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A PAISAGEM CULTURAL


2.4 A PAISAGEM CULTURAL
Carl Sauer foi provavelmente o geógrafo cultural mais influente do século XX. O trabalho de Sauer é caracterizado pelo foco na paisagem material temperada com um interesse permanente pela ecologia humana e pelos impactos prejudiciais dos seres humanos no meio ambiente. Além disso, e de igual importância, Sauer trabalhou incansavelmente para rastrear as origens e difusões de práticas culturais como agricultura, domesticação de animais e uso de fogo.
Embora não haja dúvida de que as contribuições de Sauer à geografia cultural são de grande valia, alguns também o criticam por um viés antimoderno e anti-urbano. Mesmo assim, seus esforços para corrigir as falhas inerentes ao "determinismo ambiental" fortaleceram significativamente a disciplina da geografia, e a geografia cultural em particular.
Em 1925, Sauer publicou A Morfologia da Paisagem. Neste trabalho, ele procurou demonstrar que a natureza não cria cultura; em vez disso, a cultura que trabalha com e sobre a natureza cria modos de vida. Sauer considerou os impactos humanos na paisagem uma manifestação da cultura. Portanto, ele argumentou que, para entender uma cultura, um geógrafo deve aprender a ler a paisagem.
Sauer olhou para a "cultura" holisticamente. Simplificando, Sauer considerava a "cultura" um modo de vida. Sauer, no entanto, não desenvolveu uma explicação completa sobre o que é "cultura". Em vez disso, ele deixou para o antropólogo Franz Boas desmerecer o “determinismo ambiental” e o “darwinismo social” e exigir a análise das culturas em termos “próprios” (em oposição ao uso de um sistema hierárquico de classificação). Embora levemente enraizado no "relativismo cultural", ele não estava interessado em justificar necessariamente as práticas culturais. Pelo contrário, ele queria eliminar a aplicação de preconceitos pessoais ao estudar culturas (como em Mitchell, Don, Geografia Cultural: Uma Introdução Crítica).


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