1. (FCC 2016) Considere o trecho a seguir:
Os colonizadores hispânicos, certamente, haviam transitado por terras que hoje constituem Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas nelas não se fixaram, ou, se o fizeram, suas vilas não progrediram e foram, mais tarde, abandonadas: Puerto de los Reyes, em pleno pantanal mato-grossense e Santiago de Xerez, na borda do Pantanal, próximo ao rio Miranda.(SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História do Mato Grosso. Cuiabá: Entrelinhas, 2009, p.5)
Dentre as razões para que o território mencionado, no século XVI, não tivesse sido colonizado por espanhóis, está a
A) ausência de metais preciosos, ainda não encontrados, e o desconhecimento das possibilidades de navegação pelos rios existentes.
B) resistência das populações indígenas pressionadas pelo avanço dos conquistadores ibéricos, e a atração exercida pelas notícias de abundância de ouro na região do Peru.
C) oposição à ocupação espanhola pela Companhia de Jesus, empenhada na instalação de missões lusas, e a dificuldade imposta pelas condições geográficas de solo e relevo.
D) violência dos imediatos ataques bandeirantes, em defesa da posse daquelas terras pela Coroa Portuguesa, e a impossibilidade de praticar a agricultura na região.
E) obediência aos acordos e tratados de fronteira firmados entre Espanha e Portugal, e a proximidade das minas de prata de Potosí e de outras localidades argentinas.


2. (FGV 2013) A divisão do estado de Mato Grosso em dois estados, com a consequente criação do estado de Mato Grosso do Sul ocorreu
A) na República Velha, em 1906.
B) na Era Vargas, em 1930.
C) no Estado Novo, em 1942.
D) no Regime Militar, em 1977.
E) na Nova República, em 1987.


3. (FGV 2013) Sobre o processo de divisionismo que caracterizou a formação territorial e política do Estado do Mato Grosso, analise as afirmativas a seguir.
I. Em 1892, ocorreu uma tentativa separatista de Mato Grosso em relação à República dos Estados Unidos do Brasil, para criar o Estado Livre da República Transatlântica.
II. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, o sul do Estado criou uma região autônoma, o Estado de Maracajú.
III. No final da década de 1970, o presidente Ernesto Geisel criou o Estado de Mato Grosso do Sul, após consulta plebiscitária à população.
Assinale:
A) se somente a afirmativa I estiver correta.
B) se somente a afirmativa II estiver correta.
C) se somente a afirmativa III estiver correta.
D) se somente a afirmativa I e II estiverem corretas.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.




4. (UNEMAT 2008) Em relação à história do movimento que levou ao processo de divisão do Estado de Mato Grosso, é correto afirmar.
A) A divisão do Estado de Mato Grosso e a criação do Estado de Mato Grosso do Sul foram resultado de um processo democrático desenvolvido durante o governo do general Ernesto Geisel.
B) Antes da decisão do presidente Ernesto Geisel, de dividir o Estado de Mato Grosso essa questão não havia sido objeto de debates, ações e disputas entre lideranças políticas das regiões sul e norte do Estado.
C) Essa cisão territorial representou a concretização de lutas históricas, defendidas por lideranças políticas do sul de Mato Grosso, que remontam ao final do século XIX.
D) A divisão não foi um processo tranquilo porque as lideranças políticas de Cuiabá e Campo Grande tinham interesses e objetivos comuns.
E) Os dois Estados, resultantes da divisão, tiveram seu desenvolvimento econômico e populacional comprometidos por aquele processo.



GABARITO
1:B - 2:D - 3:D - 4:C