Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

SEGREGAÇÃO


23. SEGREGAÇÃO
A segregação refere-se à separação física de dois grupos, principalmente na residência, mas também no local de trabalho e nas funções sociais. É essencial distinguir entre segregação de jure (segregação imposta por lei) e segregação de fato (segregação que ocorre sem leis, mas devido a outros fatores). Um exemplo gritante da segregação de jure é o movimento do apartheid da África do Sul, que existiu de 1948 a 1994. No apartheid, os sul-africanos negros foram despojados de seus direitos civis e se mudaram à força para áreas que os separavam fisicamente de seus compatriotas brancos. Somente após décadas de degradação, revoltas violentas e advocacia internacional o apartheid foi finalmente abolido.
A segregação de jure ocorreu nos Estados Unidos por muitos anos após a Guerra Civil. Durante esse período, muitos ex-estados confederados aprovaram leis de Jim Crow que exigiam instalações segregadas para negros e brancos. Essas leis foram codificadas no caso histórico da Suprema Corte de 1896, Plessy v. Ferguson, que afirmava que instalações “separadas mas iguais” eram constitucionais. Nas cinco décadas seguintes, os negros foram submetidos a discriminação legalizada, forçados a viver, trabalhar e frequentar a escola em instalações separadas - mas desiguais. Somente em 1954 e no caso Brown v. Board of Education, a Suprema Corte declarou que “instalações educacionais separadas são inerentemente desiguais”.
A segregação de fato, no entanto, não pode ser abolida por nenhum mandato judicial. A segregação ainda está viva nos Estados Unidos, com diferentes grupos étnicos ou raciais frequentemente segregados por bairros e paróquias. Os cientistas sociais usam índices de segregação para medir a segregação racial de diferentes raças em diferentes áreas. Os índices empregam uma escala de zero a 100, onde zero é o mais integrado e 100 é o menor. Na área metropolitana de Nova York, por exemplo, o índice de segregação preto e branco foi de setenta e nove para os anos de 2005 a 2009. Isso significa que 79% dos negros ou brancos teriam que se mudar para que cada bairro tivesse o mesmo equilíbrio racial que toda a região metropolitana (Population Studies Center 2010).

Postar um comentário

0 Comentários