arte.





Postar um comentário

0 Comentários