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QUESTÕES SOBRE A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA III



1. (UNEMAT 2011) Na primeira metade do século XVI, Dom João III (1521-1557), ao decidir dar impulso ao processo de colonização no Brasil, optou por adotar o sistema de donatárias.
Sobre o tema, assinale alternativa correta.
a) A grande maioria das capitanias deu resultados positivos, excetuando as de Pernambuco e São Vicente que fracassaram, entre outros fatores, pela falta de recursos e ataques indígenas.
b) Ao ceder as capitanias, o rei automaticamente abdicava de sua soberania sobre as terras repassadas aos donatários.
c) O donatário possuía o monopólio sobre as drogas e especiarias.
d) Como forma de garantir o recolhimento das rendas da Coroa e fiscalizar os capitães e colonos, o rei nomeava funcionários para atuarem na capitania.
e) Uma das características das capitanias hereditárias era a ausência de normas que regulassem o sistema de donatárias.


2. (UFLA 2011) No processo de colonização da América, os reis da Espanha concediam, aos espanhóis estabelecidos na colônia, o direito de explorar o trabalho indígena, sendo que, em troca, os exploradores deveriam oferecer-lhes uma educação cristã. Tal prática ficou conhecida por:
a) “ayuntamento”
b) “caudilhismo”
c) “cabildo”
d) “encomienda”



3. (UEG 2005) Seja qual for o termo utilizado para descrever o encontro de indígenas e europeus no continente americano no findar do século XV, é consenso que seu resultado foi, ao mesmo tempo, lucrativo para os europeus e desastroso para as populações indígenas. Sobre as consequências de tal encontro, analise as seguintes proposições:
I. A colonização da América do Norte foi empreendida por famílias inglesas em fuga da Inglaterra por causa das perseguições religiosas. Ao implementá-la, os colonos dizimaram grande parte da população nativa, considerada um empecilho para os seus interesses.
II. A estrutura básica da economia colonial na América do Norte foi a pequena propriedade fundamentada no trabalho familiar, na policultura e em uma indústria rudimentar, principalmente na área têxtil.
III. A partir da descoberta da América, pode-se notar o interesse da Igreja em cristianizar os nativos, preservando as culturas locais, ao mesmo tempo em que se introduzia pacificamente a nova religião.
IV. Nas possessões portuguesas, houve pouco interesse na efetiva ocupação do território, devido à prioridade dada pelo reino lusitano ao comércio com as Índias e ao fato de não terem sido encontrados metais preciosos nos primeiros contatos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a)  As proposições I, II e III são verdadeiras.
b)  As proposições II, III e IV são verdadeiras.
c)  As proposições I, II e IV são verdadeiras.
d) As proposições I e III são verdadeiras.
e) Todas as proposições são verdadeiras.


4. (UFMG 1997) O sistema de trabalho conhecido como mita era caracterizado pelo:
a) Trabalho escravo de negros nas plantações de açúcar do Caribe.
b) Trabalho forçado de índios e mestiços nas plantações de café da Colômbia.
c) Trabalho forçado de índios nas minas de ouro e prata do Peru e Alto Peru.
d) Trabalho escravo de índios nas minas de salitre e cobre do Chile.
e) Trabalho assalariado de negros nas minas da América Espanhola.


5. (UNIRIO) A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas, Capitanias Hereditárias e Governo-Geral. Assinale a afirmativa que expressa corretamente uma característica desse período.
a) As capitanias, mesmo havendo um processo de exploração econômica em algumas delas, garantiram a presença portuguesa na América, apesar das dificuldades financeiras da Coroa.
b) As capitanias representavam a transposição para as áreas coloniais das estruturas feudais e aristocráticas europeias.
c) As capitanias, sendo empreendimentos privados, favoreceram a transferência de colonos europeus, assegurando a mão de obra necessária à lavoura.
d) O governo-geral permitiu a direção da Coroa na produção do açúcar, o que assegurou o rápido povoamento do território.
e) O governo-geral extinguiu as donatárias, interrompendo o fluxo de capitais privados para a economia do açúcar.



6. (UEL 2005) "É bem verdade que outros colonizadores europeus estavam também ocupando espaços, mas impressiona no caso da América inglesa, a velocidade assim como a variedade das formas de ocupação e de atividades econômicas. Impressiona também a convicção de um direito divino, assim como de uma missão especial desse povo na América. Essa crença na própria excepcionalidade resultava de uma tradição religiosa (puritana) que realçava a realização da virtude individual, assim como de uma tradição republicana que fundava as instituições políticas na ação e na vontade de homens livres."
(MOURA, Gerson. "Estados Unidos e América Latina". São Paulo: Contexto, 1991. p. 11.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a colonização das Américas anglo-saxônica, portuguesa e hispânica, é correto afirmar:
a) As colonizações das Américas estiveram fortemente marcadas por uma cultura urbana, sendo que, desde o início, a penetração rumo ao interior e a fundação de cidades, com suas instituições políticas, foram os aspectos que as aproximaram.
b) A colonização da América anglo-saxônica recebeu famílias camponesas pobres endividadas, burguesas ou nobres, vítimas de perseguições político-religiosas; no entanto, em ambos os casos, colonizar foi sinônimo de dominação econômica, política e religiosa.
c) As concepções políticas e religiosas semelhantes nas colonizações das Américas foram decisivas para estruturar modelos de desenvolvimento similares, de valorização das capacidades individuais.
d) Na América hispânica e portuguesa, a adoção da escravidão negra e do catolicismo subverteu o modo de colonizar ibérico e explica os eficientes processos de emancipação política nos diferentes países latino-americanos.
e) Ao contrário dos povos que colonizaram a América anglo-saxônica, aqueles que colonizaram as Américas hispânica e portuguesa foram incapazes de desenvolvê-las economicamente, em razão das disposições naturais adversas nelas encontradas, a exemplo do clima e das condições geográficas.


7. (UNIMONTES 2014) Em 1549, Portugal estabeleceu o Governo Geral na América Portuguesa, dando um passo importante na organização administrativa de uma de suas possessões coloniais.
Acerca do Governo Geral, escreva C (correto) ou I (incorreto) em cada um dos parênteses abaixo.
(__) O Governo Geral não desarticulou o sistema de Capitanias Hereditárias, mas promoveu um esforço na tentativa de centralização administrativa.
(__) Com o governador Tomé de Sousa, vieram os primeiros jesuítas catequizadores e se promoveu a instalação de um Bispado na capitania da Bahia.
(__) Coube a Duarte da Costa a construção da cidade de São Salvador, sede do governo colonial português até a instalação da Corte no Rio de Janeiro, em 1808.
(__) Com Mem de Sá, o governo colonial iniciou sua consolidação, em grande medida decorrente da expulsão dos franceses do litoral do Rio de Janeiro por esse governante.
A sequência CORRETA é:
a) C, C, I, C.
b) I, I, C, C.
c) C, C, I, I.
d) C, C, C, C.



8. (UFMG) Leia estes trechos em que se trata das relações de trabalho nas colônias espanholas da América:
I. As aldeias eram distribuídas entre os conquistadores, “que passavam a explorar-lhes o sobretrabalho sem, contudo, escravizar os índios. [...] podiam exigir tributos em gêneros [...] ou prestações de trabalho ...” Os colonizadores deveriam, em contrapartida, defender as aldeias e evangelizar os índios.
II. “Cada comunidade deveria fornecer, periodicamente, uma quantidade de trabalhadores para as atividades coloniais [principalmente nas minas]. [...] Pelo trabalho [...], os índios deveriam receber um salário, parte do qual obrigatoriamente em moeda (ou metal), a fim de que pudessem pagar o tributo régio.”
III. “Na hacienda praticou-se, largamente, o sistema de endividamento de trabalhadores, a fim de retê-los na propriedade. [...] o trabalhador recebia como salário um crédito na tienda de raya (onde retirava alimentos, roupas, etc.), além de um lote mínimo de subsistência.”
VAINFAS, Ronaldo. Economia e sociedade na América Espanhola. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 61-4.
Considerando-se as formas de exploração do trabalho indígena neles descritas, os trechos I, II e III referem-se, respectivamente, a
a) peonaje, ejidos e plantation.
b) ayllu, plantation e obrajes.
c) encomienda, mita e peonaje.
d) obrajes, ayllu e ejidos.



9. (CESGRANRIO 1991) Durante o séc. XVII, grupos puritanos ingleses perseguidos por suas ideias políticas (antiabsolutistas) e por suas crenças religiosas (protestantes, calvinistas) abandonaram a Inglaterra, fixando-se na costa leste da América do Norte, onde fundaram as primeiras colônias.
A colonização inglesa nessa região foi facilitada:
a) pela propagação das ideias iluministas, que preconizavam a proteção e respeito aos direitos naturais dos governados.
b) pelo desejo de liberdade dos puritanos em relação à opressão metropolitana.
c) pelo abandono dessa região por parte da Espanha, que então atuava no eixo México-Peru.
d) pela possibilidade de explorar grandes propriedades agrárias com produção destinada ao mercado europeu.
e) pela consciência política dos colonos americanos, desde logo, treinados nas lutas coloniais.


10. (UNIOESTE 2011) Sobre a colonização do Brasil, assinale alternativa INCORRETA.
a) Entre 1500 e 1535, a principal atividade econômica na colônia foi a extração do pau-brasil, madeira então abundante em nosso litoral e obtida mediante troca com os índios.
b) O Brasil foi dividido em quinze quinhões por uma série de linhas paralelas ao Equador que se estendiam do litoral ao Meridiano de Tordesilhas, sendo essas porções de terras entregues a um grupo diversificado de representantes da pequena nobreza, burocratas e comerciantes.
c) Com a morte do rei português D. Sebastião e do seu sucessor D. Henrique, Felipe II, rei da Espanha, assumiu o trono em 1580, originando a União Ibérica, que durou até 1640.
d) Com o fracasso das capitanias, Portugal resolveu substituí-las e criou o Governo Geral com o objetivo de centralizar o poder na colônia, fixando a sede na Província de Sant’Ana e a capital na cidade do Rio de Janeiro.
e) A atividade de mineração demandou vasta força de trabalho escrava desde a descoberta de minas de ouro, em fins do século XVII, em Minas Gerais, estimulando o aumento de população e o surgimento de incontáveis arraiais e vilas.



11. (UFSJ 2005) “Como há quinhentos anos, a pirâmide das vítimas está formada pelos pobres: no ápice, os pobres brancos; depois os animais de trabalho chamados há quinhentos anos de “negros” e, ao pé da pirâmide, os animais de trabalho chamados há quinhentos anos de “índios”.
(Heinz Dieterich Steffan, cientista social alemão)
A colonização das Américas espanhola e portuguesa implicou determinadas formas de exploração de trabalhadores nativos e apresados pelo tráfico humano. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que
a) na América portuguesa predominou a exploração das comunidades indígenas nativas nas missões jesuíticas e pelos fazendeiros catequistas, com a divisão dos lucros com os aldeados e a preservação da sua cultura original; na América espanhola predominou a escravidão de negros africanos em minas de ouro, prata e diamantes.
b) nas Américas espanhola e portuguesa a escravidão negra e a exploração das comunidades nativas, por meio da encomienda e da mita, não se revelaram eficazes para a obtenção de lucros para os colonizadores; já a partir do século XVI, os trabalhadores nativos e negros começaram a ser substituídos por imigrantes europeus assalariados.
c) nas Américas espanhola, portuguesa e inglesa, predominou a integração da exploração das comunidades nativas, da escravidão de negros africanos e de imigrantes sob servidão temporária; com o desenvolvimento da indústria têxtil (séc. XVII), as três Américas iniciaram um vigoroso processo de assalariamento de negros, índios e europeus.
d) na América espanhola predominou a exploração das comunidades indígenas nativas, com a encomienda, e o trabalho compulsório com pequena remuneração nas minas de metais preciosos, com a mita; na América portuguesa, e em ilhas do mar do Caribe, predominou a escravidão de negros africanos, na plantation tropical e na mineração.



12. (UNIMONTES 2013) Sobre a colonização inglesa na parte setentrional dos Estados Unidos da América, é INCORRETO afirmar:
a) Predominou a pequena e média propriedade agrícola, em que o trabalhador era, não raramente, o próprio colono.
b) Predominou uma agricultura baseada na monocultura praticada em grandes propriedades, com uso de mão de obra escrava e cuja produção era destinada ao mercado externo.
c) Predominou uma colonização levada a termo por povoadores que, em sua maioria, eram pessoas perseguidas por motivações político-religiosas.
d) Predominou, nessa área, uma relativa autonomia econômica e política, principalmente em função de seu caráter de povoamento.



13. (UFV 2011) Sobre Capitanias Hereditárias no Brasil Colônia, marque a afirmativa INCORRETA:
a) As Capitanias Hereditárias podiam ser transmitidas por herança e com isenção tributária.
b) As Cartas de Doações eram concedidas ao Donatário, firmando a posse da gleba.
c) O chamado Foral era um código de deveres tributários.
d) As Capitanias Hereditárias possibilitaram a efetiva posse da terra.


14. (UNIMONTES 2012) Sobre a colonização da América do Norte, é INCORRETO afirmar:
a) Na Inglaterra, a instituição dos Cercamentos determinou que numeroso contingente populacional fosse atraído para a América.
b) As perseguições religiosas estimularam e facilitaram o deslocamento do contingente emigratório para a América.
c) Os ingleses não foram os únicos a participar da colonização da América do Norte, sendo comum a presença de colonos holandeses, franceses, suecos, entre outros.
d) A ausência de escravidão africana na América deveu-se à instituição da servidão por contrato entre os colonos pobres.



15. (PUC-RS 2014) "A colonização do Peru ilustra seguramente a variedade de ritmos de aculturação num mesmo espaço cultural. Economicamente, o processo foi rápido: introduziu-se o cultivo de frutas e legumes europeus, a criação de aves e de gado (...). Por outro lado, todo o sistema de recrutamento de aldeãos, montado no império Inca, foi canalizado para suprir o trabalho nas empresas coloniais, notadamente a produção mineratória. Apesar de tudo, o milho e a batata permaneceram como os alimentos essenciais das comunidades, e em pouco tempo foram difundidos entre os europeus. Socialmente, o processo foi lento e ambivalente: à progressiva 'hispanização' dos Kuracas [chefes tribais] (...) contrapôs-se a preservação, pela massa aldeã, dos costumes e normas do parentesco e da própria língua quíchua ou aymara (...). Enfim, no terreno religioso, campo das mentalidades coletivas, a tendência foi no sentido da "inércia", ou seja, da manutenção, ainda que dissimulada e perseguida, dos cultos tradicionais -as wakas-, especialmente entre a população trabalhadora das aldeias".
(VAINFAS, Ronaldo. Economia e Sociedade na América Espanhola. Rio de Janeiro: Graal, 1984, p. 44)
A leitura do texto permite afirmar que o processo colonizatório espanhol, na região americana ali analisada, estabeleceu um espaço sócio-histórico no qual ocorreu
a) a aniquilação rápida dos traços culturais e dos laços sociais autóctones pelos colonizadores.
b) a prevalência unilateral do ritmo de exploração econômica mercantilista sobre os demais fatores socioculturais.
c) o surgimento diferenciado de relações socioculturais complexas de dominação e resistência.
d) a tolerância jurídica por parte da administração Iaica metropolitana das manifestações religiosas locais.
e) a irrelevância dos fatores linguísticos como elementos de defesa cultural dos povos colonizados.



16. (CEFET-RJ 2014) O processo de conquista da América pelos Estados europeus na Época Moderna foi possível com o uso da força militar, da exploração econômica e da imposição de valores culturais aos povos indígenas americanos. A partir desta constatação, deve ser assinalado que:
a) A colonização inglesa na América do Norte desenvolveu relações pacíficas com os povos indígenas locais, em razão de interesses comerciais e da necessidade de conseguir aliados para enfrentar os espanhóis.
b) A colonização portuguesa em partes da América do Sul exterminou os indígenas, vistos como inúteis para o trabalho, e eliminou sua herança cultural ao longo da montagem e desenvolvimento da colonização.
c) A colonização espanhola se utilizou, em áreas como o planalto mexicano e a região andina, de hierarquias sociais e formas de trabalho desenvolvidas pelas civilizações indígenas ali existentes, que foram aproveitadas em benefício da dominação metropolitana.
d) Ao contrário do que ocorreu na América do Norte, a colonização inglesa no Caribe e em partes na América do Sul recorreu largamente à escravização indígena, como forma de contornar o monopólio do tráfico de africanos exercido pelos espanhóis.



17. (Espcex 2012) Durante a colonização inglesa na América, as colônias do norte tiveram uma flexibilização política ao monopólio, pois, durante algum tempo, permitiram o comércio entre as colônias e com as Antilhas francesas e espanholas, além de a metrópole não reprimir o contrabando. Tal fato sucedeu-se devido a estas colônias
a) terem como características o trabalho livre e a grande propriedade.
b) estarem localizadas em área de clima temperado, que não favorecia o cultivo da cana-de-açúcar, tabaco e algodão, por isto não produziam produtos tropicais que interessavam à Inglaterra.
c) terem sido formadas por pessoas da nobreza parasitária, que desejavam manter o “status quo”.
d) serem de origem holandesa, colônia fundada por Giovanni Caboto, italiano radicado em Amsterdã.
e) estarem numa posição geográfica próxima às Antilhas; além disso, a Inglaterra encontrava-se em guerra com a França e por isso sofriam com a escassez de mão de obra especializada.



18. (PUC-RJ 2015) Analise as afirmativas acerca do processo de colonização na América Ibérica entre os séculos XVI e XVIII:
I. Tanto na América de colonização espanhola quanto na de colonização portuguesa houve o predomínio da plantation: a grande propriedade, monocultora, voltada para a exportação, e a existência do monopólio ou exclusivo comercial.
II. Em várias cidades da América tanto de colonização espanhola quanto portuguesa, foram fundadas, desde o século XVI, universidades, assim como existia a imprensa, responsável por uma intensa circulação de ideias.
III. Enquanto na América de colonização espanhola houve o predomínio da servidão indígena, mais especificamente nas formas da mita e da encomenda; na América de colonização portuguesa houve o predomínio do trabalho escravo de negros africanos.

IV. Até 1520 as Antilhas foram o núcleo da colonização espanhola, mas nas décadas subsequentes passaram a ser as zonas continentais do México até o Alto Peru; na América de colonização portuguesa inicialmente ocorreu a extração do pau-brasil e, posteriormente, a lavoura açucareira, principalmente no litoral nordestino.
Assinale:
a) Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
b) Se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
c) Se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
d) Se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
e) Se todas as afirmativas estiverem corretas.



19. (UNIOESTE 2013) “A conquista da América não foi um fato isolado do contexto econômico europeu nos séculos XV e XVI. Ao contrário, foi um processo integrante da ampla conjuntura expansionista europeia da época. Riquezas materiais, como ouro e prata, eis o que motivou os europeus a se aventurarem por regiões desconhecidas, como também as monarquias a investirem grandes recursos financeiros. […] Contudo, apenas a lógica material presente nas relações mantidas entre conquistadores e populações americanas é insuficiente para explicar, por exemplo, as atrocidades ocorridas no cotidiano daqueles homens. […] A violência, portanto, foi consequência de uma cultura conquistadora, cristã e espanhola, que, mesclada com o ideal religioso de cruzada e com o próprio fato colonial, deu impulso a uma luta pela glória de Deus e da Coroa.”
FERREIRA, Jorge Luiz. Conquista e Colonização da América Espanhola. São Paulo: Ática, 1992, p. 90 e 93.
Considerando o fragmento acima sobre o processo de conquista e colonização da América Espanhola, é INCORRETO afirmar que
a) entre as formas de trabalho utilizadas pelos espanhóis para extrair as riquezas estão a escravidão, a encomienda e o repartimiento.
b) a conquista e a colonização espanhola transformaram as estruturas sociais, econômicas e culturais das populações ameríndias.
c) para os astecas, chefiados por Montezuma, a derrota militar para os espanhóis estava relacionada também à dimensão religiosa e simbólica.
d) para os homens que partiam da Espanha em direção à América, entre os séculos XV e XVI, a conquista dos povos americanos significava a oportunidade de obter riquezas, ouro e prata, e prestígio social.
e) a conquista da América pelos espanhóis não está relacionada à expansão da fé cristã. Por exemplo, os objetivos de Hernán Cortez, ao conquistar os astecas, e Francisco Pizarro, conquistador dos incas, eram somente saquear ouro e prata destes povos e retornar à Espanha, onde obteriam títulos de nobreza.



20. (UFG 2009) No século XVIII, os colonos anglo-americanos enfrentaram os franco-americanos na chamada Guerra dos Sete Anos (1756- 1763). Na década seguinte, os colonos anglo-americanos rebeldes lutaram lado a lado com voluntários franceses na guerra de independência dos Estados Unidos da América (1775- 1781). Nesses dois contextos, as diferentes alianças dos colonos anglo-americanos tiveram como motivação comum
a) o controle e a ampliação do comércio colonial.
b) a realização dos ideais iluministas franceses.
c) a defesa dos interesses dos índios americanos.
d) o sentimento de revolta contra o pacto colonial.
e) o desejo de independência política e econômica.



GABARITO



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