Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE GUERRA FRIA IX



1 - (UEG GO/2011) Em novembro de 1989, com a queda do muro de Berlim, chega ao fim a separação entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental. Foram fatores que influenciaram esse acontecimento:
a) a Primavera de Praga e o Pacto de Varsóvia.
b) o fim da Guerra Fria e a crise da economia soviética.
c) a corrida armamentista e a criação da União Europeia.
d) o surgimento dos Tigres Asiáticos e a ascensão econômica da China.


2 - (UEL PR/2011) Assinale a alternativa que apresenta corretamente a ideologia e o sistema econômico alternativos ao capitalismo que, no século passado, configuraram o mundo bipolar:
a) Democracia pluripartidária e economia de mercado liberal.
b) Estado autocrático e belicoso com economia escravagista.
c) Estado do Bem-Estar social com intervenção na economia.
d) Anarquismo, extinção do Estado e economia de trocas.
e) Ditadura do proletariado e economia planificada socialista.


3 - (UFG GO/2011) Durante a Guerra Fria, os gibis norte-americanos apresentavam ao público novos super-heróis, como Quarteto Fantástico (1961) e Incrível Hulk (1962). Nesse contexto, a história do nascimento desses super-heróis marcada, respectivamente, por um bombardeio de raios cósmicos e por um acidente nuclear, expressa
a) a hegemonia norte-americana, associada ao seu domínio da tecnologia espacial.
b) a esperança de que as novas descobertas científicas conduzissem a uma época de paz e prosperidade.
c) o desejo de superar a culpa pelo uso da energia atômica nos bombardeios às cidades de Hiroshima e Nagasaki.
d) a defesa dos valores ocidentais, postos em xeque pela aliança entre os comunistas russos e chineses.
e) a crescente influência da ciência na vida cotidiana e a expectativa quanto aos riscos de seu uso.


4 - (UFU MG/2011) Analise o texto abaixo.
A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial. Mais que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial, que equivalia a um equilíbrio de poder desigual mas não contestado em sua essência. A URSS controlava uma parte do globo ou sobre ela exercia predominante influência [...] e não tentava ampliá-la com o uso da força militar. Os EUA exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista [...]. Em troca, não intervinham na zona aceita de hegemonia soviética. [...] Gerações inteiras se criaram à sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento e devastar a humanidade.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 224.
Considerando o texto e seus conhecimentos sobre a Guerra Fria, considere as afirmativas abaixo.
I. A Guerra Fria foi marcada pela corrida armamentista e por uma modalidade de disputa pela hegemonia que se deu em termos políticos, diplomáticos e ideológicos.
II. A divisão do globo em zonas de influência não foi aceita pelos blocos que iniciaram a corrida armamentista com o propósito de ampliar seus domínios territoriais por meio de uma guerra nuclear.
III. A hegemonia norte-americana consolidou-se com o Pacto de Varsóvia, que referendava tal domínio sobre grande parte dos países orientais, incluindo o Japão e a China.
IV. A Guerra Fria significou a excelência tecnológica dos blocos envolvidos, incluindo o desenvolvimento de armas nucleares que deixaram de ser prerrogativas norte-americanas.
Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas.
a) II e III.
b) I e IV.
c) I e II.
d) III e IV.


5 - (UNESP SP/2011) É realmente difícil, em nossos dias, separar o progresso tecnológico (...) do militarismo. Não que essa separação não seja possível ou até desejável, mas sim que o sentido efetivo embutido na forma de evolução tecnológica que vem imperando desde pelo menos a Segunda Guerra Mundial (...) conduz, e interliga-se, indissociavelmente, ao militarismo e ao aperfeiçoamento constante dos meios de destruição.
(José William Vesentini. Nova ordem, imperialismo e geopolítica global, 1987.)
A afirmação contida no texto pode ser exemplificada
a) pelo desenvolvimento da tecnologia brasileira de enriquecimento de urânio para fins energéticos.
b) pela utilização de armas químicas pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.
c) pelo confronto entre Argentina e Inglaterra pelas ilhas Malvinas/Falkland.
d) pela exploração, por empresas estrangeiras, de plantas medicinais da Amazônia.
e) pelo vínculo entre a produção de heroína e a ação armada do Talebã no Afeganistão.


6 - (UNIFICADO RJ/2010) “(...) Com o colapso da URSS, a experiência do socialismo realmente existente chegou ao fim (...) mesmo onde os regimes comunistas sobreviveram e tiveram êxito, abandonaram a ideia de uma economia única, centralmente controlada e estatalmente planejada, baseada num Estado completamente coletivizado, ou uma economia de propriedade coletiva praticamente operando sem mercado (...)”
HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.481.
“(...) A queda do comunismo representou a fragmentação de alguns países da Cortina de Ferro. No final dos anos 80, com a economia em crise e os Estados satélites querendo abandonar o comunismo, as repúblicas que faziam parte da União Soviética começaram a caminhar para a separação. O colapso da URSS deu origem à Rússia e mais 14 nações (...)
Jornal O Globo – edição nº 27.856, ano LXXXV, de 12 de nov. de 2009, seção O Mundo, p.35.
Com a queda do socialismo real, o entusiasmo inicial, em países da antiga Cortina de Ferro, no sentido de recuperar sua posição no cenário internacional, cedeu espaço às crises, aos problemas como criminalidade e desemprego e à desconfiança constante na Rússia. A inserção da Rússia no novo cenário geopolítico internacional chama a atenção
a) pela manutenção do estado autoritário e repressor, apesar das transformações econômicas e sociais que incluíram a Rússia no Grupo dos Oito.
b) pela sua volta ao mercado capitalista que, após um processo de privatização de todas as empresas estatais concentrou nas mãos de grupos organizados importantes conglomerados econômicos, estabilizando o quadro político-econômico atual.
c) pela sua rápida modernização econômica para atrair o novo mercado, tornando-se um país tecnopolo, através da exportação de tecnologia de ponta e de mão de obra especializada obtidas através do ingresso de capitais sul-coreanos.
d) pelo retorno aos padrões religiosos, com a abertura de templos ortodoxos e a expansão do islamismo, o que garantirá sua aproximação com a OPEP.
e) pelo recrudescimento de questões étnicas e territoriais que, sob a bandeira do nacionalismo, muitas vezes levaram a conflitos internos ou à guerra.


7 - (UNCISAL AL/2011) Esse era um dos cenários do mundo no pós-guerra: uma bipolarização maniqueísta entre Estados Unidos e União Soviética, que definiria a guerra fria.
(Flavio de Campos e Renan G. Miranda, Oficina de história: história integrada)
Sobre o processo apresentado, é correto afirmar que
a) a Alemanha e a Inglaterra, com suas armas nucleares, dividiram o mundo em dois blocos: o capitalista e o socialista, sendo inevitável o confronto bélico entre os blocos.
b) os Estados Unidos e a União Soviética tinham a tecnologia da bomba atômica, condição que transformou completamente as relações bélicas entre as duas potências.
c) o clima de guerra fria não contaminou todas as relações internacionais, pois parte da Europa ocidental não se envolveu com as superpotências e manteve-se neutra.
d) os Estados Unidos, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, ajudaram a Alemanha a destruir o muro de Berlim, na tentativa de tornar o país um aliado político.
e) embora o clima de guerra fria tenha amenizado nos últimos vinte anos, esse sistema ainda explica a hegemonia política do Leste Europeu.


8 - (FGV/2011) Com cerca de 163 km de extensão, o moderno Canal de Suez foi inaugurado oficialmente em 1869 e, desde então, agiliza o transporte marítimo entre o Oriente e o Mediterrâneo. Em 1956, foi anunciada a nacionalização da empresa que controlava o Canal de Suez. A esse respeito é correto afirmar:
a) A nacionalização foi encaminhada pela ONU como tentativa apaziguadora das tensões árabe israelenses que então se prenunciavam.
b) A nacionalização foi uma das condições estabelecidas pelos Estados Unidos para diminuir a influência soviética na região.
c) A medida foi comandada pelo presidente egípcio Abdel Nasser, que sinalizava negociações com Israel ao permitir o livre acesso das embarcações desse país.
d) A medida anunciada desencadeou fortes protestos populares no Egito e acabou sendo suspensa pelo governo no ano seguinte.
e) A medida anunciada fazia parte de um realinhamento político marcado pela aproximação entre os governos do Egito e da URSS no contexto da Guerra Fria.


9 - (FGV/2012) A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi estabelecida em Washington, em 4 de abril de 1949. Sua criação está relacionada:
a) Ao contexto de aproximação das potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.
b) Ao processo de liberalização da economia mundial que lançaria as bases da globalização.
c) Ao processo de descolonização nos continentes africano e asiático.
d) Ao contexto de polarização político-militar entre os países capitalistas e socialistas.
e) Ao contexto de endividamento dos países europeus com as instituições financeiras internacionais.


10 - (UDESC SC/2012) Leia o trecho abaixo:
“Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo único na História do Mundo. Apesar disso, a História desse período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que dominou até a queda da URSS: o constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial na chamada ‘Guerra Fria’.”
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 223.
Sobre o exposto pelo historiador Eric Hobsbawm, é correto afirmar:
a) A URSS citada pelo historiador foi um dos polos do mundo bipolarizado, e o seu adversário no campo político e ideológico, no período, foram os Estados Unidos.
b) Durante o período citado, ocorreram conflitos significativos, como a Guerra da Coreia e a Queda da Bastilha.
c) A Guerra Fria ainda é uma realidade, pois a Rússia se recusa a entrar para a OTAN e ainda há o perigo crescente de uma guerra entre russos e americanos.
d) O Atentado contra as torres gêmeas em Nova York, em setembro de 2001, pôs fim à Guerra Fria.
e) Uma das duas potências que emergiram como resultado da Segunda Guerra, como cita Hobsbawm, foi a Alemanha.


11 - (UEG GO/2012) No dia 13 de agosto de 2011, completou-se 50 anos do início da construção do Muro de Berlim, que separou a Alemanha Oriental da Alemanha Ocidental. O contexto histórico que explica a construção do muro foi
a) o do Pacto de Varsóvia, que levou os países socialistas a erigirem uma verdadeira “cortina de ferro” para impedir uma possível invasão ocidental.
b) o do Plano Marshall, que provocou a recuperação econômica da Alemanha Ocidental, atraindo pessoas do lado comunista.
c) o da Segunda Guerra, que levou o exército alemão a construir uma barreira para impedir o avanço dos Aliados no desembarque da Normandia.
d) o do Tratado da OTAN, que motivou os países capitalistas a tentarem estancar a expansão do socialismo para a Europa Ocidental.


12 - (UERJ/2012) De acordo com dados e informações referentes ao ano de 1990, no sul da Polônia, um carvão de linhito com elevado teor de enxofre era a principal fonte de combustível. Em Leuna, na Alemanha Oriental, 60% da população sofria de doenças respiratórias, sendo que quatro em cada cinco crianças desenvolviam bronquite crônica ou doenças do coração na idade de sete anos. Em Telpice, uma cidade no noroeste da Tchecoslováquia, a contaminação atmosférica mantinha as crianças dentro de casa cerca de um terço do inverno. Na tentativa de preservar as crianças com boa saúde, as aulas eram realizadas em cidades mais limpas seis semanas por ano.
Adaptado de www.cato.org
Os países do extinto bloco socialista europeu sofreram os impactos ambientais legados pelas suas respectivas políticas de desenvolvimento econômico.
Esses impactos ambientais estavam associados, principalmente, à seguinte causa:
a) controle estatal acentuado, ocasionando a censura à ação política da sociedade civil.
b) indústria de base incipiente, promovendo o crescimento dos setores industriais mais poluentes.
c) mão de obra desqualificada, inviabilizando o desenvolvimento de equipamentos de redução das emissões tóxicas.
d) fiscalização governamental ineficaz, estimulando a busca de lucros exorbitantes pelas empresas instaladas nesse bloco.


13 - (UERJ/2012) O capitalismo do século XIX tropeçou de desastre em desastre nas bolsas de valores e nos investimentos empresariais irracionais. Após a Segunda Guerra Mundial, essa desordem foi de algum modo posta sob controle na maioria das economias avançadas: sindicatos fortes, garantias trabalhistas e empresas de grande escala combinaram-se e produziram uma era, de mais ou menos trinta anos, de relativa estabilidade.
Adaptado de SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2010.
A estabilidade mencionada no texto foi proporcionada pela condição socioeconômica e pelo modelo de organização do Estado identificados em:
a) implantação dos sistemas de crédito – moderno.
b) estruturação dos impérios coloniais – corporativista.
c) organização das redes produtivas globais – autocrático.
d) formação das sociedades de consumo de massa – de bem-estar social.


14 - (UFPR/2012) O fim do comunismo na Europa Oriental e na União Soviética, entre 1989 e 1991, foi um fato inesperado para a maioria da comunidade acadêmica e política, pois ele não apresentava sinais aparentes de deterioração. O historiador Mark Mazower declarou: “A liberdade foi a consequência; o desejo de liberdade não foi necessariamente a causa”. Segundo essa afirmação e os conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar:
a) O comunismo terminou com a queda do Muro de Berlim e a reunificação alemã, depois que os comunistas reconheceram a legitimidade do sindicato Solidariedade, cujo líder era Lech Walesa, levando a economia dos países a se modernizar.
b) Nesse processo, predominaram os interesses do capital privado ocidental, que desejava acabar com o comunismo para implantar o liberalismo no leste, com o desmonte do Estado de Bem-Estar sem uma base alternativa para sustentar as economias daqueles países.
c) O que fez o comunismo sucumbir foi a dissolução da União Soviética, após a assinatura dos tratados de desarmamento nuclear com os Estados Unidos, dando fim à Guerra Fria e, por consequência, à necessidade de manter a cortina de ferro.
d) O fator preponderante foi a desistência da União Soviética em manter seu império, pois se tornara uma política dispendiosa e que levava à instabilidade político-militar dos países satélites.
e) O fim do comunismo foi resultado de muitos fatores, nos quais as lutas populares só tiveram peso decisivo no final (com exceção da Polônia): crise da indústria pesada, aliada a desabastecimentos e aumento de preços, conduzidos por um partido único em lento declínio, após décadas de ditadura e de repressão à oposição.


15 - (UNIRG TO/2012) Os Estados Unidos e a União Soviética terminaram a Segunda Guerra Mundial como aliados. Sua atuação conjunta contra o eixo foi decisiva para livrar a Europa da presença nazista. Entretanto, rapidamente as relações entre ambos se deterioraram tanto, que após 1947 os especialistas começam a falar em Guerra Fria, ou seja, um confronto indireto entre as superpotências.
(adaptado: Vicentino, Cláudio. História Geral e do Brasil. Vol. 3, 2011.)
Considere as assertivas abaixo:
I. O motivo mais claro do rompimento é ideológico. Capitalismo e socialismo, incompatíveis em sua forma de entender diversas esferas da vida humana, do papel do Estado aos direitos prioritários dos cidadãos, levaram ao desacordo entre os Estados Unidos e a União Soviética no que se refere às finalidades da ordem política e aos métodos de atuação dentro dela.
II. Durante o governo de Harry Truman, foi criada a Central Intelligence Agency, a CIA, (1947). Bastante atuante nos anos de Guerra Fria, combatendo o comunismo e o que considerava uma ameaça aos interesses dos Estados Unidos, e atuando também fora das fronteiras estadunidenses.
III. com uma tentativa de diminuir a esfera de influência dos Estados Unidos, a União Soviética criou o Kominform, organismo encarregado de coordenar a ação dos partidos comunistas europeus. Era sua tarefa também, afastar da supremacia norte-americana os países que estavam sob sua influência, gerando o bloco da "cortina de ferro".
IV. Em agosto de 1961, foi construído o Muro de Berlim, que se tornou símbolo de vitória da ação conjunta entre Estados Unidos e União Soviética, na Segunda Guerra Mundial.
Marque a alternativa que apresenta a assertiva CORRETA:
a) I, II e III apenas
b) I, II e IV apenas
c) II, III e IV apenas
d) I, III e IV apenas


16 - (UFTM MG/2012) A origem do termo Terceiro Mundo vinculou-se à
a) tentativa de buscar ajuda para países da África, que sofreram sucessivas guerras civis, nas décadas de 1960 e 1970.
b) política norte-americana dos anos 1980, que defendia tratamento diverso para os países sem grandes recursos naturais.
c) descolonização decorrente do final da 2ª Guerra Mundial, que originou um terceiro grupo de países na assembleia da ONU.
d) decisão do Banco Mundial que, desde os anos 1950, passou a financiar o grupo de países mais pobres do mundo.
e) Guerra Fria e aplicava-se ao grupo de países não alinhados às duas potências então em disputa, EUA e URSS.


17 - (ESPCEX/2011) Durante a Guerra Fria, a política americana formulou a Teoria do Dominó. Nela comparavam-se os países de uma determinada região do globo terrestre a uma fileira de peças de dominó postos em pé em que, se uma peça cedesse ao Comunismo arrastaria com ela todas as outras.
Essa teoria referia-se
a) à China.
b) ao Vietnã do Sul.
c) a Israel.
d) à Indonésia.
e) ao Japão.


18 - (ESPCEX/2011) Nas décadas finais do Séc XX, a União Soviética passou por uma série de transformações que levaram ao fim do socialismo. Essas mudanças foram marcadas por:
a) acordos de eliminação de mísseis entre as superpotências, interrompidos com a entrada soviética no Afeganistão em 1988.
b) políticas que levaram a uma abertura política e econômica, conhecidas como glasnost e perestroika.
c) aprofundamento do processo de distensão e fortalecimento do Pacto de Varsóvia.
d) fim do monopólio do Partido Comunista, implantação do unipartidarismo e instauração de eleições diretas em 1989.
e) restabelecimento dos Kolkoses e Sovekoses nos campos, abertura do país a empresas estrangeiras e intensificação das alianças geopolíticas bipolares.


19 - (ESPM/2013) Em julho de 1944 ocorreu a Conferência de Bretton Woods, no Mount Washington Hotel, em New Hampshire, nos EUA. Nela participaram 730 delegados de 44 nações que deliberaram sobre:
a) a criação da Organização das Nações Unidas, a ONU;
b) a criação da Organização Mundial de Comércio, a OMC;
c) a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN;
d) a confirmação do padrão ouro como referência para o Sistema Monetário Internacional;
e) a criação do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento, o (BIRD), e o Fundo Monetário Internacional, o (FMI).


20 - (Fac. Direito de Sorocaba SP/2013) Entre os fatores que contribuíram para o fim da URSS em 1991, é correto indicar
a) a descoberta, nos anos 1980, dos crimes de Stalin, tirando legitimidade do governo.
b) a crítica contundente da ONU, por meio de declaração pública, ao governo soviético.
c) a burocratização do governo soviético, dando origem a uma elite privilegiada.
d) as campanhas militares antissocialistas empreendidas pelos EUA e pela Inglaterra.
e) o abandono do socialismo pela China, o que enfraqueceu o bloco socialista.


GABARITO

Postar um comentário

0 Comentários