Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE POLUIÇÃO II



1. (UFCE) Uma forma comum de poluição das águas é causada pelo lançamento de dejetos humanos nos rios, lagos e mares. Esses resíduos levam ao aumento da quantidade de nutrientes disponíveis no ambiente, fenômeno denominado eutroficação. Quando esses resíduos atingem uma massa de água, ocorre uma cadeia de eventos, que culminam com graves problemas. Sobre esses eventos e suas consequências, é correto afirmar que:
a) os resíduos causam a proliferação de microrganismos, que levará à escassez de oxigênio, proporcionando a morte de organismos aeróbicos, tanto autótrofos quanto heterótrofos;
b) os resíduos levarão à escassez de fósforo e nitrogênio, o que culminará com o desaparecimento das plantas e algas;
c) as bactérias degradam os resíduos, liberando nitratos e fosfatos, que são tóxicos aos peixes, causando, assim, a morte desses animais;
d) o excesso de fósforo e nitrogênio impedirá o crescimento das algas e, como consequência, haverá redução da fauna aquática que as consome;
e) os resíduos levarão à proliferação de organismos fotossintetizantes, que serão responsáveis pela produção excessiva de oxigênio, causando intoxicação e morte nos organismos aeróbicos.


2. (FGV-SP) Após ser utilizado o inseticida diclorodifeniltricloroetano (DDT) em um ecossistema, foi avaliada a porcentagem dessa substância acumulada na cadeia alimentar abaixo:
Plantas → Herbívoros → Carnívoros
Espera-se encontrar:
a) a maior concentração de DDT nas plantas;
b) a maior concentração de DDT nos herbívoros;
c) a maior concentração de DDT nos carnívoros;
d) a menor concentração de DDT nos herbívoros;
e) a menor concentração de DDT nos carnívoros.


3. (VUNESP) A aplicação de DDT para eliminar as pragas da lavoura tem demonstrado seus efeitos danosos para o meio ambiente. A busca do combate às pragas, sem usar agrotóxicos, levou a novas descobertas. Um dos exemplos é o combate de insetos comedores de folhas de cana-de-açúcar por um certo tipo de fungo, parasita desses insetos. Esse tipo de combate de pragas é conhecido como controle
a) físico.
b) bioquímico.
c) químico.
d) bilateral.
e) biológico.


4. (UFPI) A mídia frequentemente mostra episódios de acidentes de vazamentos de óleo nos oceanos, os quais podem ser bastante devastadores. No entanto, somente 5% da poluição por óleo nos oceanos é devida a grandes acidentes de vazamentos. A agressão silenciosa, representada pelas operações rotineiras em embarcações, terminais e outras instalações petrolíferas, apesar de ter menos apelo, representam 90% da contaminação.
Assinale a alternativa que mostra corretamente uma das consequências deste tipo de poluição.
a) A luz que penetra abaixo de uma mancha de óleo é maior que a luz que penetra em águas claras, aumentando assim a taxa de fotossíntese com consequente desequilíbrio na cadeia alimentar.
b) O óleo compromete os ecossistemas aquáticos por causar danos as aves aquáticas que perdem a capacidade de isolamento térmico, em virtude de suas penas ficarem encharcadas de óleo.
c) O óleo compromete os ecossistemas aquáticos por causar aumento na quantidade de oxigênio dissolvido debaixo da mancha de óleo, desequilibrando assim a cadeia alimentar marinha.
d) Sendo mais denso que a água, o óleo precipita-se nos oceanos, comprometendo todo o ecossistema marinho devido a sua toxicidade aos organismos nectônicos e bentônicos.
e) Apesar de comprometer diretamente apenas o fitoplâncton marinho, o dano é devastador porque irá afetar indiretamente os consumidores primários, secundários e terciários.


5. (FATEC-SP) É costume, em alguns lugares, lançar dejetos humanos em rios, lagos e mares, provocando aumento na quantidade de nutrientes disponíveis nesses locais. Esse fenômeno é conhecido como
a) gradiente térmico.
b) dejeção.
c) biodigestor.
d) adubação.
e) eutroficação.


6. (UFRN) “E toda a água do Nilo se transformou em sangue. Os peixes do Nilo morreram, e o rio exalou um odor tão pestilento que os egípcios já não podiam beber de suas águas. Então houve sangue em todo o território do Egito”, assim diz a Bíblia.”
Êxodo, 7:2-21.
Esse texto é, provavelmente, a primeira referência escrita sobre um fenômeno que vem constituindo um problema cada vez mais frequente, relacionado à:
a) contaminação das águas nas zonas costeiras, propiciando multiplicação excessiva de dinoflagelados, o que pode causar perdas econômicas, pela morte maciça de peixes;
b) formação de manchas de cores variadas, causada por uma diversidade de organismos marinhos, devido à falta de oxigênio;
c) circulação deficiente de nitratos e fosfatos essenciais aos peixes, o que provoca a morte de grande número deles, a ponto de formar uma mancha de sangue na água;
d) eutrofização das águas, devido a detritos orgânicos, ocasionando um fenômeno conhecido como “maré planctônica”, decorrente do envenenamento de bivalves.


7. (PUC-RS) Em outubro passado, cientistas revelaram que o aquecimento médio global cresceu num índice superior às expectativas. No dia 13 de dezembro de 2000, os jornais publicaram que o Rio Grande do Sul bateu seu recorde de consumo de energia devido às altas temperaturas registradas.
O aumento da temperatura mundial, referido no texto, somente não poderia ser explicado:
a) pelo efeito estufa;
b) pelo aumento na emissão de CO2;
c) pela diminuição das reservas de petróleo;
d) pelas queimadas das áreas vegetais;
e) pelos buracos na camada de ozônio.


8. (FUVEST-SP) A recente descoberta de uma vasta região de mar descongelado no Polo Norte é um exemplo dos efeitos do aquecimento global pelo qual passa o planeta. Alarmados com a situação, alguns países industrializados elaboraram uma carta de intenções em que se comprometem a promover amplos reflorestamentos, como uma estratégia para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global.
Tal estratégia baseia-se na hipótese de que o aumento das áreas de floresta promoverá maior
a) liberação de gás oxigênio, com aumento da camada de ozônio e redução da radiação ultravioleta.
b) retenção do carbono na matéria orgânica das árvores, com diminuição do gás carbônico atmosférico responsável pelo efeito estufa.
c) disponibilidade de combustíveis renováveis e, consequentemente, menor queima de combustíveis fósseis, que liberam CFC (clorofluorcarbono).
d) absorção de CFC, gás responsável pela destruição da camada de ozônio.
e) sombreamento do solo, com resfriamento da superfície terrestre.


9. (FATEC-SP) “Na cidade de São Paulo, nos meses de inverno, há um aumento muito grande de poluentes do ar. Normalmente, as camadas inferiores do ar são mais quentes do que as superiores; o ar quente, menos denso, sobe, carregando os poluentes e é substituído por ar frio. Nos meses de junho, julho e agosto, geralmente as camadas inferiores ficam muito frias e densas; logo, o ar não sobe com facilidade e a concentração de poluentes cresce.”
O texto, ao estabelecer um paralelo entre densidade do ar e temperatura, pretende mostrar o fenômeno
a) do aumento da população, determinando a poluição.
b) da poluição química por produtos não biodegradáveis.
c) das chuvas ácidas.
d) do efeito estufa.
e) da inversão térmica.


10. (UERN) “Acreditava-se que o mercúrio metálico liberado no meio ambiente por indústrias, garimpos e outras atividades seria pouco reativo, o que reduziria sua toxicidade para os seres vivos, inclusive o homem. A toxicidade do elemento só ficou evidente, em especial para a opinião pública, com o incidente na baía de Minamata, no Japão, nos anos 50. Sugeriu-se na época, que o mal de Minamata seria causado pela ingestão de peixes e frutos do mar contaminados, o que veio a se
confirmar. A intoxicação por mercúrio produz diversas disfunções, principalmente em músculos e no sistema nervoso, que podem levar a lesões irreversíveis ou fatais.”
Ciência Hoje, p. 20-1.
O mal de Minamata constitui um exemplo de consequências de ação antrópica no meio ambiente, cujos efeitos nefastos para a população humana decorrem de:
a) magnificação trófica;
b) inversão de pirâmide de biomassa;
c) fluxo de energia ao longo da cadeia trófica;
d) ação de fatores abióticos;
e) bloqueio de biociclos.


11. (PUC-PR) Analise as afirmações relacionadas ao meio ambiente e aos seres vivos:
I. O petróleo derramado acidentalmente nos mares e rios, como Rio Iguaçu no ano 2000, forma extensas manchas que dificultam ou bloqueiam a passagem de luz, além de impedir a troca de gases entre o ar e a água, prejudicando os animais aquáticos.
II. Pássaros que se alimentam de vegetais, em áreas de extenso uso do DDT, chegam a botar ovos com casca muito fina, levando a uma diminuição da densidade populacional desses animais.
III. O mercúrio, metal líquido, usado no garimpo para a extração do ouro, nas áreas de exploração desse metal, oferece um risco muito grande aos seres vivos que o ingerem acidentalmente.
IV. A camada de ozônio da atmosfera é afetada pelo lançamento indiscriminado no ar de gases, como o gás carbônico.
Estão corretas:
a) todas;
b) apenas I, III e IV;
c) apenas II, III e IV;
d) apenas I, II e III;
e) apenas I e III.


12. (PUC-SP) Em 1953, foi evidenciada, no Japão, uma doença denominada “Mal de Minamata”, em que as pessoas afetadas apresentavam distúrbios de visão, audição e coordenação. Resíduos com mercúrio foram despejados nas águas da baía de Minamata. O mercúrio foi absorvido pelo plâncton que servia de alimento para moluscos e para certos peixes. Por sua vez, os moluscos eram predados por outros grupos de peixes e os peixes representavam a dieta básica das pessoas da região.
Sabendo-se que o mercúrio tem efeito cumulativo, espera-se encontrar
a) maior concentração dessa substância no homem e menor concentração no plâncton.
b) maior concentração dessa substância no plâncton e menor concentração no homem.
c) maior concentração dessa substância no plâncton e menor concentração nos peixes e nos moluscos.
d) a mesma concentração dessa substância no plâncton, nos moluscos e nos peixes e uma maior concentração no homem.
e) a mesma concentração dessa substância em todos os elos da teia alimentar descrita.


13. (UFSE) Nas práticas agrícolas são utilizados:
I. praguicidas
II. fertilizantes químicos
III. leguminosas como adubo verde
Podem prejudicar ou destruir comunidades de ecossistemas aquáticos próximos às lavouras, se forem aplicadas quantidades excessivas de:
a) I, somente
b) II, somente
c) I e II somente
d) I e III somente


14. UFRS) Leia o texto abaixo.
“Quanto mais penetra o observador nesta maravilhosa oficina da natureza, tanto mais surpreso fica quando ela termina. Estamos à margem de um vasto campo de batalha. Centenas, milhares de troncos carbonizados jazem na inclinada encosta. Alguns ainda de pé, tostados pelo incêndio, estendem os galhos negros súplices, chamando a vingança do céu, até que o machado se ajunte ao fogo que já o precedera, e o tronco, ferido pelo ferro, se precipite no abismo. E no meio deste caos de aniquilamento ondulam viçosos milharais e feijoais; em volta, esplêndidos laranjais; em verdejantes encostas pasta o gado e à orla da mata relincham os cavalos; ladram alguns cães e chega-se a uma genuína casa de colono.”
AVÉ-LALLEMANT, Robert. Viagem pela Província do Rio Grande do Sul-1858. Ed. Itatiaia, 1980.
Considere as seguintes afirmações sobre as queimadas.
I. As altas temperaturas que as queimadas ocasionam provocam diminuição de húmus e de muitos organismos.
II. As queimadas facilitam os processos de erosão por deixarem o solo desprovido de sua cobertura vegetal.
III. Embora condenáveis sob o ponto de vista ecológico, as queimadas anuais propiciam um processo agrícola autossustentável.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.


15. (FEI-SP) Dois especialistas, X e Y, participavam de um debate sobre o uso de praguicidas na lavoura. Um deles era a favor e o outro, contra. Trechos de frases do debate são os seguintes:
X: “segundo constatei, o uso de defensivos agrícolas é…”
Y: “minha experiência profissional diz que os agrotóxicos…”
De acordo com a escolha das palavras que X e Y fizeram para se referir aos praguicidas, é possível concluir que um deles é a favor do uso de praguicidas e o outro é contra.
Assinale a alternativa que indica quem é a favor e/ou contra ao uso de praguicida:
a) X é contra e Y é a favor do uso de praguicida
b) X e Y são a favor do uso de praguicida
c) X e Y são contrários ao uso de praguicidas
d) X é a favor e Y contra ao uso de praguicida
e) Não é possível saber quem é contra ou a favor do uso de praguicidas


16. (FEI-SP) Os fatores que contribuem para o constante aumento da quantidade de gás carbônico
no ar atmosférico são:
a) queima de combustíveis fósseis e as chuvas ácidas
b) queima de combustíveis e as queimadas nas florestas
c) conversão calorífica e as queimadas nas florestas
d) chuvas ácidas e a conversão calorífica
e) eutrofização e o efeito estufa

Questões 17 e 18
Entre os metais que poluem os ambientes aquáticos, o mercúrio é um dos mais danosos. Embora esse metal seja de difícil absorção pelos seres vivos, sua forma metilada – o metilmercúrio – produzida por ação de bactérias, solúvel nos lipídios e facilmente absorvida pelas células, ligando-se a proteínas celulares, é tóxica para os organismos.
Reservatórios de hidrelétricas, em áreas de garimpagem, são frequentemente contaminados pelo mercúrio que aí encontra condições favoráveis à sua metilação. Esses reservatórios são construídos com o alagamento de grandes áreas, geralmente recobertas por vegetação que, submersa, se constituirá em fértil substrato para o crescimento de populações de decompositores. Em um desses reservatórios, como o de Tucuruí, foi constatada a contaminação pelo mercúrio tanto de organismos da comunidade aquática que mantêm, entre si, relações alimentares, quanto do homem, que geralmente se alimenta de peixes. As taxas de concentração encontradas estão registradas na tabela a seguir.
17. (U. Salvador-BA) O aumento da concentração do mercúrio nos organismos através das relações ecológicas, ao longo da cadeia alimentar, decorrente das baixas taxas de excreção do metal, é identificado como um fenômeno de:
a) magnificação trófica;
b) polimerização;
c) isomerização;
d) eutrofização;
e) tautomerização.
18. (U. Salvador-BA) A presença de grande quantidade de matéria vegetal submersa desequilibra a biota aquática, entre outras razões, porque:
a) aumenta a intensidade fotossintética das plantas que foram submersas;
b) causa um déficit no suprimento de oxigênio dissolvido na água;
c) proporciona alimentação suplementar para os consumidores de ordem elevada;
d) reduz a disponibilidade de nutrientes inorgânicos para o fitoplâncton;
e) provoca a reflexão total da luz incidente.


19. (UNINOEST) Entre os impactos ambientais causados nos ecossistemas pelo homem, podemos citar:
I. Destruição da biodiversidade.
II. Erosão e empobrecimento dos solos.
III. Enchentes e assoreamento dos rios.
IV. Desertificação.
V. Proliferação de pragas e doenças.
Assinale a alternativa que melhor representa os impactos consequentes do desmatamento:
a) Apenas I
b) Apenas V
c) Apenas III, IV e V
d) Apenas I, II, III e V
e) I, II, III, IV e V


20. (AMAUC 2017) A gestão dos resíduos sólidos (lixo) é um dos maiores problemas ambientais do mundo. Assinale abaixo a opção incorreta em relação ao manuseio adequado dos resíduos sólidos.
a) utilização de composteira para transformar o lixo orgânico em adubo;
b) separar os recicláveis dos orgânicos e rejeitos;
c) instalação de aterros sanitários;
d) manutenção dos lixões a céu aberto;
e) encontrar formas de reutilizar embalagens, dando novas utilidades aos resíduos.


GABARITO


Postar um comentário

0 Comentários