Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA CULTURA


2.1 PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA CULTURA
Música, moda, tecnologia e valores - todos são produtos da cultura. No entanto, o que eles significam? Como os geógrafos humanos percebem e interpretam a cultura com base nesses itens materiais e não materiais? Vamos terminar nossa análise da cultura, revisando-as no contexto de três perspectivas teóricas: funcionalismo, teoria dos conflitos e interacionismo simbólico.
Os funcionalistas veem a sociedade como um sistema no qual todas as partes trabalham - ou funcionam - juntas para criar a sociedade como um todo. Dessa maneira, as sociedades precisam da cultura para existir. As normas culturais funcionam para apoiar a operação fluida da sociedade, e os valores culturais orientam as pessoas a fazer escolhas. Assim como os membros de uma sociedade trabalham juntos para atender às necessidades de uma sociedade, a cultura existe para atender às necessidades básicas de seus membros.
Os funcionalistas também estudam a cultura em termos de valores. A educação é um conceito essencial nos Estados Unidos porque é valorizado. A cultura da educação - incluindo a cultura material, como salas de aula, livros didáticos, bibliotecas, dormitórios - apoia a ênfase colocada no valor de educar os membros de uma sociedade.
Os teóricos dos conflitos veem a estrutura social como inerentemente desigual, com base em diferenciais de poder relacionados a questões como classe, gênero, raça e idade. Para um teórico do conflito, a cultura é vista como questões reforçadoras de “privilégio” para certos grupos com base em raça, sexo, classe e assim por diante. As mulheres lutam pela igualdade em uma sociedade dominada por homens. Os idosos lutam para proteger seus direitos, seus cuidados de saúde e sua independência de uma geração mais jovem de legisladores. Grupos de defesa como a ACLU trabalham para proteger os direitos de todas as raças e etnias nos Estados Unidos.
Existem desigualdades no sistema de valores de uma cultura. Portanto, as normas culturais de uma sociedade beneficiam algumas pessoas, mas prejudicam outras. Algumas normas, formais e informais, são praticadas às custas de outras. As mulheres não tiveram permissão para votar nos Estados Unidos até 1920. Os casais de gays e lésbicas tiveram o direito de se casar em alguns estados. O racismo e o fanatismo estão muito vivos hoje. Embora a diversidade cultural seja supostamente valorizada nos Estados Unidos, muitas pessoas ainda desaprovam os casamentos inter-raciais. O casamento entre pessoas do mesmo sexo é proibido na maioria dos estados, e a poligamia - comum em algumas culturas - é impensável para a maioria dos americanos.
No cerne da teoria do conflito está o efeito da produção econômica e do materialismo: dependência da tecnologia nos países ricos versus falta de tecnologia e educação nos países emergentes. Os teóricos dos conflitos acreditam que o sistema de produção material de uma sociedade afeta o resto da cultura. Pessoas que têm menos poder também têm menos capacidade de se adaptar às mudanças culturais. Essa visão contrasta com a perspectiva do funcionalismo. Na cultura americana do capitalismo, para ilustrar, continuamos a lutar pela promessa do sonho americano, que perpetua a crença de que os ricos merecem seus privilégios.
O interacionismo simbólico é uma perspectiva sociológica que mais se preocupa com as interações cara a cara entre os membros da sociedade. Os interacionistas veem a cultura como sendo criada e mantida pela maneira como as pessoas interagem e pela maneira como os indivíduos interpretam as ações uns dos outros. Os defensores dessa teoria conceitualizam as interações humanas como um processo contínuo de derivar significado de ambos os objetos no ambiente e das ações de outros. É aqui que o termo simbólico entra em cena. Todo objeto e ação tem um significado simbólico, e a linguagem serve como um meio para as pessoas representarem e comunicarem suas interpretações desses significados a outras pessoas. Aqueles que acreditam no interacionismo simbólico percebem a cultura como altamente dinâmica e fluida,
Começamos esta trilha perguntando o que é cultura. A cultura é composta por todas as práticas, crenças e comportamentos de uma sociedade. Como a cultura é aprendida, inclui como as pessoas pensam e se expressam. Embora possamos gostar de nos considerar indivíduos, devemos reconhecer o impacto da cultura; herdamos uma linguagem de pensamento que molda nossas percepções e comportamento padronizado, inclusive sobre questões de família e amigos, fé e política.
Até certo ponto, a cultura é um conforto social. Afinal, compartilhar uma cultura semelhante com os outros é precisamente o que define as sociedades. As nações não existiriam se as pessoas não coexistissem culturalmente. Não poderia haver sociedades se as pessoas não compartilhassem herança e linguagem, e a civilização deixaria de funcionar se as pessoas não concordassem com valores e sistemas similares de controle social. A cultura é preservada através da transmissão de uma geração para a seguinte, mas também evolui através de processos de inovação, descoberta e difusão cultural. Podemos ser restringidos pelos limites de nossa própria cultura, mas como seres humanos, podemos questionar valores e tomar decisões conscientes. Não existe melhor evidência dessa liberdade do que a quantidade de diversidade cultural em nossa sociedade e em todo o mundo.

Postar um comentário

0 Comentários