Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A COLONIZAÇÃO INGLESA NA AMÉRICA



1. (Cesgranrio-RJ) Durante o século XVII, grupos puritanos ingleses perseguidos por suas ideias políticas (antiabsolutistas) e por suas crenças religiosas (protestantes calvinistas) abandonaram a Inglaterra, fixando-se na costa leste da América do Norte, onde fundaram as primeiras colônias. A colonização inglesa nessa região foi facilitada:
a) pela propagação das ideias iluministas, que preconizavam a proteção e o respeito aos direitos naturais dos governados.
b) pelo desejo de liberdade dos puritanos em relação à opressão metropolitana.
c) pelo abandono dessa região por parte da Espanha, que então atuava no eixo México-Peru
d) pela possibilidade de explorar grandes propriedades agrárias com produção destinada ao mercado europeu.
e) pelas consciências políticas dos colonos americanos, desde logo treinados nas lutas coloniais.

2. (FGV-SP) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte. Com relação às chamadas “colônias do sul” é correto afirmar que:
a) baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as novas colônias do Norte e com o Caribe.
b) baseava-se numa forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.
c) baseava-se numa economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.
d) consolidou-se como o primeiro grande polo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.
e) caracterizou-se pelo emprego de mão de obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.


3. (PUC-RJ) A fundação da Virgínia e da Nova Inglaterra, no início do século XVII, fez a Inglaterra adentrar a disputa colonial no Novo Mundo. Nos vastos domínios dos impérios ibéricos nas Américas, foram produzidas sociedades muito diversas e complexas – por exemplo, as do V.R. da Nova Espanha, as da região caribenha e as do V.R. do Peru. Entretanto, também nas colônias britânicas, desde a sua formação, fortes diferenças acabaram forjando sociedades bem diversas. Essa diversidade foi expressão de vários fatores, entre eles estão:
I – O fato de os propósitos das Companhias de Comércio de Londres e de Plymouth terem sido radicalmente distintos, tal como as populações que transportaram para a América.
II – O predomínio dos interesses mercantis e escravistas nas colônias da Virgínia, ao sul, contrastando com as motivações de ordem mais religiosa e política dos puritanos que orientaram a ocupação das colônias ao norte.
III – A dificuldade de a Igreja Anglicana fazer valer a sua autoridade e administração nas colônias do norte, berço da intolerância religiosa, loci de separatistas religiosos – dos congregacionistas, presbiterianos, batistas e anabatistas etc.
IV – A decisão prévia do Rei James I de oferecer colônias particulares a donatários ou proprietários – como William Penn e Lord Baltimore – na região das Colônias do Meio.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) I e II estão corretas.
b) III e IV estão corretas.
c) II e IV estão corretas.
d) II e III estão corretas.
e) I e IV estão corretas.


4. (G1 - CFTCE 2005) Sobre a colonização inglesa nas colônias da América do Norte, é correto afirmar que:
a) no conjunto das treze colônias, o modelo de colonização baseava-se na produção tropical voltado para a exportação.
b) as colônias do norte produziam artigos tropicais, utilizavam a mão de obra escrava e, por isso, são identificadas como colônias de exploração.
c) as colônias do sul, por apresentarem um clima semelhante ao europeu, produziam gêneros de subsistência em pequenas propriedades e utilizavam mão de obra livre.
d) as colônias de povoamento foram colonizadas por europeus que fugiam das perseguições religiosas em busca de uma nova pátria.
e) tanto as colônias do sul, quanto as do norte, tinham a mesma estrutura econômica, política e social.


5. (UEL 2001) Durante a colonização, subjugados os nativos, os europeus montaram estruturas de dominação e exploração nas Américas Hispânica, Portuguesa e Inglesa, que em muitos aspectos apresentavam diferenças entre si. Sobre o tema, é correto afirmar
a) Nas Colônias Inglesas do Norte estabeleceu-se uma economia fundada em três pilares: a monocultura, a grande propriedade rural e a mão de obra escrava.
b) A dominação inglesa, embora tenha elementos semelhantes aos da dominação portuguesa (a "plantation" de algodão no sul), possibilitou que famílias imigrassem em massa para a América em face dos problemas políticos e religiosos na metrópole.
c) A Inglaterra utilizou os princípios do liberalismo político e econômico para governar as Treze Colônias americanas.
d) A dominação espanhola implantou-se a partir de grandes unidades agrícolas de exportação.
e) A colonização portuguesa teve como base pequenas unidades de produção diversificadas.


6. (FUVEST 1993) "O puritanismo era uma teoria política quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita, (...) o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de se organizar em sociedade".
Esta passagem de A DEMOCRACIA NA AMÉRICA, de A. de Tocqueville, diz respeito a tentativa:
a) malograda dos puritanos franceses de fundarem no Brasil uma nova sociedade, a chamada França Antártida.
b) malograda dos puritanos franceses de fundarem uma nova sociedade no Canadá.
c) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos.
d) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra.
e) bem-sucedida dos puritanos ingleses, responsáveis pela criação de todas as colônias inglesas na América.


7. (FGV-SP 1995) "... estabeleceram-se ali pequenos proprietários que produziam, a princípio, para a sua subsistência e depois, pouco a pouco, para as plantações escravistas do sul do país e para a área das Antilhas. A produção não foi a típica da plantation, mas bastante diversificada - madeiras, cereais, manufaturados - e, o que é mais importante, os lucros tenderam a se concentrar na colônia..."
O texto identifica a colonização:
a) holandesa, na América Latina.
b) inglesa, na América do Norte.
c) espanhola, na América Central.
d) portuguesa, na América do Sul.
e) francesa, na América Anglo-Saxônica.


8. (UEMA 2009) As oportunidades de obter terras eram imensas; as propriedades eram pequenas ou médias e havia uma imensidão de terras para serem conquistadas e colonizadas. Não necessitavam produzir para a metrópole. Aliás, esta não estava interessada nos lucros da exploração [...]. Para a metrópole, as colônias do norte e do centro não passavam de uma imensidão de terras para dar ocupação às grandes massas humanas indesejáveis na Europa.
CÁCERES, Florival. História da América. 2ed. São Paulo: Moderna, 1992.
O texto faz referência à
a) ocupação promovida por Portugal na América Portuguesa, quando da implantação do sistema de Capitanias Hereditárias.
b) tentativa holandesa de instalação definitiva de uma colônia nas Américas, entre 1630 e 1654, na região de Pernambuco.
c) colonização da América desenvolvida pela Espanha, na qual se destacaram os chamados adelantados.
d) investida francesa na América Portuguesa, que, sem respeitar o Tratado de Tordesilhas, resultou na fundação da França Antártica.
e) colonização inglesa das chamadas Treze Colônias, localizadas na parte oriental da atual América do Norte.


9. (UNIMONTES 2014) Um ponto comum do processo de colonização das áreas portuguesa e espanhola, na América, assim como do sul das colônias inglesas americanas, foi:
a) A administração centralizada nas colônias.
b) O intenso processo de catequização jesuítica.
c) A utilização da mão de obra escrava.
d) O predomínio da pequena propriedade agrícola.


10. (UEL 2005) "É bem verdade que outros colonizadores europeus estavam também ocupando espaços, mas impressiona no caso da América inglesa, a velocidade assim como a variedade das formas de ocupação e de atividades econômicas. Impressiona também a convicção de um direito divino, assim como de uma missão especial desse povo na América. Essa crença na própria excepcionalidade resultava de uma tradição religiosa (puritana) que realçava a realização da virtude individual, assim como de uma tradição republicana que fundava as instituições políticas na ação e na vontade de homens livres."
(MOURA, Gerson. "Estados Unidos e América Latina". São Paulo: Contexto, 1991. p. 11.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a colonização das Américas anglo-saxônica, portuguesa e hispânica, é correto afirmar:
a) As colonizações das Américas estiveram fortemente marcadas por uma cultura urbana, sendo que, desde o início, a penetração rumo ao interior e a fundação de cidades, com suas instituições políticas, foram os aspectos que as aproximaram.
b) A colonização da América anglo-saxônica recebeu famílias camponesas pobres endividadas, burguesas ou nobres, vítimas de perseguições político-religiosas; no entanto, em ambos os casos, colonizar foi sinônimo de dominação econômica, política e religiosa.
c) As concepções políticas e religiosas semelhantes nas colonizações das Américas foram decisivas para estruturar modelos de desenvolvimento similares, de valorização das capacidades individuais.
d) Na América hispânica e portuguesa, a adoção da escravidão negra e do catolicismo subverteu o modo de colonizar ibérico e explica os eficientes processos de emancipação política nos diferentes países latino-americanos.
e) Ao contrário dos povos que colonizaram a América anglo-saxônica, aqueles que colonizaram as Américas hispânica e portuguesa foram incapazes de desenvolvê-las economicamente, em razão das disposições naturais adversas nelas encontradas, a exemplo do clima e das condições geográficas.


11. (CESGRANRIO 1991) Durante o séc. XVII, grupos puritanos ingleses perseguidos por suas ideias políticas (antiabsolutistas) e por suas crenças religiosas (protestantes, calvinistas) abandonaram a Inglaterra, fixando-se na costa leste da América do Norte, onde fundaram as primeiras colônias.
A colonização inglesa nessa região foi facilitada:
a) pela propagação das ideias iluministas, que preconizavam a proteção e respeito aos direitos naturais dos governados.
b) pelo desejo de liberdade dos puritanos em relação à opressão metropolitana.
c) pelo abandono dessa região por parte da Espanha, que então atuava no eixo México-Peru.
d) pela possibilidade de explorar grandes propriedades agrárias com produção destinada ao mercado europeu.
e) pela consciência política dos colonos americanos, desde logo, treinados nas lutas coloniais.


12. (UNIMONTES 2013) Sobre a colonização inglesa na parte setentrional dos Estados Unidos da América, é INCORRETO afirmar:
a) Predominou a pequena e média propriedade agrícola, em que o trabalhador era, não raramente, o próprio colono.
b) Predominou uma agricultura baseada na monocultura praticada em grandes propriedades, com uso de mão de obra escrava e cuja produção era destinada ao mercado externo.
c) Predominou uma colonização levada a termo por povoadores que, em sua maioria, eram pessoas perseguidas por motivações político-religiosas.
d) Predominou, nessa área, uma relativa autonomia econômica e política, principalmente em função de seu caráter de povoamento.


13. (UNIMONTES 2012) Sobre a colonização da América do Norte, é INCORRETO afirmar:
a) Na Inglaterra, a instituição dos Cercamentos determinou que numeroso contingente populacional fosse atraído para a América.
b) As perseguições religiosas estimularam e facilitaram o deslocamento do contingente emigratório para a América.
c) Os ingleses não foram os únicos a participar da colonização da América do Norte, sendo comum a presença de colonos holandeses, franceses, suecos, entre outros.
d) A ausência de escravidão africana na América deveu-se à instituição da servidão por contrato entre os colonos pobres.


14. (Espcex 2012) Durante a colonização inglesa na América, as colônias do norte tiveram uma flexibilização política ao monopólio, pois, durante algum tempo, permitiram o comércio entre as colônias e com as Antilhas francesas e espanholas, além de a metrópole não reprimir o contrabando. Tal fato sucedeu-se devido a estas colônias
a) terem como características o trabalho livre e a grande propriedade.
b) estarem localizadas em área de clima temperado, que não favorecia o cultivo da cana-de-açúcar, tabaco e algodão, por isto não produziam produtos tropicais que interessavam à Inglaterra.
c) terem sido formadas por pessoas da nobreza parasitária, que desejavam manter o “status quo”.
d) serem de origem holandesa, colônia fundada por Giovanni Caboto, italiano radicado em Amsterdã.
e) estarem numa posição geográfica próxima às Antilhas; além disso, a Inglaterra encontrava-se em guerra com a França e por isso sofriam com a escassez de mão de obra especializada.


15. (Fatec-SP) A colonização inglesa começou tardiamente, por causa dos problemas políticos internos, mas vários fatores impulsionaram a ocupação da América do Norte, entre os quais:
a) o controle total da colonização pelo Estado, que criou, para isso, as Companhias de Londres e Plymouth.
b) o desenvolvimento de grandes propriedades de produtos tropicais, tabaco e arroz, no Norte, e de pequenas propriedades dirigidas pelos encomenderos, no Sul.
c) a administração colonial a cargo dos vice-reis, que tinham na escravidão por contrato a principal fonte de trabalho.
d) certo grau de liberdade que gozavam as colônias dentro do monopólio mercantilista, liberdade essa que começou a sofrer restrições com os Atos de Navegação.
e) o estabelecimento de colônias no Caribe, além das Treze Colônias, e a ocupação de posições importantes no Oriente.


16. (Mackenzie-SP) São características das colônias de povoamento implantadas no continente americano a partir do século XVII:
a) trabalho compulsório, mercado interno, plantações de subsistência e pacto colonial.
b) pequena propriedade familiar, manufaturas, policultura, autonomia econômica e mão de obra livre.
c) grandes propriedades de terras, ação colonizadora decorrente de conflitos religiosos na metrópole, monocultura e trabalho escravo.
d) trabalho escravo, produção voltada para a exportação, economia limitada pelo exclusivo colonial e latifúndio monocultor.
e) pequenas plantações de subsistência, monocultura, ação colonizadora baseada nas propostas mercantilistas e mão de obra livre.


17. (Mackenzie-SP) Ao longo da história da humanidade, as perseguições aos opositores de regimes políticos despóticos têm sido a marca de várias sociedades. No século XXI, as guerras, a intolerância religiosa e étnica e, principalmente, as desigualdades econômicas que separam os países ricos dos pobres acabam forçando grandes contingentes de população a mudar de país e de vida.
Na Idade Moderna, no século XVII, uma região do planeta serviu de abrigo para uma população que era expulsa dos campos e perseguida por conflitos religiosos e políticos.
Essa região era a:
a) Austrália.
b) América do Norte.
c) África do Sul.
d) Europa Central.
e) Ásia.


18. (UNESP-SP) No decorrer dos séculos XVI e XVII, as lutas religiosas na Europa provocaram a separação entre os cristãos, tendo como consequências muitos conflitos políticos e sociais. Está associada a esse movimento religioso:
a) a colonização de parte do território do que são, atualmente, os Estados Unidos.
b) a independência das colônias americanas.
c) a instalação da Inquisição nas colônias espanholas.
d) a expulsão dos jesuítas das colônias portuguesas.
e) a ação dos missionários contra a escravidão indígena.


19. (Vunesp-2002) Na Idade Moderna, o processo de colonização europeia das regiões do continente americano não foi uniforme. Pode-se distingui-las em áreas de
a) colônia de povoamento, ocupada por contingentes de escravos africanos, e de colônia de exploração indígena.
b) colônia de exploração, baseada na escravidão e na grande propriedade agrícola, e de colônia de povoamento.
c) produção e de exportação de mercadorias manufaturadas e de importação de matérias-primas europeias.
d) domínios políticos, com a submissão da população local, e de domínios econômicos, sendo garantida a liberdade indígena.
e) exploração econômica de recursos naturais e de catequese das populações nativas por missionários cristãos.


20. (PITÁGORAS) Nas colônias inglesas da América do Norte, a procura de mão-de-obra sempre foi grande. As pessoas pobres da Inglaterra que iam para as colônias se sujeitavam aos mais injustos contratos de trabalho. Sobre essas formas de trabalho, podemos considerar VERDADEIRA a seguinte alternativa:
a) No Sul predominou a mão-de-obra livre.
b) No Norte predominou a mão-de-obra escrava.
c) No Norte predominou a servidão.
d) No Sul predominou a escravidão negra.



GABARITO








Postar um comentário

0 Comentários