Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO


Classificação de Aroldo de Azevedo (década de 1940)
A classificação de Azevedo apresentou 8 unidades de relevo: Planalto das Guianas, Planície Amazônica, Planalto Central, Planície do Pantanal, Planalto Atlântico, Planície Costeira, Planalto Meridional e a Planície de Pampa.

Classificação segundo Aziz Nacib Ab’Saber (1958)
A classificação de Ab’Saber apresentou 10 unidades de relevo: Planalto das Guianas, Planície e Terras Baixas Amazônicas, Planalto Central, Planalto do Maranhão-Piauí, Planalto Nordestino, Planície do Pantanal, Serras e Planaltos do Leste e Sudeste, Planícies de Terras Baixas Costeiras, Planalto Meridional e Planalto Uruguaio Sul-Rio-Grandense.

Classificação Segundo Jurandyr Ross (1989)
A classificação de Jurandyr Ross apresentou 28 unidades no relevo brasileiro: 11 planaltos, 11 depressões e 6 planícies.
Planaltos: Planalto da Amazônia Oriental, Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba, Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, Planaltos e Chapadas dos Parecis, Planaltos Residuais Norte-Amazônicos, Planaltos Residuais Sul-Amazônicos, Planaltos e Serras do Atlântico-Leste-Sudeste, Planaltos e Serras de Goiás-Minas, Serras Residuais do Alto Paraguai, Planalto da Borborema e Planalto Sul-Rio-Grandense.
Depressão: Depressão da Amazônia Ocidental, Depressão Marginal Norte-Amazônica, Depressão Marginal Sul-Amazônica, Depressão do Araguaia, Depressão Cuiabana, Depressão do Alto Paraguai-Guaporé, Depressão do Miranda, Depressão Sertaneja e do São Francisco, Depressão do Tocantins, Depressão Periférica da Borda Leste, da Bacia do Paraná e Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense.
Planície: Planície do Rio Amazonas (área menor que as outras classificações), Planície do Rio Araguaia, Planície e Pantanal do Rio Guaporé, Planície e Pantanal Mato-Grossense, Planície da Lagoa dos Patos e Mirim e Planície e Tabuleiros Litorâneos.









Postar um comentário

0 Comentários