1. No que se refere à história política, econômica e social de Alagoas no período imperial, julgue os itens a seguir. A partir de 1850, a exportação de escravos de Alagoas para outras províncias se tornou importante atividade comercial e propiciou a presença significativa de mão de obra livre nos engenhos e nas fazendas alagoanas já na década de 1860.
C) Certo
E) Errado


2. Com relação à história de Alagoas no período colonial brasileiro, julgue os itens a seguir. Numerosos mocambos espalhados pelas serras da capitania de Pernambuco constituíam o quilombo de Palmares, espaço no qual se forjou uma sociedade singular a partir de diferentes etnias africanas, cujos conhecimentos e práticas foram ressignificados no contexto colonial da América portuguesa.
C) Certo
E) Errado


3. No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue os itens seguintes. Alagoas aderiu ao movimento constitucionalista português em 1821, quando o então governador Sebastião Francisco de Melo e Póvoas, com amplo apoio das elites de Maceió e Alagoas, proclamou fidelidade ao rei, às Cortes e à Constituição.
C) Certo
E) Errado


4. No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue os itens seguintes. As eleições para as juntas provisórias e para as cadeiras alagoanas na Assembleia Constituinte do Brasil em 1822 se deram sem contestações.
C) Certo
E) Errado


5.  No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue os itens seguintes. No processo de independência do Brasil, violentos conflitos ocorreram nas regiões Norte e Sul do país, inclusive em Alagoas, que, ainda em 1822, foi palco da guerra de independência quando as tropas de Labatut, com destino a Salvador, desembarcaram em Maceió e estacionaram em Penedo.
C) Certo
E) Errado


GABARITO
1:C - 2:C - 3:C - 4:E - 5:C