1. (FUNDATEC) Com base nos dados por microrregião geográfica (MR) do IBGE é possível propor uma regionalização do desenvolvimento rural do Rio Grande do Sul, considerando diferentes indicadores das microrregiões, dos estabelecimentos agropecuários e dos domicílios rurais. Considerando essa regionalização, assinale a alternativa correta.
A) Nas microrregiões da fronteira sul do RS predominam os cultivos anuais, de soja e milho, com estabelecimentos agropecuários médios, com baixa densidade populacional e grande desigualdade de renda.
B) Nas microrregiões do noroeste gaúcho concentra-se a pecuária familiar, com pouca produção de soja, milho e fumo, apresentando a máxima proporção de pobres.
C) A microrregião de Porto Alegre, embora com baixa proporção de moradores rurais em relação à população urbana, tem muita expressão na produção agropecuária do estado, em especial por concentrar a produção de fumo e de suínos, além da fruticultura especializada.
D) Na região centro do Rio Grande do Sul predomina a combinação de pastagens e arroz irrigado. É uma região caracterizada por alto índice de nível de vida, propriedades médias e baixa participação da mão de obra familiar na agricultura.
E) Na região da Colônia Velha e nas microrregiões próximas à microrregião de Porto Alegre está concentrada a produção de fumo, uva, suínos e suas agroindústrias. Tem os menores tamanhos de propriedades e os melhores indicadores de desenvolvimento rural.


2. (FUNDEP) A campanha gaúcha, segundo Ab’Sáber (2003), era predominantemente constituída por pradarias mistas, com florestas-galerias subtropicais sendo que, na região sul-sudoeste de Alegrete, no Rio Grande do Sul, essa vegetação associava-se à presença de solos areníticos.
Ainda, de acordo com o autor, a ação antrópica na região tem sido responsável por
A) aceleração dos processos de salinização dos solos, uma vez que os projetos de irrigação não têm considerado as especificidades regionais.
B) escarificação dos solos, associadas à erosão eólica que, por sua vez, tem provocado o soerguimento de areais e a formação de dunas.
C) ravinamento das baixas vertentes, relacionado ao aprofundamento e dessecamento dos lençóis de águas subsuperficiais na maior parte desse domínio.
D) supressão das florestas locais pela recente expansão pecuária e o cultivo da soja, além da poluição dos rios por metais pesados, derivados da mineração.


3. (FCC) Das regiões fitogeográficas abaixo NÃO ocorre no Rio Grande do Sul:
A) floresta ombrófila densa.
B) savana.
C) floresta estacional decidual.
D) estepe.
E) floresta ombrófila aberta.


4. (UFRGS 2018) Sobre os aspectos físicos do Rio Grande do Sul, considere as seguintes afirmações.
I - O Estado apresenta variedade geomorfológica: planícies, planaltos e depressões.
II - A Bacia Hidrográfica do rio Camaquã, que cobre o setor norte e oeste do Estado, apresenta potencial de navegação e potencial hidrelétrico.
III- A cobertura vegetal é composta por áreas de floresta tropical, mata de araucárias, mangues e campos.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) I, II e III.


5. (UFRGS 2013) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Na cidade de Alegrete, na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul, a amplitude térmica anual é ___________ que na cidade de Tramandaí, localizada no litoral norte, devido à _____________ Já na cidade de São Francisco de Paula, localizada no Planalto Meridional, as temperaturas médias sofrem a influência da ___________ que as ___________.
A) menor - maritimidade - latitude - aumenta
B) maior - continentalidade - altitude - diminui
C) igual - maritimidade - altitude - mantém
D) maior - continentalidade - latitude - mantém
E) igual - continentalidade - altitude – diminui



GABARITO
1:E - 2:B - 3:E - 4:B - 5:B